De acordo com o relatório IDC FutureScape: Worldwide CIO Agenda 2024 Predictions, até 2028, 80% dos CIOs alavancarão as mudanças organizacionais para aproveitar a IA, automação e análise, impulsionando negócios digitais ágeis e orientados por insights. Essa previsão destaca o papel dos CIOs como atores-chave na formação do futuro de suas empresas, guiando-os por meio de novas tendências tecnológicas enquanto colocam os dados no centro de suas estratégias de negócios.
Já a Pesquisa de Sentimentos dos CEOs da Ásia/Pacífico de 2023 da IDC mostra que as três principais preocupações entre os executivos C-suite estavam nas habilidades digitais, na falta de confiança da LOB na TI e na falta de know-how de negócios digitais dos executivos C-suite. Dado esse pano de fundo, o grande desafio para os CIOs é a transição de um líder técnico para um líder estratégico de negócios, em grande parte impulsionado pela crescente influência tecnológica dos líderes de negócios operacionais e pela complexidade de habilitar e conduzir estratégias de negócios digitais.
A IDC enfatiza a mudança crítica dos CIOs em direção à integração de IA nas estratégias de negócios. Essas previsões mostram uma necessidade urgente de os CIOs se adaptarem e inovarem e destacam a importância crescente da IA e da GenAI na formação das práticas de negócios:
Investimentos otimizados em TI: até 2024, 65% dos CIOs enfrentarão pressão para adotar tecnologia digital, como IA generativa e análise profunda, mas o suporte limitado de TI diminuirá os benefícios e aumentará os riscos.
Estratégia e governança de IA: cerca de 55% dos CIOs se unirão a executivos de LOB para estabelecer uma governança federada robusta para estratégias de IA coesas, impulsionando a adoção rápida e contínua de IA generativa no aumento e automação de trabalhadores até 2025.
IA para reinvenção digital: até 2024, 35% dos CIOs adotarão a IA generativa, garantindo uma vantagem inicial de curto prazo sobre os concorrentes, enquanto cultivam uma base de talentos, experiência e dados de treinamento.
Repensando a estratégia de software: até 2025, 55% dos CIOs aproveitarão desenvolvedores internos experientes em negócios e ferramentas que usam IA generativa e low-/no-code à medida que eles e desenvolvedores de LOB constroem diferenciação competitiva por meio de aplicativos personalizados.
A IDC acredita em uma abordagem holística para o futuro, onde a tecnologia é o pilar central da estratégia de negócios. Essa previsão se estende além do âmbito da IA, lançando uma ampla rede sobre as esferas críticas de segurança cibernética, cultura de dados, liderança resiliente, conformidade ESG e engajamento do cliente orientado pela confiança. Juntos, esses elementos ressaltam a necessidade de os CIOs arquitetarem uma abordagem de tecnologia abrangente que esteja perfeitamente entrelaçada com todas as facetas da operação de negócios para permanecer competitiva e segura no cenário digital em rápida evolução.
Cibersegurança incorporada: até 2026, 75% dos CIOs integrarão medidas de segurança cibernética diretamente em sistemas e processos para detectar e neutralizar vulnerabilidades de forma proativa, fortalecendo contra ameaças cibernéticas e violações cibernéticas.
Cultura de dados: até 2025, 40% dos CIOs priorizarão a gestão estratégica de dados e fomentarão uma cultura centrada em dados, garantindo diferenciação competitiva na era digital.
Liderança resiliente: dois terços dos CIOs não atingirão suas metas de receita digital para 2025 por causa de investimentos desalinhados que prejudicam o desempenho dos negócios.
ESG para vantagem competitiva: para mitigar riscos legais e melhorar sua marca e vantagem competitiva, quase metade dos CIOs estará motivada a automatizar a conformidade regulatória e o ESG até 2025.
Engajamento orientado pela confiança: até 2026, 45% dos CIOs forjarão estratégias unificadas com os CMOs, desmontando silos de dados de clientes para permitir a entrega dos engajamentos esperados dentro de uma experiência digital confiável.
“À medida que navegamos em um mundo transformado pela tecnologia, o imperativo para os CIOs é claro: evoluir ou ser deixado para trás. O papel dos CIOs é incorporar tecnologias como a IA no próprio DNA dos negócios como um aliado estratégico para enfrentar os desafios e oportunidades de negócios, garantindo que seus dados estejam seguros e que os requisitos regulatórios e as metas ESG sejam cumpridos. É essa fusão de visão e vigilância que definirá os CIOs bem-sucedidos da Ásia/Pacífico e além”, diz Franco Chiam, vice-presidente de Pesquisa de Nuvem, Data Center, Telecomunicações e Infraestrutura da IDC Ásia/Pacífico.
Serviço
www.idc.com
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo