book_icon

Organizações de Supply Chain de alto desempenho investem em IA e ML

Pesquisa do Gartner revelou que as melhores organizações da cadeia de suprimentos estão usando a produtividade, em vez de eficiência ou redução de custos, como foco principal

Organizações de Supply Chain de alto desempenho investem em IA e ML

As organizações da cadeia de suprimentos (Supply Chain) de alto desempenho estão investindo em Inteligência Artificial e aprendizado de máquina (IA/ML) para otimizar seus processos em mais do que o dobro da taxa de pares de baixo desempenho, de acordo com uma pesquisa do Gartner. A pesquisa também revelou que as melhores organizações da cadeia de suprimentos estão usando a produtividade, em vez de eficiência ou redução de custos, como seu foco principal para sustentar o ímpeto dos negócios nos próximos três anos.

O Gartner entrevistou 818 profissionais da cadeia de suprimentos em toda a geografia e indústria de agosto a outubro de 2023 para entender como a cadeia de suprimentos está se adaptando às mudanças nos valores econômicos, promovendo o crescimento sustentável, aproveitando o potencial dos ativos digitais para aumentar a produtividade e revitalizando a força de trabalho e a rede de pessoas.

A pesquisa do Gartner encontrou tendências semelhantes em como as organizações da cadeia de suprimentos de alto desempenho estão obtendo valor intangível de seus investimentos em pessoas e recursos

“As organizações da cadeia de suprimentos de alto desempenho tomam decisões de investimento com uma lente diferente de seus pares de desempenho inferior”, disse Ken Chadwick, analista vice-presidente da Prática de Cadeia de Suprimentos do Gartner. “Aumentar a produtividade é o fator-chave que impulsionará o sucesso futuro e a chave para desbloquear essa produtividade está na alavancagem de ativos intangíveis. Vemos essa divisão, especialmente no domínio digital, onde as melhores organizações estão muito à frente na otimização de seus dados da cadeia de suprimentos com aplicativos de IA/ML para desbloquear valor”, completou.

Na pesquisa, as organizações foram pontuadas em cinco métricas-chave que medem os resultados de negócios e pessoas para determinar seu nível de desempenho. Entre as principais descobertas, os dados mostraram que as organizações de alto desempenho estão muito à frente na automação e/ou otimização de processos que utilizam dados da cadeia de suprimentos usando IA/ML. “Desempenho alto” foram aqueles que relataram desempenho que excedeu as expectativas nos últimos 12 meses nas cinco medições nos resultados da cadeia de suprimentos.

Cadeias de suprimentos devem extrair valor de ativos intangíveis

A divisão entre alto e baixo desempenho na otimização de processos com IA/ML sugere uma divisão mais profunda na estratégia entre as organizações. Os profissionais de melhor desempenho priorizam cada vez mais a extração de valor de seus ativos digitais para impulsionar a produtividade, em vez de fazer investimentos digitais para alcançar eficiências, como economia de custos.

Entre os cinco principais investimentos digitais esperados para entregar valor, os de alto desempenho estão mais adiantados na implementação em toda a linha. Estes incluem (organizações de alto desempenho vs. baixo desempenho):

– Faça parceria com a TI para estabelecer mecanismos de segurança de dados invioláveis (74% vs. 61%).

– Criar estruturas de privacidade de dados éticas e vinculativas para uso de dados de clientes (68% vs. 50%).

– Escrever medidas de segurança cibernética em contratos de fornecedores e funcionários (66% vs. 57%).

– Capture dados específicos de satisfação do cliente da cadeia de suprimentos (58% vs. 40%).

– Analisar e aproveitar dados de uso e satisfação do cliente específicos da cadeia de suprimentos (57% vs. 35%).

“Capturar, proteger e, em seguida, alavancar os dados de uma organização por meio do uso de IA/ML é um exemplo de como as organizações estão cada vez mais se voltando para ativos intangíveis para extrair novas fontes de valor”, disse Chadwick. “As organizações de alto desempenho estão indo além do estágio inicial de implementação para a adoção total, resultando em uma melhor tomada de decisão que desbloqueia novas fontes de valor”, afirmou.

A pesquisa do Gartner encontrou tendências semelhantes em como as organizações da cadeia de suprimentos de alto desempenho estão obtendo valor intangível de seus investimentos em pessoas e recursos. Chadwick observou que o rápido avanço tecnológico impulsionará a necessidade de as organizações atualizarem seus talentos, com investimentos em aprendizado e desenvolvimento necessários para alcançar todos os benefícios dos investimentos digitais da organização.

Ao gerenciar investimentos em recursos, as organizações de alto desempenho estavam muito à frente na colaboração com fornecedores para manter a consistência do fornecedor e trabalhando exclusivamente com fornecedores que têm seus próprios controles de risco. Essas características são típicas de organizações que alcançaram maior visibilidade do fornecedor por meio do uso de dados maduros e recursos de análise.

Serviço
www.gartner.com

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.