book_icon

Sustentabilidade e soberania digital ganham peso na adoção da GenAI

Segundo o Gartner, empresas que adotam IA generativa citarão esses fatores como principais critérios para a seleção entre diferentes serviços de GenAI de Nuvem pública

Sustentabilidade e soberania digital ganham peso na adoção da GenAI

Até 2027, 70% das empresas que adotam IA generativa (GenAI) citarão a sustentabilidade e a soberania digital como principais critérios para a seleção entre diferentes serviços de GenAI de Nuvem pública, de acordo com o Gartner. “Por causa de sua escala e modelo de serviços compartilhados, a tecnologia de Nuvem é mais adequada para a entrega de aplicativos habilitados para GenAI em escala e o desenvolvimento de modelos fundacionais de propósito geral”, disse Sid Nag, analista vice-presidente do Gartner. “No entanto, certos aspectos devem ser abordados, incluindo a soberania digital, ou a capacidade de controlar onde os dados são armazenados e onde as operações são executadas, e questões de sustentabilidade para que as organizações possam operacionalizar o GenAI”, observou.

A Nuvem é a plataforma na qual a maioria dos líderes de TI confia para apoiar sua jornada de sustentabilidade quando se trata da implementação geral da GenAI

O avanço dos modelos fundacionais (FMs) e dos grandes modelos de linguagem (LLMs), que são o núcleo dos recursos do GenAI, está impulsionando a evolução rápida e contínua dos recursos e casos de uso do GenAI. A implementação do GenAI na empresa apresenta desafios regulatórios significativos, incluindo regulamentações sobre os dados contidos nos LLMs, bem como aplicativos que aproveitam esses FMs e LLMs.

“Os provedores de Nuvem especializados se tornarão uma consideração importante para muitas arquiteturas de Nuvem corporativas à medida que as organizações estenderem suas operações de Nuvem para cobrir diversos locais e casos de uso”, disse Nag. “A soberania digital impulsionará a necessidade de incluir provedores de Nuvem que possam atender aos requisitos em evolução e exclusivos das operações soberanas, independentemente da região em que operam”, completou.

O papel da sustentabilidade 

As organizações que implementam serviços GenAI olharão para a Nuvem pública, dada a escala da infraestrutura necessária, mas também exigirão que os provedores abordem questões não técnicas relacionadas à sustentabilidade.

A pressão de investidores, clientes, reguladores e governos sobre sustentabilidade está forçando as organizações a gerenciar e otimizar suas emissões de carbono de TI para atingir suas metas de sustentabilidade ambiental. Novos processos, capacidades e ferramentas serão introduzidos, orientados para o monitoramento e gerenciamento do consumo de energia e emissões de carbono para cargas de trabalho GenAI implantadas na nuvem.

“A computação em Nuvem desempenha um papel fundamental hoje no suporte à sustentabilidade e aos aplicativos de negócios GenAI, fornecendo infraestrutura escalável, permitindo práticas ecológicas e permitindo o gerenciamento econômico de recursos”, disse Nag. “Portanto, a Nuvem é a plataforma na qual a maioria dos líderes de TI confia para apoiar sua jornada de sustentabilidade quando se trata da implementação geral da GenAI”, finalizou.

Serviço
gartner.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.