book_icon

Remessas globais de smartphones aumentaram 7,8% ano a ano, diz IDC

As remessas globais somaram 289,4 milhões de unidades no primeiro trimestre de 2024, um forte indicador de que uma recuperação está bem encaminhada

Remessas globais de smartphones aumentaram 7,8% ano a ano, diz IDC

De acordo com dados preliminares do estudo Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker da IDC, as remessas globais de smartphones aumentaram 7,8% ano a ano, para 289,4 milhões de unidades no primeiro trimestre de 2024 (1T24). Embora a indústria não esteja completamente fora de perigo, já que os desafios macroeconômicos permanecem em muitos mercados, isso marca o terceiro trimestre consecutivo de crescimento dos embarques, um forte indicador de que uma recuperação está bem encaminhada.

À medida que a recuperação progride, é provável que vejamos as principais empresas ganharem participação à medida que as marcas menores lutam por posicionamento

“Como esperado, a recuperação dos smartphones continua avançando com o otimismo do mercado crescendo lentamente entre as principais marcas”, disse Ryan Reith, vice-presidente do grupo Worldwide Mobility and Consumer Device Trackers da IDC. Enquanto a Apple conseguiu capturar o primeiro lugar no final de 2023, a Samsung se reafirmou com sucesso como a principal fornecedora de smartphones no primeiro trimestre.

“Embora a IDC espere que essas duas empresas mantenham seu domínio sobre o topo de linha do mercado, o ressurgimento da Huawei na China, bem como ganhos notáveis da Xiaomi, Transsion, OPPO/OnePlus e vivo provavelmente terão ambos os OEMs procurando áreas para expandir e diversificar. À medida que a recuperação progride, é provável que vejamos as principais empresas ganharem participação à medida que as marcas menores lutam por posicionamento”, comentou Reith.

“O mercado de smartphones está emergindo da turbulência dos últimos dois anos mais forte e mudado”, disse Nabila Popal, diretora de Pesquisa da Equipe Worldwide Tracker da IDC. “Em primeiro lugar, continuamos a ver um crescimento no valor e nos preços médios de venda (ASPs), à medida que os consumidores optam por dispositivos mais caros sabendo que vão manter seus dispositivos por mais tempo. Em segundo lugar, há uma mudança de poder entre as 5 principais empresas, que provavelmente continuará à medida que os participantes do mercado ajustam suas estratégias em um mundo pós-recuperação. A Xiaomi está voltando forte das grandes quedas experimentadas nos últimos dois anos e a Transsion está se tornando uma presença estável no Top 5 com crescimento agressivo nos mercados internacionais. Em contraste, embora os players do Top 2 tenham visto um crescimento negativo no primeiro trimestre, parece que a Samsung está em uma posição mais forte no geral do que nos últimos trimestres”, observou.

No ranking dos fabricantes no 1T24, a Samsung voltou ao topo com remessas de 60,1 milhões de unidades e market share de 20,8%. Na segunda posição ficou a Apple, com 50,1 milhões de smartphones e 17,3% de participação de mercado. Em seguida aparecem a Xiaomi com 40,8 milhões (14,1%), Transsion com 28,5 milhões (9,9%) e Oppo com 25,2 milhões de unidades (29,3%).

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.