book_icon

Nokia e Nvidia impulsionam as redes móveis com Cloud RAN e IA

A colaboração entre as duas empresas visa posicionar a IA como fundamental para transformar o futuro do negócio de redes móveis de telecomunicações

Nokia e Nvidia impulsionam as redes móveis com Cloud RAN e IA

A Nokia anunciou que está colaborando com a Nvidia para revolucionar o futuro das soluções de rede de acesso de rádio (RAN) prontas para IA. A colaboração, que aprimora ainda mais a abordagem anyRAN da Nokia, visa posicionar a IA como fundamental para transformar o futuro do negócio de redes de telecomunicações. Como a IA está pronta para mudar o cenário da infraestrutura e dos serviços de telecomunicações no setor de operadoras móveis, esta colaboração visa oferecer valor incremental aos usuários finais por meio da introdução de serviços inovadores de IA de telecomunicações.

O anúncio é uma continuação da abordagem anyRAN flexível da Nokia, que suporta qualquer ambiente de RAN híbrido ou Cloud RAN construído para esse fim

A Nokia colaborará com as soluções Nvidia on Cloud RAN que aproveitam o Nvidia Grace CPU Superchip para processamento de Camada 2+, a tecnologia de acelerador In-Line Layer 1 (L1) de alto desempenho e eficiência energética da Nokia e o software Cloud RAN. Além disso, a Nokia usará GPUs Nvidia para aplicativos de IA e aceleração vRAN, abrindo caminho para AI-RAN.

A CPU Nvidia Grace é baseada na mais recente e avançada arquitetura de referência de CPU Arm Neoverse V2. Ele oferece desempenho, eficiência energética e conectividade de alta largura de banda, cobrindo todos os requisitos do Data Center. Os clientes da Nokia se beneficiarão da diversidade e escolha na seleção de CPUs para redes Cloud RAN.

O anúncio é uma continuação da abordagem anyRAN flexível da Nokia, que suporta qualquer ambiente de RAN híbrido ou Cloud RAN construído para esse fim. Ele foi projetado para ajudar os clientes a colocar seus serviços Cloud RAN em funcionamento muito mais rapidamente, removendo a complexidade e garantindo abertura e flexibilidade. A arquitetura de aceleração em linha de alto desempenho e eficiência energética da Nokia integra-se perfeitamente com todas as principais infraestruturas de Nuvem ou servidor. A Nokia realizou com sucesso chamadas de dados 5G de ponta a ponta (chamadas de Camada 3) em configurações de vários fornecedores com vários parceiros.

“Esta é uma colaboração importante com a Nvidia, que explorará como a Inteligência Artificial pode desempenhar um papel transformador no futuro da nossa indústria. É mais um exemplo da nossa abordagem anyRAN que está ajudando a tornar o Cloud RAN uma realidade comercial. A força de nossas colaborações no setor significa que podemos impulsionar a eficiência, a inovação, a abertura e a escala, oferecendo vantagem competitiva para operadores e empresas”, disse Tommi Uitto, presidente de redes móveis da Nokia.

“Trazer o poder da computação avançada da Nvidia para a plataforma da Nokia fornecerá soluções de RAN em Nuvem mais poderosas e energeticamente eficientes. Além disso, à medida que a IA cria oportunidades de transformação sem precedentes em todos os setores, nossa colaboração com a Nokia aprofunda a inovação habilitada por IA em redes de acesso de rádio para melhorar a eficiência operacional em telecomunicações”, finalizou Ronnie Vasishta, vice-presidente sênior de telecomunicações da Nvidia.

Serviço
www.nokia.com
www.nvidia.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.