Dados da pesquisa Anticipating More Scrutiny, desenvolvida pela Kpmg com representantes das maiores empresas que operam em seis setores industriais do mundo, indicam que quase metade (45%) das empresas globais enxergam o Compliance, com suas regulamentações específicas, como a área mais crítica a ser aperfeiçoada. Além disso, 43% das empresas indicam os novos requisitos regulatórios como o principal desafio enfrentado.
“Compliance é o conjunto de medidas e práticas adotadas por uma empresa para garantir que sua atuação esteja em conformidade com regulamentos, leis e diretrizes. Essa disciplina se aplica a diversas áreas de uma organização – desde financeiro até recursos humanos, por exemplo, é importante que os riscos legais e reputacionais sejam minimizados ao máximo”, analisa Hermínio Gonçalves, CEO da SoftExpert Brasil, empresa que oferece soluções de software de gestão, inovação e conformidade.
O propósito é que a empresa, seus funcionários, clientes e fornecedores tenham um manual de processos a serem seguidos. Criar normas, identificar problemas, prevenir riscos, desenvolver cultura organizacional, adequar leis à rotina de trabalho e aumentar a credibilidade da empresa no mercado estão entre os objetivos da disciplina. Sendo assim, para auxiliar organizações a alcançarem Compliance, soluções de tecnologia apoiam os envolvidos na cadeia a automatizarem e regulamentarem processos de maneira ágil para cumprir com as respectivas normas e leis estabelecidas. Um exemplo é a SoftExpert, que desde 1995, atua no mercado ajudando empresas no atendimento das regulamentações, fundamentais para a integridade e transparência de seus negócios.
Gestão de documentos da SoftExpert possibilita Compliance
A Portonave, terminal de contêineres de Santa Catarina e segundo no ranking nacional, realizava a gestão de processos em planilhas ou e-mails. Com a contratação da plataforma da SoftExpert, as auditorias de áreas como gestão de riscos, meio ambiente e saúde e segurança são feitas de forma a ganhar tempo, evitar desperdícios e reduzir a geração de resíduos. Com a utilização do software na gestão de documentos da empresa, houve um ganho significativo na etapa de coleta de assinaturas e disponibilização de documentos: por material, o que antes era realizado em 30 minutos, passou para 5.
A solução da SoftExpert incorporou melhorias na rastreabilidade das informações, segurança e disponibilidade de dados, além de auxílio dos órgãos fiscalizadores, como Receita Federal e Anvisa. Atualmente, são mais de 11 mil documentos, 760 indicadores de desempenho, 4 mil solicitações atendidas na plataforma e a conquista de algumas certificações, como ISO 9001, 14001, 45001 e 37001.
Já o Sicredi utiliza a solução em cerca de 28 agências no Norte de Santa Catarina para receber dados dos associados e aprovar os processos. Antes da contratação da ferramenta, os fluxos não eram bem desenhados e, desde 2019, com a implementação, a empresa observou uma maior centralização e padronização dos processos. Em 2023, foram totalizados mais de 67 mil processos automatizados. Considerando que todas as áreas da cooperativa utilizam a SoftExpert, as dores dos colaboradores de eficiência de trabalho e falta de informação interna foram resolvidas por meio de envio semanal e incorporação de página de informes no software, que se mostra de fácil adaptabilidade de acordo com as necessidades dos clientes.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo