book_icon

Cidades Inteligentes: eficiência na gestão pública e Transformação Digital 

O cenário urbano está passando por uma revolução impulsionada pela tecnologia, na qual soluções digitais são utilizadas em prol da sociedade. As cidades inteligentes surgem como resposta para serviços mais eficientes ao cidadão, gerando sustentabilidade financeira e ambiental, além de possibilitar o monitoramento inteligente de espaços públicos.

Para viabilizar essa transformação nas cidades, o setor público tem recorrido a parcerias público- privadas, nas quais empresas de tecnologia apoiam serviços públicos e setores governamentais com as soluções digitais mais eficientes para cada projeto. Entre elas: monitoramento inteligente, conectividade, redes privadas e infovias ópticas.

Monitoramento inteligente
Se utilizarmos como exemplo o monitoramento em tempo real do trânsito nas grandes cidades, podemos ter uma dimensão do quão importante é este serviço não só para a mobilidade urbana, como também para a segurança pública. Com algumas mudanças nos equipamentos utilizados, acrescentando a inteligência Artificial na equação, esse monitoramento passa a ser inteligente.

Com algoritmos de reconhecimento facial e análise comportamental, o sistema de monitoramento inteligente ou Circuito Fechado de Televisão com Inteligência Artificial (CFTV IA), não só registra incidentes, como também antecipa potenciais ameaças. Essa previsão é de suma importância na tomada de decisão na alocação de recursos ou implementação de medidas preventivas.

O CFTV IA pode ser programado para identificar os padrões do tráfego e possíveis melhorias, como criar uma ciclovia em uma área que as pessoas utilizam a bicicleta como meio de transporte. Se pensarmos em uma concessionária de energia, essa solução pode identificar os casos de não utilização de EPIs, por exemplo, mitigando os riscos de acidentes no local de trabalho.

Conectividade
 Quando escutamos o termo “Cidades Inteligentes” imediatamente pensamos em internet. A conectividade é premissa básica para a transformação digital de um espaço. Pensando nas tecnologias envolvidas na transformação de uma cidade em inteligente — internet das coisas, Inteligência Artificial, monitoramento inteligente, sistemas de gestão de serviços públicos (trânsito, segurança, iluminação, etc) e governança eletrônica — o que as conecta é a internet.

Pensando nisso, uma das soluções para garantir uma conectividade rápida, confiável e eficiente para a gestão das soluções de tecnologia e para os usuários do espaço público, é a implantação de redes Wi-Fi 6 Corporativas. Com a utilização de APs para a distribuição eficiente do sinal de internet, essa tecnologia oferece maior largura de banda, eficiência espectral aprimorada e capacidade de suportar um grande número de dispositivos simultaneamente.

A gestão pública se beneficia dessa infraestrutura também para disponibilizar serviços on-line para os cidadãos, melhorando a eficiência administrativa e fomentando a participação dos usuários dos sistemas públicos. Além disso, a conectividade robusta impulsiona a inovação em setores como saúde e transporte, por exemplo. Pois facilita a implantação de soluções de monitoramento remoto de pacientes e sistemas de transporte inteligentes.

Redes Privadas
Setores críticos como energia, saúde, segurança e transporte, por exemplo, precisam de conectividade confiável e segura. Para isso, uma solução são as Redes LTE Privadas, ou seja, infraestruturas de comunicação móvel dedicadas a uma única organização, oferecendo uma alternativa segura e de alto desempenho, pois proporcionam maior controle sobre a largura de banda, segurança aprimorada e a capacidade de suportar aplicativos críticos para o negócio.

Além da segurança que uma rede privada proporciona para garantir a eficiência de serviços críticos como a gestão da rede elétrica e a coordenação de emergências médicas, ela pode ser a solução para o acesso à conectividade em locais remotos — como bases militares e postos avançados em locais ermos ou de difícil acesso. Essas redes são opções também para ambientes industriais ou espaços corporativos.

Infovias ópticas
Seja para atender a demanda de conectividade robusta, seja para atender a necessidade de redes privadas de internet, a infraestrutura digital precisa suportar essa mudança. As infovias ópticas, que utilizam fibras ópticas, oferecem maior largura de banda, menor latência e capacidade de transmissão de Dados a longas distâncias, se compararmos com os meios tradicionais de transmissão. As infovias desempenham um papel crucial na conectividade do Brasil, fornecendo a infraestrutura necessária para impulsionar o desenvolvimento econômico, promover a inclusão digital, modernização dos serviços públicos e a integração nacional.

Além disso, ela amplia as possibilidades de comunicação e conectividade empresarial e estimula a inovação. Independentemente dos desafios urbanos que enfrentamos, as cidades inteligentes emergem como uma solução possível e viável para promover a eficiência na administração pública, desenvolvimento estratégico, qualidade dos serviços urbanos e uma comunidade mais conectada. A adoção da tecnologia na gestão pública fortalece a segurança, a sustentabilidade e a inovação nesses espaços.

A Transformação Digital já está acontecendo e as cidades inteligentes já são uma realidade no Brasil e no mundo. A gestão pública desempenha um papel fundamental na implementação dessas tecnologias e pode, e deve, buscar apoio no setor privado para construir um futuro urbano mais inteligente, seguro e conectado.

Por Paulo Frosi, líder de Enterprise da Connectoway.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.