book_icon

Desempenho somado à eficiência energética como alternativa para construção de um futuro sustentável

À medida que o setor da tecnologia avança com soluções que atendam as necessidades da sociedade, cresce também a importância de se debater a eficiência energética de seus equipamentos e componentes, principalmente desktops, notebooks e demais produtos desenvolvidos para corporações e usuários comuns. É fundamental que os computadores realizem cada vez mais tarefas com um menor consumo de energia, de modo que não apenas prolongue a vida útil desses componentes, mas também reduza o impacto ambiental. O avanço da Inteligência Artificial é um fator que contribui para um aumento na demanda de Análise de Dados, com isso, é preciso que data centers contem com uma maior capacidade de desempenho que permita um processamento mais eficiente com menos consumo de energia.

Segundo estudo realizado pela Universidade das Nações Unidas em parceria com a ONU Meio Ambiente, por ano são geradas mais de 50 toneladas de lixo eletrônico no mundo, índice que pode dobrar até 2050, caso não forem adotadas ações para mudar essa realidade. No Brasil, um levantamento promovido pela Associação Brasileira de Indústria Elétrica e Eletrônica apresenta um cenário sobre o lixo eletrônico no dia a dia da população. O estudo apontou que 38% dos brasileiros guardam notebooks, tablets e desktops que não estão mais funcionando em casa, simplesmente por não saberem a destinação correta para o descarte desses aparelhos.

Dentro desse cenário, é fundamental a criação de tecnologias com foco não apenas no desempenho dos componentes, mas também na eficiência energética e na vida útil de máquinas, de modo que os benefícios alcancem não apenas os usuários, mas também impactem o meio ambiente. Conforme a demanda da sociedade por soluções tecnológicas aumenta, seja por meio do alto processamento de Dados pelas empresas ou pelo uso casual de notebooks para trabalho, estudos ou lazer, é essencial que a fabricação desses produtos seja acompanhada da responsabilidade ambiental de empresas de tecnologia, de modo que o foco da indústria na eficiência energética também seja capaz de reduzir os impactos negativos gerados pelo lixo eletrônico.

Empresas de tecnologia têm uma oportunidade única de liderar com essa mudança de realidade, adotando práticas responsáveis e inovadoras para alcance de resultados notáveis. É possível citar como exemplo a iniciativa da AMD de conquistar um aumento de 30 vezes na eficiência energética de processadores e aceleradores até o final do próximo ano. Há ainda outros compromissos ligados à sustentabilidade para 2025 e que também merecem destaque, como a meta de que 100% das fábricas dos fornecedores de manufatura direta da AMD estabeleçam uma meta pública de redução de emissões de gases de efeito estufa, além de contarem com uma auditoria da Aliança de Negócios Responsáveis ou equivalente. Ainda para o próximo ano, temos o objetivo de que 80% dos nossos fornecedores diretos utilizem fontes de energia renováveis em seus processos. Por fim, uma prova de que o desempenho é um aliado da sustentabilidade, temos como meta uma redução em 5% do consumo de água durante o processo de fabricação de chips e demais componentes até o próximo ano, quando comparado ao consumo em 2020.

Em relação à computação de alto desempenho, já é possível contar com aplicações de Inteligência Artificial como aliada, de modo que contribua para um marco na evolução tecnológica e sustentável. Outra ação é o investimento em eficiência energética de notebooks com processadores integrados, o que pode proporcionar uma economia sem precedentes. Uma empresa que precise atualizar 50 mil máquinas, por exemplo, pode economizar aproximadamente 2,2 milhões de kWh de energia elétrica em um período de quatro anos, se esses notebooks contarem com processadores mais eficientes energeticamente, segundo informações publicadas no último relatório de responsabilidade corporativa da própria AMD. *

Também vale destacar a iniciativa de apoio à fabricação de notebooks projetados para terem uma vida útil mais longa por meio de reparos e atualizações facilitadas e com o uso de materiais recicláveis.

Com adoção de metas ambiciosas como as descritas acima, que geram impactos reais e foco na eficiência energética, as organizações da área de tecnologias não apenas contribuem para uma evolução do processo tecnológico, mas para construção de um futuro seguro, com soluções inteligentes e sustentáveis pensadas para resolver os desafios mais complexos da sociedade.

Sabemos que hoje há cenários preocupantes impulsionados pela crise climática, mas também há esperança quando analisamos ações reais já implementadas por grandes empresas de tecnologia. As iniciativas estão demonstrando que desempenho somado à eficiência energética é o melhor caminho para construção de um futuro sustentável.

Por Fabiano Schunck, gerente de vendas de Canais da AMD Brasil.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.