book_icon

Estudo da NetApp indica que o uso da IA está avançando globalmente

O relatório analisa as experiências dos tomadores de decisão globais de tecnologia que implementam IA em escala e mostra um contraste entre líderes e retardatários de IA

Estudo da NetApp indica que o uso da IA está avançando globalmente

58A NetApp, empresa de infraestrutura de dados inteligentes, lançou seu segundo relatório anual Cloud Complexity Report (Relatório de Complexidade da Nuvem). O relatório analisa as experiências dos tomadores de decisão globais de tecnologia que implementam IA em escala e mostra um contraste gritante entre líderes e retardatários de IA. O relatório deste ano fornece insights globais sobre o progresso, prontidão, desafios e impulso em comparação ao relatório do ano passado, e o que se pode aprender com os líderes e retardatários de IA e o papel crítico de uma infraestrutura de dados unificada para alcançar o sucesso com essa tecnologia.

“A IA é tão boa quanto os dados que a alimentam”, disse Pravjit Tiwana, gerente-geral e vice-presidente sênior de Armazenamento em Nuvem da NetApp. “Tanto os líderes quanto os retardatários de IA nos mostram que, no ambiente de TI híbrido predominante, quanto mais unificados e confiáveis forem seus dados, maior a probabilidade de suas iniciativas de IA serem bem-sucedidas”, afirmou.

Aumentar os investimentos em segurança de dados é uma prioridade global, saltando 25% de 33% em 2023 para 58% em 2024.

Há uma divisão significativa entre líderes e retardatários de IA

O relatório encontrou uma divisão clara entre líderes de IA e retardatários de IA em várias áreas, incluindo:

Regiões: 60% dos países líderes em IA (Índia, Cingapura, Reino Unido, EUA) têm projetos de IA em funcionamento ou em fase piloto, em contraste com 36% em países com atraso em IA (Espanha, Austrália/Nova Zelândia, Alemanha, Japão).

Indústrias: o setor de Tecnologia lidera com 70% dos projetos de IA em execução ou em piloto, enquanto Serviços Financeiros e Manufatura seguem com 55% e 50%, respectivamente. No entanto, Saúde (38%) e Mídia e Entretenimento (25%) estão atrás.

Porte da empresa: empresas maiores (com mais de 250 funcionários) são mais propensas a ter projetos de IA em andamento, com 62% relatando projetos em andamento ou em piloto, contra 36% de empresas menores (com menos de 250 funcionários).

Tanto os líderes quanto os retardatários de IA mostram uma diferença em sua abordagem:

– Globalmente, 67% das empresas em países líderes em IA relatam ter ambientes de TI híbridos, com a Índia liderando (70%) e o Japão ficando atrás (24%).

– Os líderes de IA também são mais propensos a relatar benefícios da IA, incluindo um aumento de 50% nas taxas de produção, 46% na automação de atividades de rotina e uma melhoria de 45% na experiência do cliente.

“A ascensão da IA está inaugurando uma nova era de disrupção ou morte”, disse Gabie Boko, diretora de Marketing da NetApp. “Empresas prontas para dados que conectam e unificam amplos conjuntos de dados estruturados e não estruturados em uma infraestrutura de dados inteligente estão melhor posicionadas para vencer na era da IA”, afirmou.

Retardatários de IA devem inovar rapidamente para se manterem competitivos

Apesar da divisão, há um progresso notável entre os retardatários de IA na preparação de seus ambientes de TI para IA, mas a janela para recuperar o atraso está se fechando rapidamente.

Um número significativo de empresas em países com atraso em IA (42%) otimizou seus ambientes de TI para IA, incluindo Alemanha (67%) e Espanha (59%)

Empresas em alguns países com atraso em IA já relatam ver os benefícios de uma infraestrutura de dados unificada em vigor, como:

Compartilhamento de dados mais fácil: Espanha (45%), Austrália/Nova Zelândia (43%), Alemanha (44%)

Maior visibilidade: Espanha (54%) e Alemanha (46%)

Custos de TI e segurança de dados surgem como principais desafios, mas não impedirão o progresso da IA

O aumento dos custos de TI e a garantia da segurança dos dados são os dois maiores desafios na era da IA, mas não bloquearão o progresso da IA. Em vez disso, os líderes de IA reduzirão, cortarão outras operações de TI ou realocarão custos de outras partes do negócio para financiar iniciativas de IA.

– Os líderes de IA também aumentarão suas operações de Nuvem (CloudOps), segurança de dados e investimentos em IA ao longo de 2024, com 40% das grandes empresas dizendo que os projetos de IA já aumentaram os custos de TI

– Ano após ano, o “aumento do risco de cibersegurança” saltou 16% como principal preocupação, de 45% para 61%, enquanto todas as outras preocupações diminuíram

– Para gerenciar os custos de projetos de IA, 31% das empresas em todo o mundo estão realocando fundos de outras áreas de negócios, com Índia (48%), Reino Unido (40%) e EUA (35%) liderando essa tendência.

Segurança, IA e CloudOps impulsionam investimentos em Nuvem em 2024

À medida que as empresas globais, sejam líderes ou retardatárias de IA, aumentam os investimentos, elas estão confiando na nuvem para apoiar seus objetivos.

– As empresas relataram que esperam aumentar as implantações de nuvem orientadas por IA em 19% de 2024 a 2030.

– 85% dos líderes de IA planejam aprimorar sua automação CloudOps no próximo ano.

– Aumentar os investimentos em segurança de dados é uma prioridade global, saltando 25% de 33% em 2023 para 58% em 2024.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.