A tecnologia permitiu ao mundo recriar um personagem histórico da literatura brasileira por meio de um avatar vivo que interage com o público. Jornalistas e uma seleta plateia puderam conversar com Machado de Assis em tempo real graças à tecnologia desenvolvida no Rio Grande do Sul pela Euvatar Storyliving, empresa especializada em experiências e narrativas inovadoras, com sedes em Pelotas, Porto Alegre e São Paulo. O lançamento realizado esta semana fez tanto sucesso que foi destaque nos principais veículos de mídia do Brasil: Jornal Nacional (Rede Globo)- (vt inicia aos 39 min), G1, Estadão Conteúdo, Folha de S. Paulo, Veja, Agência Brasil.
A empresa, cuja CEO é a empresária, especialista em storyliving, Flávia Peres, recriou o autor clássico por sistema de avatares humanizados a partir de um dispositivo e um software com desenvolvimento proprietário, equipados com Inteligência Artificial. A inovação permite uma interação em tempo real entre usuários e avatares digitais, transformando – radicalmente – a experiência de comunicação.
“Estamos acostumados a interagir com máquinas em nosso cotidiano. A diferença com o “Euvatar AI” é que, agora, essas máquinas têm vida, rosto, corpo e voz, oferecendo uma forma completamente inovadora e mais humana de comunicação. É mais do que máquinas, são pessoas digitais”, explica a CEO da Euvatar Storyliving, Flávia Peres.
Com funcionalidades avançadas, como reconhecimento de voz, personalização profunda e integração com banco de Dados, o “Euvatar AI” se apresenta como uma solução versátil para diversas situações. Na Academia Brasileira de Letras, por exemplo, a tecnologia foi utilizada para recepcionar o público durante as visitas guiadas. Os visitantes poderão, a partir de agora, conversar com Machado de Assis, que responderá a perguntas sobre sua vida, obra e perspectivas, proporcionando uma experiência imersiva que funde literatura clássica com tecnologia de vanguarda.
REVOLUÇÃO NAS EXPERIÊNCIAS COM PÚBLICO
Embora a tecnologia seja versátil e possa ser utilizada em diferentes áreas, a CEO Flávia considera que a “Euvatar AI” tem potencial para revolucionar a experiência de atendimento ao cliente. Na prática, a inteligência humanizada possibilita que qualquer empresa, independentemente do segmento, possa oferecer uma interface interativa e empática para o atendimento de clientes em seus espaços físicos. Cada pessoa digital é personalizada com dados e informações específicas da empresa, o que garante um serviço eficiente e sob medida para as necessidades da corporação.
“Com o Euvatar, nós vislumbramos uma valorização dos recursos humanos nas empresas. O uso da tecnologia vai aliviar a carga de trabalho dos funcionários em tarefas de atendimento básico, permitindo que as empresas redirecionem seus recursos humanos para áreas que exigem um maior nível de cognição e interação humana” – afirma Flávia.
Um exemplo de sucesso é a Mel, uma concierge humanizada de uma das maiores construtoras do Sul do Brasil, a Melnick, com matriz em Porto Alegre/RS. A Mel atende o público e oferece informações sobre empreendimentos imobiliários. Em Pelotas/RS, a Babi, avatar da autarquia de saneamento Sanep, auxilia o público com dúvidas sobre contas de água.
OUTROS CASES DE SUCESSO DA EMPRESA POR TRÁS DA EUVATAR AI
A Euvatar Storyliving atua há apenas um ano no mercado brasileiro, mas já acumula cases de sucesso em todo o País.
Em 2023, foi responsável pelo desenvolvimento e execução das ações de realidade aumentada, teletransportando por uma porta digital os fãs para dentro do ambiente da série SEX EDUCATION, sucesso da Netflix, realizadas na Avenida Paulista/SP. Também criou a primeira CEO phygital, que fez a palestra de abertura do evento nacional “Líderes em Movimento”, do Sebrae, para uma plateia presencial de mais de mil profissionais e outros 12 mil online.
A Euvatar ainda levou inovação para a Expofeira de Pelotas, uma das tradicionais feiras agropecuárias do País, ao oferecer para o público experiências imersivas e de “teletransporte” com uma espécie de porta em realidade aumentada que permite a imersão em outros espaços pela tela do celular.
A divulgação e o sucesso desses trabalhos abriram outros mercados para a Euvatar, como o imobiliário, como os casos já citados do avatar “Mel”, a concierge humanizada da construtora Melnick e a avatar BABI, da autarquia Sanep, que auxilia o público com dúvidas sobre contas de água.
“Este avanço marca uma nova era na interação humano- máquina, onde a tecnologia não apenas facilita, mas enriquece o atendimento ao cliente, estabelecendo novos padrões de excelência e eficiência no serviço” – finaliza Flávia.
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