book_icon

Maior acesso a tecnologias emergentes transformará a sociedade, diz Accenture

Segundo o relatório Accenture Life Trends 2023, empresas e líderes devem se preparar para mudanças nos modelos de negócios devido à mudança de comportamento dos clientes

Maior acesso a tecnologias emergentes transformará a sociedade, diz Accenture

Após vários anos de instabilidade global, as pessoas estão obtendo maior acesso a tecnologias emergentes – incluindo IA, Web3 e tokenização – que está avançando para a próxima geração de criatividade, comunidade e privacidade de dados. Por sua vez, empresas e líderes devem se preparar para mudanças nos modelos de negócios devido à mudança de comportamento dos clientes, à medida que encontram valor crescente em novas tecnologias emergentes. A constatação faz parte do relatório Accenture Life Trends 2023.

Com base no legado de 15 anos do Fjord Trends, este relatório – agora intitulado Accenture Life Trends 2023 – identifica cinco macromovimentos globais em todo o comportamento humano que moldarão os negócios, a cultura e a sociedade no próximo ano.

As empresas precisam considerar como se destacarão no mar de conteúdo gerado por IA e como usarão a IA para aumentar a velocidade e a originalidade da inovação

De aprender a viver em permacrise (crise permanente) a buscar cada vez mais pertencer a comunidades online, a perder os benefícios intangíveis do trabalho e a usar tecnologias emergentes, como a IA, para acelerar a criatividade, o cenário da vida cotidiana foi bastante alterado. Essa mudança levará empresas e líderes a operar em cenários radicalmente novos, cita ainda o relatório.

“Momentos perturbadores fazem as pessoas questionarem que senso de controle elas têm sobre suas próprias vidas. Como eles inevitavelmente se adaptam e controlam as coisas, as decisões tomadas para exercer mais controle afetarão as marcas e organizações com as quais eles interagem”, disse Mark Curtis, líder global de Liderança de Pensamento, Metaverso e Sustentabilidade da Accenture Song. “Essas novas dinâmicas de poder criarão oportunidades para as empresas desenvolverem maneiras novas e modernas de envolver e construir relacionamentos com os clientes”, observou.

Insights e inteligência colaborativas da rede global de designers, criativos, tecnólogos, sociólogos e antropólogos da Accenture Song, elaboraram uma previsão anual de referência, que utilizou a IA para as imagens do relatório, e inclui as seguintes tendências e ações para as empresas seguirem em 2023:

Estamos em uma permacrise, mas vamos nos adaptar – O mundo está passando de uma catástrofe global para outra. Mas, como a humanidade faz há milênios, as pessoas estão se adaptando à instabilidade alternando entre quatro respostas: lutar, fugir, focar e congelar, o que afetará o que compram e como veem as marcas e seus empregadores – e as empresas precisam estar prontas.

O que vem a seguir para a lealdade – Em um mundo instável, as pessoas procuram lugares onde sentem que pertencem. Como resultado, as marcas modernas serão construídas primeiro como comunidades, remodelando a lealdade e a participação na marca. Por exemplo, a maioria dos participantes do grupo focal de pesquisa da Accenture experimentou novos hobbies ou ingressou em novas comunidades nos últimos seis a nove meses. A tecnologia emergente está impulsionando amplamente os três segmentos para habilitar esse modelo.

a) Comunidades de pertencimento: em plataformas como Reddit, Discord e Twitch.

b) Token-gating: acesso exclusivo reservado para “somente detentores de token”.

c) Colecionáveis: artes digitais, autógrafos, cartões colecionáveis ​​e muito mais.

A importância dos intangíveis do trabalho – À medida que o debate sobre o retorno ao escritório continua, uma coisa é certa: ainda não é um sucesso para muitas pessoas. Todos sentiram a perda dos benefícios intangíveis do escritório, como encontros casuais e orientação consistente e próxima de talentos juniores. Agora as consequências da perda estão se tornando claras. Sem o envolvimento pessoal, as empresas podem perder orientação, inovação, cultura e inclusão. É hora de os líderes voltarem à prancheta para fazer um plano lógico e mutuamente benéfico.

A IA está se tornando o co-piloto da criatividade das pessoas – A Inteligência Artificial está agora nas mãos do usuário comum e é uma nova ferramenta para o processo criativo. De repente, as redes neurais tornaram-se amplamente disponíveis para criar linguagem, imagens e música com muito pouco esforço ou habilidade. Os desenvolvimentos dentro da IA ​​também estão chegando ao mercado em uma velocidade surpreendente. Em escala, este é um avanço incrível para a criatividade. As empresas precisam considerar como se destacarão no mar de conteúdo gerado por IA e como usarão a IA para aumentar a velocidade e a originalidade da inovação.

As carteiras digitais podem acabar com a crise de identidade digital – O uso e o uso indevido de dados pessoais estão muito atrasados ​​para uma transformação. A transparência e a confiança nas experiências de marca online estão diminuindo rapidamente. Mas o controle de seus dados pode voltar para o usuário em breve. As carteiras digitais contendo tokens (representando métodos de pagamento, identidade, cartões de fidelidade e muito mais) permitirão que as pessoas decidam quantos dados compartilharão – e até mesmo venderão para – organizações. Isso é uma ótima notícia para as marcas: os dados que as pessoas entregam serão ainda mais valiosos do que as informações de terceiros que não são mais coletadas em um mundo sem cookies.

“Mudanças de controle levam a mudanças de poder, e essas mudanças aparentemente pequenas – mas profundas – no comportamento humano irão alterar a dinâmica de poder entre pessoas e organizações”, disse David Droga, CEO e creative chairman da Accenture Song. “Nos papéis de líderes, trabalhadores, clientes, consumidores e criadores, as pessoas buscam maneiras de recuperar o controle. Os resultados serão diferentes – uma nova imagem do progresso – do que vimos antes, graças às mudanças nas atitudes e ao amadurecimento da tecnologia”, finalizou

Serviço
www.accenture.com

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.