book_icon

Forrester aponta benefícios do Red Hat Enterprise Linux on Microsoft Azure

Segundo o estudo, implementar a plataforma representa uma redução de 85% no tempo de inatividade e simboliza uma economia de 60% frente o uso de soluções

Forrester aponta benefícios do Red Hat Enterprise Linux on Microsoft Azure

A Red Hat, provedora global em soluções open source, e a Microsoft patrocinaram um levantamento da Forrester Consulting para listar os benefícios do Red Hat Enterprise Linux (RHEL) on Microsoft Azure. A consultoria contratada para realizar o estudo, a Total Economic Impact (TEI), realizou uma análise técnica que ressalta o valor de negócios da plataforma, permitindo que organizações compreendam o impacto comercial ao investir nessa tecnologia. O TEI fornece uma estrutura rigorosa de análise de custos e benefícios que incorpora tecnologia futura, flexibilidade de negócios e riscos associados.

O estudo detalha como a combinação do Red Hat Enterprise Linux e do Microsoft Azure disponibiliza recursos exclusivos para clientes, nem sempre disponíveis no ambiente Linux nem dentro da estratégia de nuvem híbrida. Segundo os entrevistados, após o investimento no Red Hat Enterprise Linux on Microsoft Azure, suas organizações tiveram mais flexibilidade e assertividade em suas ações, seja dentro de servidores locais (on-premises) ou utilizando a estrutura de nuvem, ao mesmo tempo que tiveram mais controle sobre seus dados.

Novos clientes podem experimentar o Red Hat Enterprise Linux on Azure gratuitamente. Para isso é preciso se inscrever para um trial gratuito no site

O uso de uma ferramenta comum para orquestração de processos trouxe uma redução de 60% nos custos de soluções terceirizadas e uma realocação de 40% no número de horas trabalhadas (FTE) para iniciativas com um valor agregado superior às trabalhadas anteriormente. O levantamento aponta que várias decisões estratégicas foram tomadas para compensar o investimento na migração para a nuvem, incluindo novas abordagens para tarefas demoradas e reavaliação da necessidade de escalabilidade de softwares e serviços.

RHEL no Azure em números

– 85% de redução no tempo em inatividade decorrente de interrupções

– 80% de redução nos gastos com data center

– 60% de redução nos custos com soluções legadas

– 40% de realocação de FTE para iniciativas de valor agregado para os negócios

Para Jeremy Winter, vice-presidente corporativo do Azure Cloud Native da Microsoft, a flexibilidade da plataforma é um dos pontos fortes da plataforma. “A Microsoft e a Red Hat oferecem várias opções para executar cargas de trabalho do Linux em diferentes ambientes, como on-premises, edge ou outros provedores de nuvem. Além disso, as empresas têm desenvolvido diversas soluções em conjunto que aproveitam os recursos e pontos fortes exclusivos de ambas as plataformas. A base de tudo que fazemos juntos é o Red Hat Enterprise Linux”, disse.

O Microsoft Azure tem um impacto positivo no orçamento de organizações por reduzir sua dependência de Data Centers. De acordo com o levantamento da TEI, ao adotar a plataforma, empresas reduzem, em média, 85% do tempo de inatividade e 80% dos o ambiente on-premises. Outro benefício significativo da solução é a redução de despesas com infraestrutura de tecnologia. Ao migrar aplicações e armazenamento de dados para a nuvem, negócios põem fim a custos relacionados à manutenção da máquina e às atualizações de hardware. Além disso, o programa é uma excelente maneira de economizar energia, uma vez que não há gastos com resfriamento nem peças específicas para aumento de performance.

Segundo Gunnar Hellekson, vice-presidente e gerente-geral da unidade de negócios Red Hat Enterprise Linux da Red Hat, a integração entre tecnologias é outro diferencial da parceira. “O Red Hat Enterprise Linux on Microsoft Azure funciona extremamente bem graças à nossa estreita colaboração de engenharia, suporte integrado ao cliente e opções de licenciamento flexíveis como o Azure Hybrid Benefit for Linux que permite que os clientes executem cargas de trabalho do Red Hat no Azure de acordo com seus próprios termos.”, explica.

Uma vantagem especialmente valiosa para o uso do RHEL na Nuvem híbrida é a ferramenta de desempenho e análise, o Red Hat Insights, disponível gratuitamente ao escolher como fornecedor o Red Hat Enterprise Linux. A solução disponibiliza um farto conjunto de recursos para os ambientes de Nuvem e para o on-premises, reduzindo e descomplicando tarefas do dia a dia. O Insights se baseia em análises preditivas, com auxílio da Inteligência Artificial, para identificar, priorizar e remediar riscos de segurança e desempenho. A aplicação também permite criar imagens personalizá-las e lançá-las diretamente na nuvem.

Novos clientes podem experimentar o Red Hat Enterprise Linux on Azure gratuitamente. Para isso é preciso se inscrever para um trial gratuito no site. Uma alternativa é utilizar créditos dentro do ambiente Azure ou, ainda, transferir subscrições ao RHEL para o ecossistema da Microsoft.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.