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GenAI aumentará a produtividade em marketing em 40%, estima IDC

Estudo mostra que a GenAI será capaz de lidar com mais de 40% do trabalho coletivo das equipes de marketing e, potencialmente, 100% das tarefas específicas do setor

GenAI aumentará a produtividade em marketing em 40%, estima IDC

Uma nova pesquisa da International Data Corporation (IDC) mostra que a aplicação de Inteligência Artificial generativa (GenAI) a uma série de tarefas de marketing empresarial resultará em um aumento de produtividade estimado em mais de 40% até 2029.

“Nos próximos cinco anos, a GenAI avançará a ponto de lidar com mais de 40% do trabalho de funções específicas de marketing”, disse Gerry Murray, diretor de Pesquisa da Prática de Tecnologia de Marketing Empresarial da IDC. “Devido à rápida evolução dos recursos do GenAI, os líderes de marketing terão que preparar sua equipe para mudanças fundamentais de funções, habilidades e estrutura organizacional”, afirmou.

As organizações que não têm conjuntos de dados em tempo real, limpos e governados não poderão tirar o máximo proveito dessa nova geração de tecnologia de marketing

Para calcular o impacto potencial dos recursos do GenAI no marketing, a IDC modelou o trabalho de 24 funções-chave de marketing em cinco categorias principais de trabalho – Gerenciamento e Planejamento, Branding e Serviços Criativos, Campanha e Engajamento, Análise e Relatórios e outros. Em seguida, a IDC estimou quanto de cada categoria de trabalho pode ser delegada à GenAI nos próximos cinco anos. Combinado com níveis de pessoal e estimativas de custos totalmente carregadas, a IDC calculou o impacto na produtividade da adoção do GenAI em uma grande equipe de marketing.

Os resultados mostram que a GenAI será capaz de lidar com mais de 40% do trabalho coletivo das equipes de marketing e, potencialmente, 100% das tarefas específicas de marketing. Embora os benefícios da aplicação do GenAI em tarefas de marketing variem de acordo com a empresa com base no número de indivíduos associados a cada função e nas faixas salariais na organização, os ganhos de produtividade (como porcentagem do trabalho) oferecem uma forte orientação para equipes de marketing de todos os tamanhos.

Para preparar suas organizações para tirar proveito do GenAI, a IDC recomenda que os compradores de tecnologia tomem as seguintes etapas:

– Avalie a amplitude e a profundidade dos casos de uso discretos que os fornecedores oferecem suporte hoje e no futuro, pois os casos de uso se traduzirão diretamente em resultados de negócios e criarão uma forte justificativa econômica para o investimento.

– Os compradores também devem se concentrar na eficiência com que a arquitetura, as ferramentas e os recursos de serviço de um fornecedor aceleram a jornada nesse roteiro de casos de uso.

– Determine o nível de infraestrutura necessário para dar suporte a cada tipo de trabalho.

– Implemente recursos de IA da camada de dados para cima, não da camada de automação de tarefas para baixo. Cada instância do GenAI em uma empresa comercial deve compartilhar serviços comuns para dados, governança, segurança e assim por diante.

– Prepare a equipe (e as organizações) para mudanças fundamentais de emprego, que podem exigir requalificação, reorganização, eliminação de alguns cargos, expansão de outros cargos e a criação de planos de carreira totalmente novos.

– Prepare seus dados. As organizações que não têm conjuntos de dados em tempo real, limpos e governados não poderão tirar o máximo proveito dessa nova geração de tecnologia de marketing.

 

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