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67% das empresas na América Latina aceleraram a implementação de IA

Uma nova pesquisa encomendada pela IBM aponta que a América Latina teve uma forte aceleração na implementação de Inteligência Artificial (IA) nos últimos dois anos em grandes empresas (com mais de mil funcionários)

67% das empresas na América Latina aceleraram a implementação de IA

Uma nova pesquisa encomendada pela IBM aponta que a América Latina teve uma forte aceleração na implementação de Inteligência Artificial (IA) nos últimos dois anos em grandes empresas (com mais de mil funcionários).

Dos profissionais de TI entrevistados em Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru, 67% disseram que suas organizações aceleraram a implantação desta tecnologia nos últimos 24 meses. Isso está acima da média global, que é de 59%. Esta pesquisa, chamada de “IBM Global AI Adoption Index 2023” foi conduzida pela Morning Consult, em nome da IBM.

“Temos observado empresas de todos os setores e tamanhos passando da fase de experimentação para fazerem novos investimentos em IA ao tirarem proveito dos benefícios já trazidos por esta tecnologia. Isso mostra a grande oportunidade que há para explorar novos casos de uso, aproveitando os ganhos que a IA pode gerar, mantendo a confiança e a governança como peças centrais, cocriando com o ecossistema e capacitando profissionais para a construção do futuro. O potencial é imenso”, disse Tonny Martins, gerente geral da IBM América Latina.

A pesquisa também mostra que as corporações da região estão muito abertas ao uso de IA Generativa. Dentre as empresas pesquisadas, 37% dizem estar implementando-a ativamente esta tecnologia e 45% afirmam já estar explorando.

O IBM AI Adoption Index também revela que, seguindo a tendência global, a maior barreira para a adoção de IA nas empresas da América Latina é a limitação de habilidades, conhecimento ou especialização no tema (32%). Para minimizar esta questão, 38% das empresas estão planejando investir em requalificar e desenvolver as respectivas equipes nos próximos 12 meses.

Há uma forte consciência em torno da ética e responsabilidade da IA, entre as empresas latinas. Dos profissionais de TI entrevistados, 90% concordam de alguma forma que os consumidores são mais propensos a escolher serviços de uma empresa que ofereça transparência, aliada a uma estrutura ética sobre como os Dados e modelos de IA são construídos, gerenciados e usados. Deste grupo, 92% também dizem que ter a capacidade de gerenciar dados e IA, durante todo o ciclo de vida, é um aspecto importante de confiança e explicabilidade.

A pesquisa ainda destaca as aplicações mais comuns de IA, entre as empresas que exploram ou implementam a tecnologia. Alguns dos usos que ocorrem atualmente, citados pelos profissionais de TI da América Latina, são: trabalho digital (39%), automação de processos de TI (36%), marketing e vendas (35%). Por outro lado, algumas aplicações em estágios muito iniciais de adoção citadas são: diagnóstico em saúde (8%), análise de risco ambiental (10%) e sustentabilidade (16%).

Metodologia:
Esta pesquisa foi realizada em novembro de 2023 com uma amostra representativa de 8.584 profissionais de TI de 20 países: Austrália, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, Cingapura, Coreia do Sul, Espanha, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido, EUA e América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru). Para se qualificar para a pesquisa, os participantes deviam estar empregados em tempo integral, trabalhar em empresas com mais de 1.000 funcionários, trabalhar em cargo de gestor ou função de nível superior e ter pelo menos algum conhecimento sobre como a TI opera e é utilizada na respectiva empresa. Os resultados globais têm uma margem de erro de +/-1 ponto percentual.

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