book_icon

Remessas de PCs cresceram 3,2% no primeiro trimestre, aponta Canalys

Esse crescimento aponta para uma recuperação contínua na demanda por PCs em todos os segmentos, com as compras programadas devendo acelerar ao longo do ano

Remessas de PCs cresceram 3,2% no primeiro trimestre, aponta Canalys

O mercado mundial de PCs teve um início saudável em 2024, com as remessas totais de desktops e notebooks crescendo 3,2% ao ano, para 57,2 milhões de unidades no 1º trimestre de 2024 (1T24), de acordo com levantamento da Canalys. As remessas de notebooks (incluindo estações de trabalho móveis) subiram 4,2%, para 45,1 milhões de unidades, enquanto as remessas de desktops (incluindo estações de trabalho desktop) ficaram relativamente estáveis, caindo apenas 0,4%, para 12,1 milhões de unidades. Embora modesto, esse crescimento destaca a recuperação contínua na demanda por PCs em todos os segmentos, com as compras programadas devendo acelerar ao longo do ano, apoiadas pelas iniciativas de atualização do Windows 11 e a chegada de PCs compatíveis com IA.

A Canalys prevê que quase 50 milhões de PCs enviados em 2024 serão compatíveis com IA, integrando um acelerador de IA dedicado, como uma NPU

“O crescimento no primeiro trimestre de 2024 é um bom presságio para um forte mercado de PCs ao longo do ano”, afirmou Ishan Dutt, analista principal da Canalys. “Os fornecedores e o Canal têm trabalhado em alguns estágios finais de correções de estoque, e as condições macroeconômicas em certos mercados continuam limitando a demanda. Mas a força da oportunidade de atualização, especialmente das empresas, está começando a vir à tona. O mercado deve ganhar força nos próximos trimestres, à medida que os clientes priorizam atualizações em preparação para uma transição em grande escala para o Windows 11. A base atual instalada de PCs é maior e mais antiga do que nunca, apresentando uma enorme oportunidade para OEMs e seus parceiros. A introdução mais ampla de PCs compatíveis com IA no segundo semestre do ano também dará ao mercado um impulso, oferecendo a inovação muito necessária e uma proposta de valor atraente para os usuários que adiaram a compra de novos PCs durante a crise pós-pandemia”, completou.

A Canalys prevê que quase 50 milhões de PCs enviados em 2024 serão compatíveis com IA, integrando um acelerador de IA dedicado, como uma NPU.

A Lenovo liderou o mercado de PCs no 1º trimestre de 2024 com uma participação de mercado de 24%, entregando um forte crescimento de 8% e enviando 13,7 milhões de notebooks e desktops. A segunda colocada HP registrou um desempenho estável, com 12 milhões de unidades. A Dell garantiu o terceiro lugar, mas sofreu uma pequena queda de remessa de 2% ano a ano. A Apple ficou em quarto lugar no ranking de fornecedores com crescimento de 2,5%, impulsionada pelo lançamento de novos produtos MacBook Air no final do trimestre. A Acer completou os cinco principais fornecedores com 3,7 milhões de PCs enviados.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.