book_icon

IBM aprimora segurança em armazenamento com recursos de IA

Novas versões aprimoradas por IA do IBM FlashCore Module estão disponíveis em novos produtos IBM Storage FlashSystem e uma nova versão do software IBM Storage Defender

IBM aprimora segurança em armazenamento com recursos de IA

Em um artigo assinado por Sam Werner, vice-pr4esidente de Gerenciamento de Produtos de Armazenamento da IBM, no site da companhia, os ataques cibernéticos são um risco existencial, com 89% das organizações classificando o ransomware como uma das cinco principais ameaças à sua viabilidade, de acordo com um relatório de novembro de 2023 do Enterprise Strategy Group da TechTarget, uma empresa líder em análises.

“E este é apenas um dos muitos riscos para os dados corporativos – ameaças internas, exfiltração de dados, falhas de hardware e desastres naturais também representam um perigo significativo. Além disso, como afirma o recém-lançado IBM X-Force Threat Intelligence Index de 2024, à medida que o mercado de IA generativa se torna mais estabelecido, isso pode desencadear a maturidade da IA como superfície de ataque, mobilizando ainda mais investimentos em novas ferramentas de cibercriminosos. O relatório observa que as empresas também devem reconhecer que sua infraestrutura subjacente existente é uma porta de entrada para seus modelos de IA que não exigem novas táticas de invasores para alvo”, disse Werner.

A nova versão do IBM Storage Defender expande seus recursos de detecção de ameaças para ajudar a criar confiabilidade de cópias como uma linha de base para as equipes começarem a recuperação de ataques cibernéticos

“Para ajudar os clientes a combater essas ameaças com detecção mais precoce e precisa, estamos anunciando novas versões aprimoradas por IA da tecnologia IBM FlashCore Module disponíveis em novos produtos IBM Storage FlashSystem e uma nova versão do software IBM Storage Defender para ajudar as organizações a melhorar sua capacidade de detectar e responder a ransomware e outros ataques cibernéticos que ameaçam seus dados”, informou o executivo. “A quarta geração recém-disponível da tecnologia FlashCore Module (FCM) permite recursos de inteligência artificial dentro da família IBM Storage FlashSystem. O FCM trabalha com o Storage Defender para fornecer resiliência de dados de ponta a ponta em cargas de trabalho primárias e secundárias com sensores alimentados por IA projetados para notificação antecipada de ameaças cibernéticas para ajudar as empresas a se recuperarem mais rapidamente”, explicou.

Detecção precoce de ameaças no fluxo de dados

Segundo Werner, os produtos IBM FlashSystem existentes verificam todos os dados recebidos até a granularidade em nível de bloco sem afetar o desempenho à medida que estão sendo gravados, usando software de detecção de corrupção de dados em linha e IA baseada em nuvem para ajudar a identificar anomalias que possam indicar o início de um ataque cibernético, permitindo assim que o sistema detecte, responda e se recupere rapidamente com cópias imutáveis. A nova tecnologia habilitada pelo FCM4 foi projetada para monitorar continuamente as estatísticas coletadas de cada E/S usando modelos de aprendizado de máquina para detectar anomalias como ransomware em menos de um minuto. [3]

“As ameaças cibernéticas evoluem rapidamente, tornando a detecção precoce um passo crítico quando ajudamos os clientes a responder a ataques”, disse Daneyand “DJ” Singley, Diretor Executivo da MAPSYS. “Recorremos ao IBM FlashSystem e ao FCM3 para ajudar nossos clientes a obter uma recuperação rápida e, com a nova tecnologia FCM4 em novos arrays FlashSystem, antecipamos a capacidade de tomar medidas imediatas para impedir ataques.”

Os produtos IBM FlashSystem já medem parâmetros como compressibilidade e aleatoriedade, ou entropia de dados, e passam essas informações para o software IBM Storage Insights para que ele possa alertar os operadores quando uma anomalia de carga de trabalho for detectada, como ransomware começando a criptografar os dados de um aplicativo. A tecnologia FCM4 em novos arrays FlashSystem foi projetada para capturar e resumir estatísticas detalhadas sobre cada E/S em tempo real. O FlashSystem usa modelos de aprendizado de máquina para distinguir ransomware e malware do comportamento normal, posicionando as organizações para agir e continuar operando no caso de um ataque.

“As organizações precisam adotar uma abordagem de ‘defesa em profundidade’ contra ransomware e outros ataques cibernéticos, especialmente à medida que o malware se torna cada vez mais sofisticado”, disse Dave Pearson, vice-presidente de Pesquisa de Infraestrutura da IDC. “A infraestrutura de armazenamento é outra camada em que a resiliência cibernética pode melhorar, e a IBM construiu seu novo FlashCore Module 4 com recursos baseados em IA projetados para acelerar a detecção de ransomware, reduzir a propagação e o impacto e acelerar a recuperação”, comentou.

Ficando mais inteligente na identificação de ameaças 

De acordo com Werner, o software IBM Storage Defender oferece resiliência de dados de ponta a ponta em ambientes de TI híbridos modernos de várias Nuvens, que incluem máquinas virtuais (VMs), bancos de dados, aplicativos, sistemas de arquivos, cargas de trabalho SaaS e contêineres. “A nova versão do IBM Storage Defender expande seus recursos de detecção de ameaças para ajudar a criar confiabilidade de cópias como uma linha de base para as equipes começarem a recuperação de ataques cibernéticos. Além disso, o IBM Storage Defender inclui sensores alimentados por IA desenvolvidos pela IBM Research que são projetados para detectar rapidamente ransomware e outras ameaças avançadas com alta precisão. O Defender emite alertas de alta fidelidade para ferramentas de segurança para reduzir o raio de explosão de violação de segurança e ajudar as empresas a se recuperarem de ataques”, disse.

“Adicionamos recursos de gerenciamento de inventário de armazenamento e carga de trabalho ao IBM Storage Defender projetados para ajudar as organizações a avaliar a extensão de seus aplicativos e dados. Isso pode ajudá-los a incorporar seus ativos em um plano de continuidade de negócios para recuperar uma empresa minimamente viável após um ataque cibernético. O Defender também adiciona a capacidade de orquestrar e automatizar a recuperação de aplicativos VMware”, enfatizou Werner..

Parte do apelo do Defender é a facilidade com que ele se integra a outras soluções IBM Storage e IBM Security, incluindo IBM QRadar, IBM Guardium, IBM FlashSystem, IBM Storage Scale, IBM Storage Ceph e IBM Fusion. Além das soluções IBM, o Defender se integra ao Cohesity e se integrará a outras plataformas de dados de terceiros para trazer resiliência de dados de ponta a ponta em todo o estado de dados corporativos.

Melhor juntos

Individualmente, tanto o FlashSystem quanto o Defender têm recursos que podem ajudar a tornar as organizações mais resilientes aos dados, mas são ainda melhores juntos. Por exemplo, os administradores de armazenamento agora podem criar grupos de proteção que incluem volumes específicos e são automaticamente copiados de acordo com políticas definidas pelo usuário. Cópias imutáveis de dados agora podem ser restauradas ou recuperadas para vários locais de destino, incluindo locais diferentes ao se recuperar de um ataque cibernético. Além disso, cópias imutáveis podem ser replicadas para outro cluster do IBM Storage Defender para uma camada adicional de proteção.

“Também criamos configurações que permitem que os administradores automatizem a criação de snapshots de cópia protegida, cópias point-in-time resistentes à cibernética de dados que não podem ser alterados ou excluídos por meio de erros do usuário, ações maliciosas ou ataques cibernéticos. O isolamento dessas cópias de backup dos dados de produção foi projetado para permitir que as organizações recuperem dados mais rapidamente após um evento de perda de dados”, afirmou Werner.

“Relatórios de notícias mostram que os agentes de ameaças agora estão implementando ataques cibernéticos baseados em IA, e devemos combater o fogo com fogo. Nosso novo hardware FlashCore Module e o software Storage Defender aproveitam os recursos de IA da IBM para ajudá-los a enfrentar melhor esse desafio. O portfólio de produtos IBM não está apenas ajudando a fornecer resiliência de dados abrangente aos clientes, incluindo muitas das maiores organizações financeiras e de saúde do mundo, para ajudá-los a evitar ameaças em primeiro lugar, mas também ajudando-os a acelerar o processo de recuperação no caso de invasores conseguirem passar”, finalizou Werner.

Serviço
www.ibm.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.