book_icon

Autocom 2024 reúne empresas que oferecem soluções para o setor de automação

Confira algumas das empresas que estiveram com estandes na Autocom Autocom Innovation Summit 2024

Autocom 2024 reúne empresas que oferecem soluções para o setor de automação

O setor de automação comercial no Brasil movimenta anualmente cerca de R$ 159 bilhões. Segundo a AFRAC, realizadora da Autocom, o setor está crescendo. Em 2023, cresceu 15% em relação à 2022 e este ano, só no 1T24 houve um aumento de 7%. Uma estimativa da associação é de que foram gerados 137 mil postos de trabalho entre 2021 e 2024 (até o momento). É esperado um crescimento maior com a introdução da IA. Entre as funções mais procuradas, estão Programador (diversas linguagens), Suporte Técnico, Analista de Dados, Administração de Banco de Dados, Arquiteto de Solução, Cientista de Dados e Especialista em Infraestrutura de Nuvem.

Esta é a 24ª edição da Autocom, que recebeu 25% a mais de visitantes que no ano passado. A 1ª edição do Autocom Innovation Summit recebeu 600 pessoas por dia e falou sobre Inovação/ Tributos/ Meios de Pagamento.

O evento teve um acréscimo de 20% na área de exposição para acomodar as mais de 200 marcas expositoras.

 Grupo Irrah
O grupo levou assistente virtual com IA para fornecer a visitantes Dados e insights do evento. A tecnologia pode ser acessada pelos visitantes por meio do WhatsApp e um totem Interativo e ofereceu uma gama abrangente de funcionalidades, desde informações sobre datas, programação e palestrantes, até detalhes sobre acomodações e reservas de hotéis.

A ‘LivIA’, construída a partir da plataforma GPTMaker, permite que qualquer pessoa ou empresa crie seu próprio assistente virtual no WhatsApp dotado de Inteligência Artificial. Ela conversa de modo espontâneo e autônomo, trazendo informações e respondendo perguntas.

 

Ingenico apresentou pagamento via palma da mão
Chegou Palm Vein, tecnologia de pagamento biométrico. A solução lê as veias da palma da mão para realizar pagamentos e oferece uma alternativa segura, higiênica e extremamente rápida, eliminando a necessidade de cartões ou dispositivos móveis.

Para Marcella Klebis, diretora comercial da empresa, o time ficou entusiasmado em participar da feira este ano e apresentar todas as inovações da linha de terminais Android: “Nosso foco está em oferecer soluções que não apenas atendam, mas antecipem as necessidades dos nossos clientes, permitindo-lhes aproveitar ao máximo as oportunidades que a tecnologia de pagamento moderna pode oferecer”, comenta.

Positivo Tecnologia
Visitantes do evento que passaram pelo estande da marca conheceram os lançamentos do seu portfólio 100% Smart, que promete transformar o mercado de SmartPOS do Brasil. Entre as novidades, a Positivo apresentou dois modelos de maquininhas inteligentes de pagamento, a Positivo D400 e a Positivo D300. Os lançamentos ampliam a variedade do portfólio de soluções da marca e reforçam seu posicionamento de liderança no segmento. Além disso, se destacam pelos recursos inteligentes baseados em um sistema operacional Android e preço bastante acessível, unindo inovação, modernidade e custo-benefício.

“A Autocom é uma ótima oportunidade para compartilhar as novidades da marca e gerar negócios relativos às maquininhas inteligentes de pagamento”, comenta Fernando Otani, diretor de Negócios de Soluções de Pagamento da Positivo Tecnologia. “Vivemos um momento de grande evolução tecnológica e de expansão dentro do mercado brasileiro, e a feira é uma excelente oportunidade de ter contato direto com parceiros estratégicos. A nova linha de produtos que levamos à Autocom reflete justamente esse compromisso contínuo da Positivo com a excelência, a inovação e a acessibilidade”.

TecToy
A empresa marca presença novamente com experiências interativas para os visitantes e lançamentos de produtos.

A TecToy, fabricante reconhecida, participou pelo terceiro ano consecutivo da Feira Autocom 2024, que ocorreu no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte. O objetivo da empresa foi apresentar soluções inteligentes de automação comercial e meios de pagamento que possibilitam uma crescente em agilidade, eficiência, inovação e, acima de tudo, satisfação do cliente. Neste ano, a fabricante lançou novidades (P3 MIX, P3 e P3K), levou experiências interativas para seu estande principal, além de uma loja física, atrações diárias na Arena TecToy 360º e Hackathon especial com mais de R$ 100 mil em prêmios.

“A TecToy chegou ao evento com o intuito de mostrar como seus equipamentos entregam a melhor relação custo-benefício do mercado e com a melhor taxa de retorno dos investimentos, utilizando a plataforma Android. A proposta foi compartilhar com cada visitante, consumidor final ou comerciante, a qualidade dos produtos, sua eficiência, inovação e como eles solucionam questões, como filas, agilidade no atendimento e até auxiliam em uma maior satisfação do cliente”, explica o CEO da TecToy, Valdeni Rodrigues. “O comércio 4.0 já é uma realidade, e além da tecnologia, a entrega de maior relevância, com certeza, são experiências de excelência para os clientes dos estabelecimentos comerciais.”

 Abradisti
A Abradisti – Associação Brasileira da Distribuição de Tecnologia da Informação esteve presente na Autocom pelo terceiro ano consecutivo em um lounge localizado logo na entrada da feira (Rua 1, B/C).

O espaço contou com a participação de três de suas associadas: Agis, FSRental e Mazer, e tem como tema institucional a divulgação do questionário do Censo das Revendas, promovido anualmente pela entidade e realizado pela IT Data.

Segundo Mariano Gordinho, presidente- executivo da associação, estar na Autocom é uma das principais ações de presença institucional do ano, com o objetivo de divulgar a entidade e um de seus estudos do setor. “Nosso objetivo foi estimular que o público da feira, que é formado por Revendas, Integradores e Representantes Comerciais, conheça e participe do Censo, ampliando a participação de Dados da área de automação comercial e contribuindo para realizarmos um estudo ainda mais relevante para o público da Autocom”, afirma.

“Quando atingimos mais respondentes qualificados, todo o mercado ganha com um estudo amplo e abrangente dentro do nosso setor. Além de compartilharmos os resultados do Censo das Revendas com os nossos associados, existe uma versão do Relatório de Resultados que é um dos benefícios entregues aos respondentes”, explica Mariano.

Epson
A empresa apresentou impressoras de recibos e soluções para varejistas -Impressora ColorWorks C4000, entre elas.

Em parceria com algumas fornecedoras de softwares empresariais, a Epson demonstrou soluções para automação de estabelecimentos comerciais e varejistas, como cafés, lojas de conveniência, restaurantes, gôndolas, caixas de pagamento de supermercados e totens de autoatendimento. São equipamentos voltados para o gerenciamento de fornecedores e colaboradores, integrados à aplicativos para dispositivos móveis, otimizando o tempo e facilitando o acesso dos pequenos negócios.

Segundo Glauco Ferreira, diretor Regional – Linha Corporativa da Epson do Brasil, “o desenvolvimento de novos produtos e soluções para os varejistas têm permitido que pequenos e grandes negócios evoluam e possam oferecer serviços ainda melhores para o mercado. As soluções de automação vistas na Autocom podem aumentar a produtividade diária e eliminar filas, travamentos de sistemas e outros possíveis contratempos do dia a dia”.

Os equipamentos e soluções que foram destaque no estande da Epson durante a feira são as impressoras de recibos TM-T88VII e TM-P80II, perfeitas para quem busca um trabalho ágil e fácil. A TM-T88VII é o equipamento mais rápido do segmento, com velocidades de até 500mm/seg, e oferece o melhor desempenho para ambientes com alto volume de trabalho, como hospitais, supermercados e bancos.

Também marcou presença o combo TM-T20X + SAT 2.0, e desenvolvido para pontos de venda, e a impressora para rótulos e etiquetas ColorWorks C4000, impressora comercial para etiquetas coloridas.

Robios Go
Durante a Autocom, que aconteceu entre  9 e 11 de abril, a Human Robotics apresentou o Robios Go, com rosto expressivo e olhos brilhantes projetados em uma tela, criado para interagir com humanos de forma autônoma e humanizada, realizando atendimentos e auxiliando na jornada de compra dentro de lojas e supermercados.

“Ele foi projetado para se movimentar e interagir com as pessoas de forma independente, oferecendo uma experiência autêntica e cativante. Seja para recepcionar clientes, fornecer informações sobre o ambiente ou simplesmente entreter”, explica Olivier Smadja, CEO da Human Robotics.

Cielo
A empresa levou soluções de integração e gestão para negócios, com estande interativo, marca trouxe simulações de estabelecimentos comerciais para demonstrar suas soluções de pagamento. Também, no Auditório Cielo houve palestras sobre tendências e cases do varejo, além de debate sobre a integração entre design e desenvolvedores.

Todas as soluções ficaram disponíveis no estande interativo da marca,  com uma bomba de abastecimento de combustível e uma bomboniere para demonstrar, de forma prática, toda a robustez tecnológica e de segurança, além de simplificação e personalização para todo tipo de negócio. Ao interagir com as ativações, os visitantes conheceram detalhes das soluções da Cielo, além de receber brindes exclusivos.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.