book_icon

PCs com IA devem impulsionar vendas no próximo ano, prevê Canalys

A previsão é que as remessas para o ano inteiro de 2024 atinjam 267 milhões de unidades, chegando a um crescimento de 8% em comparação a 2023, ajudadas por ventos favoráveis

PCs com IA devem impulsionar vendas no próximo ano, prevê Canalys

De acordo com as últimas previsões da Canalys, as remessas mundiais de PCs estão à beira da recuperação, após sete trimestres consecutivos de declínio. Espera-se que o mercado retorne ao crescimento de 5% no quarto trimestre de 2023, impulsionado por uma forte temporada de festas/férias e uma melhoria do ambiente macroeconômico. Olhando para o futuro, prevê-se que as remessas para o ano inteiro de 2024 atinjam 267 milhões de unidades, chegando a um crescimento de 8% em comparação a 2023, ajudadas por ventos favoráveis, incluindo o ciclo de atualização do Windows e o surgimento de dispositivos com capacidade de IA e baseados em chips Arm. Para este ano, a Canalys prevê que as remessas de PCs somem 248,5 milhões de unidades, uma queda de 12,4% em comparação a 2022 (283,7 milhões). Na América Latina, as remessas totalizarão 17,1 milhões de unidades este ano, uma queda de 14,8% em comparação a 2022 (20,1 milhões). Para 2024, as remessas na região devem somar 19,2 milhões, um crescimento de 12,2% sobre 2023.

O próximo ano também trará uma proliferação de PCs baseados em Arm, em grande parte impulsionados pelo chip X Elite da Qualcomm

“O mercado global de PCs está em um caminho de recuperação e deverá retornar aos níveis de remessas de 2019 no próximo ano”, afirmou Ben Yeh, analista da Canalys. “O impacto da IA ​​na indústria de PCs será profundo, com os principais players de OEMs, fabricantes de processadores e fornecedores de sistemas operacionais focados em fornecer novos modelos com capacidade de IA em 2024. Essas iniciativas irão reforçar a demanda por atualizações, especialmente no setor comercial. Espera-se que a parcela total de remessas de PCs com capacidade de IA seja de cerca de 19% em 2024. Isso representa todos os produtos Mac da série M, juntamente com as ofertas emergentes esperadas no ecossistema Windows. No entanto, à medida que casos de uso mais atraentes surgem e funcionalidades de IA se torna um recurso esperado, a Canalys prevê um rápido aumento no desenvolvimento e adoção de PCs com capacidade de IA”, explicou.

“Após um período prolongado de atrasos nas compras, o segmento comercial está preparado para um aumento na demanda em 2024”, disse Ishan Dutt, analista principal da Canalys. “O sentimento do Canal em relação ao desempenho dos negócios de PC no próximo ano é positivo, com 47% dos parceiros entrevistados em novembro prevendo que suas remessas de PCs com Windows crescerão 10% ou mais no próximo ano. As PME foram destacadas como uma forte oportunidade, tendo as recentes dificuldades macroeconómicas tido um impacto proporcionalmente maior na sua capacidade de orçamentação para aquisição de PCs ao longo dos últimos trimestres. O próximo ano também trará uma proliferação de PCs baseados em Arm, em grande parte impulsionados pelo chip X Elite da Qualcomm. Embora a aceitação inicialmente seja provavelmente restrita, especialmente em ambientes comerciais, a capacidade de fornecer melhorias na eficiência energética e na vida útil da bateria será uma vantagem para as ofertas que os parceiros podem oferecer aos clientes”, comentou.

Serviço
www.canalys.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.