book_icon

Iniciativas de governança de dados e análises tendem a falhar, diz Gartner

Os analistas disseram que a abordagem típica de governança tamanho único usada hoje não é a abordagem necessária para a maioria das organizações

Iniciativas de governança de dados e análises tendem a falhar, diz Gartner

Até 2027, 80% das iniciativas de governança de dados e análises (D&A) falharão devido à falta de uma crise real ou fabricada, de acordo com o Gartner. “Um programa de governança de D&A que não permite resultados de negócios priorizados falha”, disse Saul Judah, analista vice-presidente do Gartner. “Por meio de crises recentes, como a Covid-19 ou o aumento dos custos de energia, os diretores de análise de dados (CDAOs) que ajudaram com sucesso suas organizações a navegar por essas interrupções, entenderam a crise e rapidamente pivotaram o D&A para ajudar os líderes de negócios a enfrentá-la”, observou.

Adotar uma abordagem estratégica para a governança de D&A e posicioná-la como um modelo essencial centrado nos negócios é mais significativo do que uma abordagem tática, onde as equipes de D&A operam a governança de forma reativa, concentrando-se em apenas um ativo – governança somente de dados.

Antes de os CDAOs embarcarem na entrega de casos de uso do GenAI, eles devem garantir que as informações genéticas centrais de sua organização sejam bem governadas

“Os CDAOs devem parar de adotar uma abordagem centralizada de comando e controle para a governança de D&A e, em vez disso, redimensionar sua governança para atingir resultados de negócios tangíveis, torná-la sensível a oportunidades e riscos e ágil e escalável à medida que sua organização evolui”, disse Judah.

Os analistas do Gartner disseram que a abordagem típica de governança “tamanho único” usada hoje não é a abordagem necessária para a maioria das organizações.

Adoção do GenAI 

À medida que a adoção de tecnologias de Inteligência Artificial (IA) e IA generativa (GenAI) se acelera, os CDAOs também têm a chance de renovar práticas de governança de D&A desatualizadas e incluir IA como parte de seu programa de governança aprimorado. A governança de IA é o processo de atribuir e assegurar a responsabilidade organizacional, direitos de decisão, riscos, políticas e decisões de investimento para a aplicação de IA.

Ao mesmo tempo, os CDAOs devem incorporar recursos habilitados para IA e GenAI ao seu programa de governança de D&A. O Gartner prevê que, até 2027, a aplicação do GenAI acelerará o tempo de implantação dos programas de governança e gerenciamento de dados mestres em 40%.

“Antes de os CDAOs embarcarem na entrega de casos de uso do GenAI, eles devem garantir que as informações genéticas centrais de sua organização sejam bem governadas. Para isso, eles devem usar e priorizar os recursos do GenAI que levariam a um tempo de valorização mais rápido para seu programa de governança”, disse Anurag Raj, analista principal sênior do Gartner. “Os recursos do GenAI podem ajudar nisso por meio do aumento da produtividade em atividades de governança, como catalogação e classificação, adoção mais ampla e fácil (por exemplo, melhores recursos de autoatendimento) ou recursos que resolvem desafios de negócios específicos, como o enriquecimento de dados de clientes para melhor segmentação”, finalizou.

Serviço
www.gartner.com

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.