book_icon

Sete áreas dentro da TI que poderão ser mais demandadas com o boom da IA

Especialista da Monitora Soluções Tecnológicas afirma que profissionais precisarão ser mais capacitados para lidar com o aumento na procura por soluções ligadas à IA

Sete áreas dentro da TI que poderão ser mais demandadas com o boom da IA

A utilização da Inteligência Artificial dentro das empresas está crescendo cada vez mais na atualidade. E isso está impactando também nos empregos em si. Um estudo divulgado pelo Linkedin atestou que a maioria das vagas serão alteradas ou impulsionadas pela IA. Mas como isso deverá afetar quem atua em TI?

Considerando o segmento, que é extremamente amplo e que reúne uma grande variedade de funções e especializações, existem muitas ramificações passíveis de serem mais demandadas com a procura por profissionais com conhecimento em Inteligência Artificial.

Segundo a diretora de Desenvolvimento da Monitora Soluções Tecnológicas, Elis Hernandes, o entendimento da linguagem da programação e como funcionam outros aspectos – como Machine Learning e GenIA -, saber de conceitos matemáticos e redes neurais são alguns exemplos do que é necessário para atuar em IA. “Basicamente é necessário compreender o que é de fato a Inteligência Artificial, escolher uma ramificação e estudar constantemente”, explica.

Ainda de acordo com a especialista, o uso de Inteligência Artificial não deverá forçar necessariamente uma substituição do profissional humano por um robô. “Nas pesquisas que temos, em tendências de mercado, a utilização da IA será utilizada cada vez no desenvolvimento de softwares. No entanto, o ser humano vai ser sempre necessário para revisar e validar o andamento do trabalho para evitar possíveis vícios como viés de discriminação no uso de IAs, por exemplo”, afirma Elis Hernandes.

Confira abaixo a relação das sete áreas dentro da TI que poderão ser mais demandadas com a procura cada vez maior por Inteligência Artificial:

Visão Computacional e Reconhecimento de Padrões
 O especialista em IA pode trabalhar no desenvolvimento da análise, interpretação e extração de informações relevantes para que decisões possam ser tomadas por meio do desenvolvimento de algoritmos e sistemas que permitam os computadores e realizarem tais ações. Reconhecimento facial, identificação de objetos e diagnósticos médicos por imagem são algumas dessas possibilidades.

Ciência de Dados e Análise Preditiva
Quem atua em IA pode focar na análise preditiva, que trata-se do processo de uso de Dados para prever resultados futuros. O processo utiliza a análise de informações, Machine Learning e modelos estatísticos para achar padrões que possam prever possíveis resultados, e assim tornar as decisões mais assertivas.

Ética e Responsabilidade em IA
Profissionais da área de TI também podem focar em questões ligadas ao conjunto de princípios e valores que guiam o desenvolvimento, o uso e a implantação da Inteligência Artificial. A criação de comitês internos ou a consultoria de profissionais do ramo de IA são algumas das opções nesse segmento. Uma das maiores tarefas é garantir que as soluções desenvolvidas sejam justas e não reforcem preconceitos ou discriminações.

Desenvolvimento de Aplicações Específicas
Especialistas em Inteligência Artificial podem se concentrar no desenvolvimento de aplicações específicas para setores verticais, como saúde (diagnóstico médico assistido por IA), finanças (análise de risco de crédito), manufatura (manufatura inteligente), entre outros.

Engenharia de Dados e Arquitetura de Sistemas
Quem atua nesse segmento é focado em projetar e construir infra estruturas que suportem a coleta, armazenamento e processamento de grandes volumes de Dados para aplicações de IA. Isso tudo por meio de dados escaláveis e eficientes.

Robótica e Automação Inteligente
Especialistas nessa área atuam no desenvolvimento de sistemas robóticos e de automação inteligente, e aqui não estamos falando daqueles robôs humanoides da ficção científica, mas sim de um software que consegue executar tarefas repetitivas com eficiência inigualável. Nesses ramos, a Inteligência Artificial é utilizada para permitir que robôs e outros tipos de sistemas autônomos tomem decisões e se comportem de forma adaptativa, considerando ambientes complexos, porém também pode ser usada para processar documentos, como exemplo, podemos usar IA para encontrar determinada informação como valor ou impostos em um grande volume de notas fiscais de diferentes fornecedores.

Processamento de Linguagem Natural
Por fim, profissionais de TI podem se concentrar em desenvolver algoritmos que permitam a compreensão por parte dos computadores e que interpretem e gerem a linguagem humana de uma maneira mais natural. Por exemplo, chatbots, tradução automática, etc.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.