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Chatbots e agentes virtuais substituirão os mecanismos de busca, diz Gartner

Isso forçará as empresas a repensar sua estratégia de canais de marketing à medida que a GenAI se torna mais incorporada em todos os aspectos da empresa

Chatbots e agentes virtuais substituirão os mecanismos de busca, diz Gartner

De acordo com uma nova previsão do Gartner, até 2026 o volume dos mecanismos de busca tradicionais cairá 25%, com o marketing de busca perdendo participação de mercado para chatbots de IA e outros agentes virtuais.

“A pesquisa orgânica e paga são canais vitais para os profissionais de marketing de tecnologia que buscam atingir metas de conscientização e geração de demanda”, disse Alan Antin, analista vice-presidente do Gartner. “As soluções de IA generativa (GenAI) estão se tornando mecanismos de resposta substitutos, substituindo as consultas do usuário que anteriormente podem ter sido executadas nos mecanismos de busca tradicionais. Isso forçará as empresas a repensar sua estratégia de canais de marketing à medida que a GenAI se torna mais incorporada em todos os aspectos da empresa”, afirmou.

As empresas precisarão se concentrar na produção de conteúdo exclusivo que seja útil para clientes e potenciais clientes

Com o GenAI reduzindo o custo de produção de conteúdo, há um impacto em torno de atividades, incluindo estratégia de palavras-chave e pontuação de autoridade de domínio do site. Os algoritmos dos mecanismos de busca valorizarão ainda mais a qualidade do conteúdo para compensar a grande quantidade de conteúdo gerado por IA, já que a utilidade e a qualidade do conteúdo ainda reinam supremas para o sucesso nos resultados de pesquisa orgânica.

Haverá também uma maior ênfase na marca d’água e em outros meios para autenticar conteúdo de alto valor. As regulamentações governamentais em todo o mundo já estão responsabilizando as empresas à medida que começam a exigir a identificação de ativos de conteúdo de marketing que a IA cria. Isso provavelmente desempenhará um papel na forma como os mecanismos de pesquisa exibirão esse conteúdo digital.

“As empresas precisarão se concentrar na produção de conteúdo exclusivo que seja útil para clientes e potenciais clientes”, disse Antin. “O conteúdo deve continuar a demonstrar elementos de avaliação de qualidade de pesquisa, como conhecimento, experiência, autoridade e confiabilidade”, finalizou.

Serviço
www.gartner.com

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