book_icon

Especialista destaca vantagens da adoção de automação de tarefas em Data Centers

Os Data Centers têm um papel importante no suporte à infraestrutura digital global ao hospedarem servidores, armazenarem Dados e possibilitarem uma ampla gama de serviços online

Especialista destaca vantagens da adoção de automação de tarefas em Data Centers

Os Data Centers têm um papel importante no suporte à infraestrutura digital global ao hospedarem servidores, armazenarem Dados e possibilitarem uma ampla gama de serviços online. Com isso, a crescente demanda por capacidade de processamento e armazenamento, a eficiência operacional e um melhor desempenho tornaram-se pontos necessários de atenção.

Nesse contexto, a automatização de tarefas emergiu como uma solução inovadora, proporcionando benefícios significativos para a gestão eficaz desses ambientes complexos. Nos Data Centers, o uso dessa ferramenta otimiza processos, reduz erros humanos e acelera a execução de operações rotineiras. Isso se traduz em eficiência operacional aprimorada e permite que as equipes de TI se concentrem em tarefas mais estratégicas e de alto valor.

Nos Data Centers, o uso dessa ferramenta otimiza processos, reduz erros humanos e acelera a execução de operações rotineiras

Para Davi Lopes, diretor de Distribuição, Inside Sales e Transformação Digital da Schneider Electric, os benefícios para a implementação de sistemas automatizados nos Data Centers para tarefas são o monitoramento de desempenho e gerenciamento de capacidade, que resultam em um ambiente mais ágil e responsivo.
Isso também contribui para a redução de custos operacionais, otimizando o consumo de energia, melhorando a utilização dos servidores e minimizando desperdícios de recursos. A automação facilita a conformidade com regulamentações e padrões de segurança, garantindo que as políticas e procedimentos sejam aplicados consistentemente.

“A busca por um desempenho aprimorado é um imperativo constante nos Data Centers, considerando a crescente demanda por velocidade, escalabilidade e confiabilidade. A automatização permite ajustes dinâmicos na infraestrutura em resposta a picos de demanda, alterações nos padrões de tráfego e outros eventos imprevistos”, explica o executivo.

A implementação de técnicas avançadas, como aprendizado de máquina e Inteligência Artificial, também possuem importância na otimização do desempenho. Algoritmos podem analisar padrões de uso, prever demandas futuras e ajustar automaticamente os recursos para atender às necessidades específicas.

“Colocar em prática a automação nos Data Centers requer uma abordagem equilibrada, combinando a tecnologia avançada com uma compreensão aprofundada das necessidades específicas da infraestrutura e das operações. A implementação cuidadosa, considerando os desafios e as necessidades específicas, pode posicionar os centros de Dados para atender de forma eficaz às demandas do cenário digital em constante evolução”, ressalta Davi Lopes.

Serviço
www.se.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.