O setor de automação comercial no Brasil movimenta anualmente cerca de R$ 159 bilhões. Segundo a AFRAC, realizadora da Autocom, o setor está crescendo. Em 2023, cresceu 15% em relação à 2022 e este ano, só no 1T24 houve um aumento de 7%. Uma estimativa da associação é de que foram gerados 137 mil postos de trabalho entre 2021 e 2024 (até o momento). É esperado um crescimento maior com a introdução da IA. Entre as funções mais procuradas, estão Programador (diversas linguagens), Suporte Técnico, Analista de Dados, Administração de Banco de Dados, Arquiteto de Solução, Cientista de Dados e Especialista em Infraestrutura de Nuvem.
Esta é a 24ª edição da Autocom, que recebeu 25% a mais de visitantes que no ano passado. A 1ª edição do Autocom Innovation Summit recebeu 600 pessoas por dia e falou sobre Inovação/ Tributos/ Meios de Pagamento.
O evento teve um acréscimo de 20% na área de exposição para acomodar as mais de 200 marcas expositoras.
Grupo Irrah
O grupo levou assistente virtual com IA para fornecer a visitantes Dados e insights do evento. A tecnologia pode ser acessada pelos visitantes por meio do WhatsApp e um totem Interativo e ofereceu uma gama abrangente de funcionalidades, desde informações sobre datas, programação e palestrantes, até detalhes sobre acomodações e reservas de hotéis.
A ‘LivIA’, construída a partir da plataforma GPTMaker, permite que qualquer pessoa ou empresa crie seu próprio assistente virtual no WhatsApp dotado de Inteligência Artificial. Ela conversa de modo espontâneo e autônomo, trazendo informações e respondendo perguntas.
Ingenico apresentou pagamento via palma da mão
Chegou Palm Vein, tecnologia de pagamento biométrico. A solução lê as veias da palma da mão para realizar pagamentos e oferece uma alternativa segura, higiênica e extremamente rápida, eliminando a necessidade de cartões ou dispositivos móveis.
Para Marcella Klebis, diretora comercial da empresa, o time ficou entusiasmado em participar da feira este ano e apresentar todas as inovações da linha de terminais Android: “Nosso foco está em oferecer soluções que não apenas atendam, mas antecipem as necessidades dos nossos clientes, permitindo-lhes aproveitar ao máximo as oportunidades que a tecnologia de pagamento moderna pode oferecer”, comenta.
Positivo Tecnologia
Visitantes do evento que passaram pelo estande da marca conheceram os lançamentos do seu portfólio 100% Smart, que promete transformar o mercado de SmartPOS do Brasil. Entre as novidades, a Positivo apresentou dois modelos de maquininhas inteligentes de pagamento, a Positivo D400 e a Positivo D300. Os lançamentos ampliam a variedade do portfólio de soluções da marca e reforçam seu posicionamento de liderança no segmento. Além disso, se destacam pelos recursos inteligentes baseados em um sistema operacional Android e preço bastante acessível, unindo inovação, modernidade e custo-benefício.
“A Autocom é uma ótima oportunidade para compartilhar as novidades da marca e gerar negócios relativos às maquininhas inteligentes de pagamento”, comenta Fernando Otani, diretor de Negócios de Soluções de Pagamento da Positivo Tecnologia. “Vivemos um momento de grande evolução tecnológica e de expansão dentro do mercado brasileiro, e a feira é uma excelente oportunidade de ter contato direto com parceiros estratégicos. A nova linha de produtos que levamos à Autocom reflete justamente esse compromisso contínuo da Positivo com a excelência, a inovação e a acessibilidade”.
TecToy
A empresa marca presença novamente com experiências interativas para os visitantes e lançamentos de produtos.
A TecToy, fabricante reconhecida, participou pelo terceiro ano consecutivo da Feira Autocom 2024, que ocorreu no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte. O objetivo da empresa foi apresentar soluções inteligentes de automação comercial e meios de pagamento que possibilitam uma crescente em agilidade, eficiência, inovação e, acima de tudo, satisfação do cliente. Neste ano, a fabricante lançou novidades (P3 MIX, P3 e P3K), levou experiências interativas para seu estande principal, além de uma loja física, atrações diárias na Arena TecToy 360º e Hackathon especial com mais de R$ 100 mil em prêmios.
“A TecToy chegou ao evento com o intuito de mostrar como seus equipamentos entregam a melhor relação custo-benefício do mercado e com a melhor taxa de retorno dos investimentos, utilizando a plataforma Android. A proposta foi compartilhar com cada visitante, consumidor final ou comerciante, a qualidade dos produtos, sua eficiência, inovação e como eles solucionam questões, como filas, agilidade no atendimento e até auxiliam em uma maior satisfação do cliente”, explica o CEO da TecToy, Valdeni Rodrigues. “O comércio 4.0 já é uma realidade, e além da tecnologia, a entrega de maior relevância, com certeza, são experiências de excelência para os clientes dos estabelecimentos comerciais.”
Abradisti
A Abradisti – Associação Brasileira da Distribuição de Tecnologia da Informação esteve presente na Autocom pelo terceiro ano consecutivo em um lounge localizado logo na entrada da feira (Rua 1, B/C).
O espaço contou com a participação de três de suas associadas: Agis, FSRental e Mazer, e tem como tema institucional a divulgação do questionário do Censo das Revendas, promovido anualmente pela entidade e realizado pela IT Data.
Segundo Mariano Gordinho, presidente- executivo da associação, estar na Autocom é uma das principais ações de presença institucional do ano, com o objetivo de divulgar a entidade e um de seus estudos do setor. “Nosso objetivo foi estimular que o público da feira, que é formado por Revendas, Integradores e Representantes Comerciais, conheça e participe do Censo, ampliando a participação de Dados da área de automação comercial e contribuindo para realizarmos um estudo ainda mais relevante para o público da Autocom”, afirma.
“Quando atingimos mais respondentes qualificados, todo o mercado ganha com um estudo amplo e abrangente dentro do nosso setor. Além de compartilharmos os resultados do Censo das Revendas com os nossos associados, existe uma versão do Relatório de Resultados que é um dos benefícios entregues aos respondentes”, explica Mariano.
Epson
A empresa apresentou impressoras de recibos e soluções para varejistas -Impressora ColorWorks C4000, entre elas.
Em parceria com algumas fornecedoras de softwares empresariais, a Epson demonstrou soluções para automação de estabelecimentos comerciais e varejistas, como cafés, lojas de conveniência, restaurantes, gôndolas, caixas de pagamento de supermercados e totens de autoatendimento. São equipamentos voltados para o gerenciamento de fornecedores e colaboradores, integrados à aplicativos para dispositivos móveis, otimizando o tempo e facilitando o acesso dos pequenos negócios.
Segundo Glauco Ferreira, diretor Regional – Linha Corporativa da Epson do Brasil, “o desenvolvimento de novos produtos e soluções para os varejistas têm permitido que pequenos e grandes negócios evoluam e possam oferecer serviços ainda melhores para o mercado. As soluções de automação vistas na Autocom podem aumentar a produtividade diária e eliminar filas, travamentos de sistemas e outros possíveis contratempos do dia a dia”.
Os equipamentos e soluções que foram destaque no estande da Epson durante a feira são as impressoras de recibos TM-T88VII e TM-P80II, perfeitas para quem busca um trabalho ágil e fácil. A TM-T88VII é o equipamento mais rápido do segmento, com velocidades de até 500mm/seg, e oferece o melhor desempenho para ambientes com alto volume de trabalho, como hospitais, supermercados e bancos.
Também marcou presença o combo TM-T20X + SAT 2.0, e desenvolvido para pontos de venda, e a impressora para rótulos e etiquetas ColorWorks C4000, impressora comercial para etiquetas coloridas.
Robios Go
Durante a Autocom, que aconteceu entre 9 e 11 de abril, a Human Robotics apresentou o Robios Go, com rosto expressivo e olhos brilhantes projetados em uma tela, criado para interagir com humanos de forma autônoma e humanizada, realizando atendimentos e auxiliando na jornada de compra dentro de lojas e supermercados.
“Ele foi projetado para se movimentar e interagir com as pessoas de forma independente, oferecendo uma experiência autêntica e cativante. Seja para recepcionar clientes, fornecer informações sobre o ambiente ou simplesmente entreter”, explica Olivier Smadja, CEO da Human Robotics.
Cielo
A empresa levou soluções de integração e gestão para negócios, com estande interativo, marca trouxe simulações de estabelecimentos comerciais para demonstrar suas soluções de pagamento. Também, no Auditório Cielo houve palestras sobre tendências e cases do varejo, além de debate sobre a integração entre design e desenvolvedores.
Todas as soluções ficaram disponíveis no estande interativo da marca, com uma bomba de abastecimento de combustível e uma bomboniere para demonstrar, de forma prática, toda a robustez tecnológica e de segurança, além de simplificação e personalização para todo tipo de negócio. Ao interagir com as ativações, os visitantes conheceram detalhes das soluções da Cielo, além de receber brindes exclusivos.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo