Após a aquisição da Axis Security pela Hewlett Packard Enterprise, HPE, em 2023, o mercado brasileiro de redes passou a contar com ofertas completas da marca, voltadas para Borda de Serviços de Acesso Seguro, Sase, com Borda de Serviços de Segurança, SSE; SD-WAN e firewall de rede.
Para falar sobre esse mercado, Infor Channel entrevistou Lorena Velarde, gerente de Categoria para a América Latina da HPE Aruba Networking. Ela garante que essas soluções oferecem maior segurança e otimizam a experiência do usuário, por meio de venda no modelo como serviço da HPE Aruba Networking.
Infor Channel – Nada mais se faz ou se fala em TIC sem passar por Segurança da Informação, de acesso, de processamento… Nesse aspecto, quais são as novidades globais da HPE Aruba em termos de produto e tecnologia? Estão disponíveis no Brasil e AL?
Lorena Velarde – Desde o início, a Segurança tem sido uma parte fundamental do portfólio de soluções da HPE Aruba Networking. Quando ninguém pensava que o ponto de acesso “precisava de segurança” porque a segurança era feita através de um firewall, a HPE Aruba Networking introduziu recursos de firewall dentro da solução wireless, entre outros recursos de Segurança. Ao adotar o acesso ao campus, compreendemos que uma arquitetura Zero Trust é crítica nas organizações, portanto, com o ClearPass, conseguimos fornecer o controle de acesso à rede necessário para usuários e dispositivos. Além disso, unindo infraestrutura como Wi-Fi e switches, onde tudo se conecta, com o ClearPass, fomos pioneiros na segmentação dinâmica, garantindo identidade, política de acesso e controle contínuo. Agora, para ampliar e complementar nosso portfólio de Segurança, temos uma oferta Sase completa na nossa solução segura de SD-WAN, que inclui um firewall de última geração, além de IDS/IPS para as filiais e uma oferta completa de SSE (da recente aquisição da Axis). Isso nos permite fornecer uma plataforma de Segurança abrangente a colaboradores remotos com ofertas como Zero-Trust Network Access, Ztna, para substituir totalmente implementações tradicionais e vulneráveis de VPN, Secure Web Gateway, e Cloud Access Security Broker, Casb. Além disso, desenvolvemos o switch inteligente CX 10000 para data center (e campus) que possui um firewall integrado, entre outros recursos que fornecem segurança no tráfego Leste-Oeste, mesmo em ambientes virtualizados.
IC – Há novidades específicas em SD-Wan? Quais?
LV – Nossa oferta de SD-WAN segura possui elementos essenciais para as empresas atuais orientadas para a Nuvem. Em primeiro lugar, nos concentramos nas aplicações. Somos o único fornecedor no mercado que cria overlays virtuais com SLAs e controles específicos de aplicações que nos permitem garantir o desempenho da aplicação, mesmo usando links de banda larga. Também incluímos a opção de otimização de WAN que pode economizar muita largura de banda, mas também melhorar o desempenho de links de alta latência, como satélite. Um de nossos principais diferenciais é nossa orquestração centralizada que nos permite orquestrar não apenas em um só lugar todos os nossos locais físicos, mas também quaisquer locais na nuvem e até mesmo integrar com nossa oferta de SSE ou outros fornecedores de SSE no mercado. Todos esses novos recursos fazem parte de nossa estratégia Sase unificada e estão disponíveis hoje no Brasil e na América Latina.
IC – A compra da Axis pela HPE Aruba, em março de 2023, demonstra foco em Segurança na Nuvem. O que, efetivamente, essa compra já proporcionou aos clientes da companhia?
LV – De fato, a combinação da HPE Aruba Networking com a Axis Security incorpora tecnologia para acelerar a estratégia geral de transformação em Nuvem da HPE para clientes empresariais, incluindo Segurança. Ainda temos muito a avançar em relação à implementação de SASE/SSE nos clientes brasileiros, pois oferecemos a oferta completa há poucos meses nesta região. Mas nossos primeiros clientes já contam com a entrega de controles de Segurança WAN e controles de Segurança de Nuvem diretamente à aplicação na Borda, em vez de rotear Dados por meio do data center. Isso ajuda os clientes fornecendo a eles todos os componentes de rede como serviço, ou as a service, com um único ponto de controle, assim eles não precisam adquirir, manter e licenciar componentes separados individualmente. Essa combinação garante que controles de Segurança Zero Trust possam ser aplicados a pessoas e dispositivos, não importa onde eles se conectem: no campo, filial, casa ou na estrada.
IC – As expectativas com a compra foram alcançadas? Ainda haverá novidades e desdobramentos a serem extraídos dessa compra e, ainda, quais serão os próximos passos da HPE Aruba com novas ofertas ou novas funcionalidades em Sase?
LV – Por enquanto, o que podemos dizer é que a aquisição da Axis Security tem se mostrado acertada em todos os aspectos. Nos Estados Unidos, até analistas de mercados nos dizem que estamos, cada vez mais, ficando parecidos com “uma empresa de Segurança”. E somos, de fato, uma empresa de redes seguras da Borda à Nuvem. Estamos na melhor posição do mercado no que diz respeito à união das equipes de TI e Segurança. Nosso objetivo é oferecer tecnologias para ajudar a tornar a Internet mais segura para o trabalho, especialmente no caso de trabalho híbrido e remoto.
Em uma pesquisa da HPE Aruba Networking, identificamos que 64% dos líderes de TI acreditam que as preocupações com a Cibersegurança estão impactando negativamente a disposição da empresa onde trabalham de investir em tecnologias inovadoras. Além disso, 91% consideram tecnologias emergentes um perigo ou admitem já ter sofrido uma violação por causa delas. E 89% dizem que sua organização adotará novas tecnologias nos próximos 12 meses, especificamente 5G, IA, Aprendizado de Máquina ou IoT e sensores inteligentes.
Mas os líderes de TI não podem se dar ao luxo de deixar que o risco os impeça de inovar- eles precisam ser capazes de abraçar a inovação para acelerar a transformação dos negócios, mas de uma forma que permita a conectividade segura a partir de qualquer dispositivo ou local.
Temos um ótimo roteiro pela frente em termos de funcionalidades e integrações, embora não possamos discutir detalhes, estamos continuamente trabalhando para fornecer uma oferta Sase unificada para todos os nossos clientes.
IC – Sase proporcionou flexibilidade, visibilidade e escalabilidade para as redes. Quais outras vantagens destaca dessa tecnologia e qual sua tendência?
LV – É importante saber que Sase é uma combinação de diferentes serviços de rede e Segurança que oferecem diferentes benefícios aos nossos clientes. Dependendo de qual parte da jornada de transformação nosso cliente está, podemos ajudá-lo de diferentes maneiras. É importante ressaltar também que uma implementação correta dos diferentes componentes é fundamental para perceber o impacto. A tendência clara no mercado é Sase unificado, cada vez mais clientes desejam consolidar o painel e os recursos de rede e Segurança.
IC – Em termos de vendas indiretas, quais são as oportunidades de negócios para os parceiros HPE Aruba em Sase e outros produtos da companhia?
LV – A HPE Aruba Networking atua principalmente por meio de parceiros. Existe uma grande oportunidade no mercado para todos os nossos parceiros atuais e novos que estão investindo e impulsionando negócios no espaço Sase. Poderíamos capturar oportunidades apenas no espaço SD-WAN, consolidando o gerenciamento de filiais com segmentação dinâmica, mesmo que os clientes estejam usando outros produtos de Segurança, ou poderíamos ir atrás das oportunidades de Segurança em Nuvem com nossas ofertas de SSE, substituindo VPNs legados por Ztna, além de adicionar SWG e CASB, mesmo quando os clientes têm um fornecedor diferente na rede ou podemos fazer tudo!
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo