A Oracle apresentou o Desenvolvimento Generativo (GenDev) para empresas, uma infraestrutura inovadora de desenvolvimento de aplicativos centrada em IA. Ele fornece tecnologias de desenvolvimento que permitem aos desenvolvedores gerar rapidamente aplicativos sofisticados e facilita o uso de interfaces de linguagem natural com Inteligência Artificial e dados centrados no ser humano. O GenDev combina tecnologias no Oracle Database 23ai, incluindo JSON Relational Duality Views, AI Vector Search e APEX, para facilitar o desenvolvimento usando IA generativa. Com a geração de aplicativos modulares, o uso de linguagens declarativas e a automação da escalabilidade, confiabilidade, consistência e segurança necessárias para aplicativos corporativos, essa infraestrutura de desenvolvimento inovadora acelera os benefícios da IA enquanto ajuda a mitigar seus riscos.
No GenDev, a complexidade dos dados é tratada na camada de dados e as regras de dados do aplicativo, incluindo intenção, confidencialidade, validação e integridade, são impostas pelo mecanismo de dados. Para tornar isso possível, o mecanismo de dados convergente da Oracle, Database 23ai, oferece suporte a todos os tipos de dados e cargas de trabalho sem sacrificar a consistência, o desempenho e a disponibilidade transparentes dos dados que as empresas exigem.
“Assim como estradas pavimentadas tiveram de ser construídas para que pudéssemos obter todos os benefícios dos carros, temos de mudar a infraestrutura de desenvolvimento de aplicativos para obter todos os benefícios da geração de aplicativos de IA. O GenDev permite que os desenvolvedores aproveitem a IA para gerar rapidamente aplicativos corporativos modulares e evolutivos que sejam compreensíveis e seguros. Os usuários podem interagir com dados e aplicativos usando linguagem natural e encontrar dados com base em seu conteúdo semântico”, disse Juan Loaiza, vice-presidente executivo de Tecnologias de Banco de Dados de Missão Crítica da Oracle. “O Oracle Database 23ai fornece a infraestrutura centrada em IA necessária para acelerar drasticamente o desenvolvimento generativo de aplicativos corporativos”, completou.
Os desenvolvedores agora também se beneficiam dos recursos do Oracle Database 23ai com o Oracle Autonomous Database no 23ai, disponível no Oracle Cloud Infrastructure (OCI) e no Oracle Database@Azure. O Autonomous Database simplifica e acelera ainda mais o GenDev com estes novos recursos principais:
Oracle Autonomous Database Select AI com RAG e outros aprimoramentos: permite que os clientes reduzam o risco de alucinações, aproveitando a geração aumentada por recuperação (RAG) e a pesquisa vetorial de IA para fornecer respostas mais precisas a perguntas de linguagem natural ao usar grandes modelos de linguagem (LLMs) com dados corporativos. O Autonomous Database também elimina a necessidade de experiência na criação de pipelines de IA para gerar e preencher incorporações de vetores.
Suporte mais amplo para LLMs: ajuda as organizações a obter mais valor da IA generativa com integração do Autonomous Database a LLMs adicionais: Google Gemini, Anthropic Claude e Hugging Face. O Autonomous Database se integra a 35 LLMs diferentes em sete provedores para oferecer aos clientes uma ampla escolha na criação de aplicativos GenDev.
Suporte a GPU Nvidia do Autonomous Database: permite que os clientes acessem GPUs Nvidia para acelerar o desempenho de determinadas operações de dados de IA sem ter que se preocupar com o provisionamento ou gerenciamento de servidores GPU. Inicialmente, os clientes podem aproveitar os Oracle Machine Learning Notebooks que usam pacotes Python habilitados para GPU para cargas de trabalho com uso intensivo de recursos, como gerar incorporações vetoriais usando modelos de transformador e criar modelos de aprendizado profundo.
Aprimoramentos de IA do Data Studio: permite que os clientes preparem e carreguem dados usando linguagem natural, bem como usem uma ferramenta visual de “arrastar e soltar” para criar pipelines de IA com incorporações de vetores de texto e imagem.
Aprimoramentos do Graph Studio: permite que os usuários criem modelos de Gráfico de Propriedades Operacionais sem código, novo no Oracle Database 23ai, usando a ferramenta de autoatendimento integrada.
Autonomous Database for Developers: permite que os usuários acessem o conjunto avançado de recursos e ferramentas fornecidos pelo Autonomous Database a uma taxa horária fixa. Isso fornece um ponto de entrada mais baixo e previsível (US$ 0,039/hora = US$ 28,54/mês) para casos de uso de desenvolvimento com um caminho de atualização simples para implantação de produção.
Imagem de Contêiner do Autonomous Database for Developers: oferece aos clientes a mesma forma fixa, taxa horária fixa e recursos do Autonomous Database for Developers na Nuvem, mas em uma imagem conveniente para download. Os desenvolvedores continuam a ter um banco de dados totalmente gerenciado com um conjunto completo de ferramentas integradas, mas podem executá-lo diretamente em seus laptops e usá-lo convenientemente em seus pipelines de CI/CD.
Autonomous Database Select AI — Criação de Dados Sintéticos: permite que os clientes simplifiquem e acelerem a criação de instâncias de desenvolvimento e teste do Autonomous Database, permitindo que eles clonem um banco de dados de produção e substituam os dados por dados de teste realistas gerados por meio de IA.
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo