A Delfia, curadoria de jornadas digitais, anuncia os resultados que a Localiza&Co alcançou com os serviços Delfia e a plataforma de observabilidade Datadog. Plataforma de mobilidade, a Localiza&Co oferece soluções de aluguel de carros, gestão de frotas, carro por assinatura, venda de seminovos, revisão e manutenção de carros próprios, entre outras que revolucionam o transporte no Brasil. Até setembro de 2023 a empresa contava com 606 mil carros em sua frota, além de 616 agências em operação em 364 cidades brasileiras.
Uma das vitrines da forte cultura digital da empresa é o Localiza Fast, ferramenta que automatiza 100% da jornada do cliente que busca alugar um carro. Com ele, o cliente utiliza o aplicativo Localiza não apenas para fazer a reserva, mas também para digitalizar a carteira de habilitação, fazer a autenticação biométrica por selfie, abrir o contrato com assinatura digital e abrir o veículo usando o celular.
“Nosso desafio com o Fast – Retirada Digital era entregar, na nossa plataforma digital, o mesmo nível de excelência no atendimento ao cliente percebido nas nossas agências físicas, que são referência no mercado. Monitoramos 24×7 os elementos virtuais e físicos que estão por trás da solução. Isso inclui checar a rede do estacionamento; verificar se o tanque do carro está cheio; ter certeza de que a chave trancada no cofre colado ao veículo será aberta pelo celular do cliente; etc.”, explica Carlos Truffa, diretor de Infraestrutura e Cybersegurança da Localiza&Co.
“Do ponto de vista da TI, a observabilidade cruza Dados para entregar uma visão preditiva desta oferta. Nossa meta é saber o que o cliente vai encontrar antes de ele chegar perto do carro Localiza, no estacionamento de retirada do veículo. E, a partir daí, atuar de modo a encantar o cliente cada vez mais”, comenta Francis Santos, coordenador de Prática de Engenharia na Companhia.
A forte ênfase em observabilidade na Localiza&Co inclui a inovadora plataforma Fast – Retirada Digital e outras soluções da empresa. O fato de o Localiza Fast – Retirada Digital dispensar a intervenção humana eleva o nível de serviço esperado desta oferta. Nos últimos anos, a opção de autoatendimento tem conquistado um volume crescente de consumidores, a ponto de ter se tornado a escolha de 1 a cada 6 clientes que fecham contratos de locação com a Localiza&Co onde a tecnologia está disponível. “O Localiza Fast – Retirada Digital compõe-se com outras ofertas – como o aluguel tradicional de carros – para ir ao encontro das demandas dos nossos clientes. Eles buscam agilidade e estão cada vez mais conectados. Com a solução disponível na tela do celular, conseguem fazer a reserva e retirar o carro muito mais rápido do que pelo modelo tradicional. Essa inovação transforma a experiência dos clientes”, detalha Santos.
CTO da Localiza&Co vê a observabilidade como crítica para os negócios
Este DNA explica por que a empresa está avançando tanto na disciplina de observabilidade. “Hoje, 550 profissionais trabalham de forma intensa com a plataforma Datadog, contando com os serviços de curadoria da Delfia para seguir avançando nessa disciplina. Nosso CTO, Andre Petenussi, é um sponsor da observabilidade. A cada reunião de apresentação de resultados trimestrais, ele deixa claro que essa jornada é crítica para os negócios, não só para a TI”, comenta Truffa.
No caso da oferta Localiza Fast – Retirada Digital, por exemplo, o trabalho conjunto do time Localiza&Co e dos curadores Delfia permitiu que mais de 130 possíveis erros fossem mapeados pelo time de produto e habilitados em monitoramento, aumentando a proatividade em relação a possíveis correções necessárias e melhor entendimento da jornada do cliente. “A soma dos serviços de curadoria Delfia com a plataforma Datadog nos trouxe maior velocidade no diagnóstico do problema e no plano de ação para corrigir essa falha. Em novembro de 2023, 100% dos problemas foram identificados pela plataforma de observabilidade. Isso aconteceu muito antes de que recebêssemos qualquer alerta da parte do cliente”, resume Santos.
Para se chegar a resultados como estes, Santos e seu time passaram por diferentes fases de implementação da cultura de observabilidade dentro da Localiza&Co. O primeiro passo foi dado em outubro de 2021, quando a plataforma Datadog, entregue com serviços da Delfia, passou a monitorar as várias Nuvens da Localiza&Co. A boa experiência com o Datadog levou a empresa a, em 2022, realizar uma nova POC – Prova de Conceito – esta vez focada nas aplicações rodando nos ambientes on-premises e com objetivo de possibilitar monitoramento completo da stack tecnológica da empresa.
Troca de conhecimento entre curadores Delfia e time Localiza&Co
Mais do que ampliar o uso da ferramenta de observabilidade ofertada pela Delfia em todo o seu universo digital, no entanto, a Localiza&Co buscou, no final de 2023, realizar um salto qualitativo em relação à cultura de observabilidade da empresa. “Essa é a razão de termos contratado os serviços de curadoria Delfia por nove meses – a troca de conhecimento entre os nossos profissionais e os curadores Delfia acelera em até dois anos a maturidade da nossa cultura”.
Para Rodrigo Bocchi, CEO da Delfia, a Localiza&Co caminha para a expertise em observabilidade. “O domínio do time Localiza&Co sobre a disciplina de observabilidade tem avançado ano após ano. A decisão de contratar os serviços de curadoria da Delfia ao longo de 2024 – depois da solução Datadog ter sido implementada tanto nos ambientes de Nuvem como on-premises – confirma a cultura de excelência da Localiza&Co. Nossos curadores trabalharão lado a lado com os experts da empresa para consolidar ainda mais processos e controles que trarão, para a Localiza&Co, uma visão preditiva sobre os negócios e a TI”.
Para 2024, uma das metas dessa jornada conjunta Localiza&Co/Delfia é fortalecer o conhecimento da área de desenvolvimento de aplicações sobre as melhores práticas de observabilidade. “Esperamos treinar 400 desenvolvedores nesta disciplina. Na nossa visão, a plataforma de negócio em desenvolvimento tem de já nascer alinhada à observabilidade. O monitoramento tem de acompanhar todo o ciclo de vida da aplicação”, ensina Santos.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo