Há muito tempo que a Inteligência Artificial não é assunto restrito aos filmes de ficção científica ou das gigantes da tecnologia, como Microsoft e Google. No entanto, de acordo com o estudo IBM AI Adoption Index, divulgado em novembro de 2023, 67% das empresas na América Latina aceleraram a implantação de IA.
Outra pesquisa corrobora a influência da IA no dia a dia das pessoas. Um levantamento conduzido pela consultoria Kpmg também no ano passado revela que, no Brasil, 56% dos entrevistados confiam na Inteligência Artificial. Pelas pessoas, a IA é usada basicamente para facilitar tarefas; no caso das empresas, ela pode ser fundamental para agilizar processos, tornar as operações mais confiáveis e elevar o nível de sua eficiência.
Dentre os setores que têm usado soluções de IA, destaca-se o Compliance – uma área estratégica das organizações, que visa garantir a conformidade com as normas e legislações, proteger a reputação empresarial e promover a ética corporativa. Marcelo Erthal, especialista em inovação para programas de integridade e CEO da clickCompliance, ressalta que a Inteligência Artificial ajuda as empresas a lidarem com as regulamentações e normas de maneira mais eficiente.
“O uso da Inteligência Artificial nas áreas de Compliance tem sido revolucionário. Além de proporcionar uma análise de Dados mais precisa e rápida, a IA ajuda as empresas a identificarem padrões e tendências, facilitando a tomada de decisões estratégicas. Com isso, as organizações conseguem não apenas cumprir com as regulamentações e normas vigentes, mas também antecipar possíveis riscos e agir proativamente para evitá-los, o que é essencial em um ambiente empresarial cada vez mais complexo e regulado”, explica o especialista.
Algumas possibilidades de uso de IA no Compliance são o atendimento de funcionários via chatbots, Canais de denúncias inteligentes e treinamentos personalizados. “Por meio dos chatbots, por exemplo, as empresas podem oferecer uma comunicação mais ágil aos funcionários, esclarecendo dúvidas e orientando sobre políticas internas. Já os Canais de denúncias inteligentes proporcionam maior segurança e confidencialidade aos denunciantes. Por fim, os treinamentos personalizados, baseados em IA, permitem que as empresas ofereçam capacitações mais eficazes e adaptadas às necessidades específicas de cada colaborador, fortalecendo a cultura de Compliance na organização”, esclarece Erthal.
Diante do crescente avanço da Inteligência Artificial e seu impacto positivo em diversos setores, é evidente que sua aplicação no Compliance pode trazer benefícios significativos para as empresas. Ao permitir uma abordagem mais proativa na identificação e mitigação de riscos, a IA está se tornando uma aliada poderosa na garantia da conformidade legal e ética, protegendo a reputação e promovendo a integridade corporativa. Com isso, é esperado que o uso da Inteligência Artificial no Compliance continue a se expandir, contribuindo para a construção de um ambiente de negócios mais transparente, eficiente e ético.
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