book_icon

Nutanix: IA, segurança e sustentabilidade impulsionam a modernização da TI

O relatório ECI revelou que o uso de modelos híbridos Multicloud deve dobrar nos próximos anos, já que os tomadores de decisão estão sendo pressionados a modernizar suas infraestruturas

Nutanix: IA, segurança e sustentabilidade impulsionam a modernização da TI

A Nutanix, empresa de computação híbrida Multinuvem, anunciou as conclusões de seu sexto relatório anual de pesquisa Enterprise Cloud Index (ECI), que mede o progresso empresarial global com a adoção da Nuvem. O relatório ECI deste ano revelou que o uso de modelos híbridos Multicloud deve dobrar nos próximos um a três anos, já que os tomadores de decisão de TI estão enfrentando novas pressões para modernizar as infraestruturas de TI por causa de fatores como IA, segurança e sustentabilidade.

À medida que as organizações continuam a lidar com as complexidades da movimentação de aplicativos e dados entre ambientes, o relatório ECI destacou a importância crescente da infraestrutura Multicloud híbrida. O relatório descobriu que a segurança e a inovação foram os principais impulsionadores para mover aplicativos de um ambiente para outro no ano passado. À medida que a IA assume o centro do palco para as empresas, os entrevistados da ECI identificaram investimentos crescentes para apoiar a estratégia de IA como sua prioridade número 1, seguidos de perto pelo investimento em modernização de TI.

Os entrevistados do relatório ECI identificaram o aumento do investimento para apoiar a estratégia de IA como sua prioridade número 1, seguido de perto pelo investimento na modernização de TI

“Seja por causa de imperativos de IA, sustentabilidade ou segurança, as organizações de TI estão enfrentando uma pressão cada vez maior para modernizar sua infraestrutura de TI rapidamente”, disse Lee Caswell, vice-presidente sênior de Marketing de Produtos e Soluções da Nutanix. “80% dos entrevistados do ECI estão planejando investir em modernização de TI, com 85% planejando aumentar seus investimentos especificamente para apoiar a IA. O que o ECI deste ano revela é que as organizações precisam dar suporte às tecnologias do futuro, preparando sua infraestrutura de TI para o futuro hoje. A Multinuvem híbrida continua a emergir como o padrão de infraestrutura de escolha por causa da flexibilidade que fornece para suportar VM tradicional e aplicativos conteinerizados modernos e movimentação entre Nuvens e on-premise”, completou.

As principais conclusões do relatório deste ano incluem:

– As implementações de infraestrutura Multicloud híbrida se tornarão um padrão de infraestrutura. 90% dos entrevistados do relatório ECI estão adotando uma abordagem “inteligente em Nuvem” para sua estratégia de infraestrutura – aproveitando o melhor ambiente (por exemplo, Data Center, Nuvem pública, Borda) para cada um de seus aplicativos. Dada a abrangência dessa abordagem, não é de se admirar que ambientes híbridos e Multicloud tenham se tornado o padrão de infraestrutura de fato. Além disso, mais de 80% das organizações acreditam que os ambientes de TI híbridos são mais benéficos para sua capacidade de gerenciar aplicativos e dados. Mais importante, isso agora está se tornando uma prioridade executiva, com quase metade dos entrevistados observando que a implementação de TI híbrida é uma prioridade para seu CIO.

– A proteção contra ransomware é prioridade tanto para CXOs quanto para profissionais, mas a maioria das organizações continua a lutar após os ataques. Os ataques de ransomware e malware continuarão sendo ameaças existenciais para as empresas modernas, com o jogo de gato e rato entre atores maliciosos e profissionais de segurança empresarial programado para continuar ao longo de 2024. No entanto, a proteção e a recuperação de dados continuam sendo um desafio, já que 71% dos entrevistados do ECI que sofreram um ataque de ransomware relataram levar dias ou até semanas para restaurar as operações completas. Para ajudar a resolver isso, 78% das organizações dizem que planejam aumentar os investimentos em soluções de proteção contra ransomware ao longo deste ano.

– À medida que as organizações buscam o equilíbrio impulsionado pela segurança e inovação, a movimentação de aplicativos e dados continua sendo um desafio complexo. As cargas de trabalho corporativas – incluindo seus aplicativos e dados – geralmente encontram seu caminho para o ambiente de TI que melhor se adapta às suas necessidades, seja esse ambiente um Data Center local, a Nuvem pública, um ponto de presença menor ou uma combinação dos três. Essa diversidade de colocação de aplicativos é parte da razão pela qual 95% dos entrevistados do ECI dizem que mudaram aplicativos de um ambiente para outro no ano passado, com a segurança e a inovação como os principais impulsionadores desse movimento. As empresas devem esperar que a movimentação de aplicativos e dados permaneça constante e planejar as opções de infraestrutura de acordo, enfatizando a flexibilidade e a visibilidade. Atualmente, as organizações enfrentam obstáculos significativos quando se trata de executar migrações de aplicativos complexos, com 35% dos entrevistados da ECI dizendo que a carga de trabalho e a migração de aplicativos são um desafio significativo, dada a infraestrutura de TI atual.

– As equipes de TI não estão apenas planejando seus programas de sustentabilidade, eles estão implementando-os ativamente a partir da modernização de TI. 88% dos respondentes do ECI concordam que a sustentabilidade é uma prioridade para sua organização. No entanto, ao contrário do relatório anterior, onde a ação foi limitada, muitas organizações indicam que já estão tomando medidas ativas para implementar iniciativas de sustentabilidade, sendo a mais comum a modernização da infraestrutura de TI. Este é um resultado fascinante e que mostra o impacto direto da infraestrutura de TI na sustentabilidade.

– A modernização da infraestrutura está se tornando um imperativo, impulsionada pela IA, aplicativos modernos e crescimento de dados. Os entrevistados do relatório ECI identificaram o aumento do investimento para apoiar a estratégia de IA como sua prioridade número 1, seguido de perto pelo investimento na modernização de TI. Além disso, 37% dos entrevistados do ECI indicam que executar aplicativos de IA em sua infraestrutura de TI atual será um desafio “significativo”. Para mitigar e superar esse desafio, as organizações estão priorizando a modernização de TI e implementações de infraestrutura de Borda, o que pode facilitar o processamento e o acesso mais rápidos aos dados. Isso, por sua vez, pode ajudar a melhorar sua capacidade de vincular dados de vários ambientes para dar melhor visibilidade sobre onde os dados residem em seus ecossistemas extensos.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.