book_icon

Uso de IA gera empolgação e medo nos funcionários, diz pesquisa da Qualtrics

A velocidade na adoção da IA generativa trouxe desafios para os líderes de negócios, que estão correndo para entender como suas organizações podem aproveitar a nova tecnologia

Uso de IA gera empolgação e medo nos funcionários, diz pesquisa da Qualtrics

Mesmo que a Inteligência Artificial (IA) se torne uma parte inevitável da paisagem cultural, seu papel no local de trabalho não foi consolidado e essa falta de clareza está deixando alguns funcionários apreensivos. A velocidade com que a tecnologia GPT (Generative Pretrained Transformer) atraiu usuários foi quase sem precedentes, pois as pessoas se inscreveram para explorar seu potencial. Essa velocidade também trouxe desafios para os líderes de negócios que estão correndo para entender como suas organizações podem aproveitar essa nova tecnologia. Por exemplo, corrigir processos e tecnologias ineficientes pode aliviar os sintomas de esgotamento dos funcionários.

A nova pesquisa da Qualtrics, provedora de software para gerenciamento de experiências, descobriu que, entre os trabalhadores, os executivos estão mais ansiosos pelo impacto da IA, com 64% caracterizando a IA como empolgante. Apenas 39% dos colaboradores individuais, por outro lado, dizem que o impacto potencial da IA ​​é empolgante. Eles são mais propensos a dizer que é assustador (46%). Em contraste, 30% dos executivos dizem que é assustador.

Quase 60% dos funcionários dizem que sua empresa não tem uma política de uso de IA ou não está ciente de tal política, deixando-os tentando descobrir o que é ou não permitido

Dois terços dos executivos esperam que a IA tenha um impacto positivo na experiência geral do funcionário; apenas 35% dos colaboradores individuais compartilham desse otimismo e 31% dos colaboradores individuais dizem que a IA terá um efeito negativo.

“A empolgação entre os executivos com a IA não é surpreendente, dada a promessa de mais eficiência, mas as preocupações dos funcionários também são bem fundamentadas”, disse o psicólogo-chefe da Qualtrics, Dr. Benjamin Granger. “Os líderes organizacionais deveriam lembrar que, em suas raízes, as organizações são simplesmente grupos de pessoas e a maior promessa da IA ​​é ajudar as pessoas a serem mais felizes, saudáveis ​​e produtivas no trabalho – resultados que beneficiam a todos”, afirmou.

Maior produtividade, maiores expectativas

As maneiras mais comuns pelas quais os funcionários dizem que a tecnologia de IA pode ter um impacto positivo no local de trabalho estão relacionadas à produtividade, incluindo a automação de tarefas de rotina para que possam se concentrar em trabalhos mais complexos, bem como a capacidade de fazer análises de dados mais rápidas e avançadas.

Com a IA lidando com o trabalho repetitivo, os trabalhadores acreditam que serão mais produtivos no trabalho. De fato, 30% dos executivos dizem que a integração da IA ​​no local de trabalho aumentará significativamente as expectativas de produtividade dos funcionários.

As maiores preocupações dos trabalhadores sobre seu impacto são a perda do elemento humano para trabalhar (com 55% destacando isso como um potencial efeito negativo) e os trabalhadores perdendo suas habilidades de pensamento crítico (selecionado por 52% dos funcionários).

O impacto negativo final da IA ​​nos funcionários é a substituição total dos empregos. Mais de dois terços dos funcionários (68%) acreditam que alguns empregos estão em risco por causa da IA ​​e 23% acreditam que seus próprios empregos estão em risco.

Enquanto as empresas correm para entender como podem incorporar a IA, os funcionários se sentem confusos sobre o que isso significa para eles. Quase 60% dos funcionários dizem que sua empresa não tem uma política de uso de IA ou não está ciente de tal política, deixando-os tentando descobrir o que é ou não permitido.

Serviço
www.qualtrics.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.