book_icon

A importância de backup em tempos de desafios climáticos

Disrupturas nas linhas de energia e nos sinais de Internet estão tornando-se cada vez mais graves e frequentes. Nessas ocasiões turbulentas, ter o backup de dados torna-se crucial

Num mundo cada vez mais digital, as nossas vidas e, muitas vezes, até os nossos meios de subsistência estão intimamente ligados aos dados, os quais armazenamos em nossos computadores, telefones, e outros dispositivos conectados. Desde preciosas fotos de família até importantes documentos de trabalho, os nossos ativos digitais são inestimáveis.

No entanto, a Mãe Natureza pode por vezes ter os seus próprios planos, e os eventos climáticos que provocam disrupturas nas linhas de energia, e nos sinais de Internet, estão tornando-se cada vez mais graves e frequentes. Nessas ocasiões turbulentas, ter uma ferramenta de backup confiável torna-se crucial por várias razões.

Veja, a seguir:

Recuperação de dados: as ferramentas de backup funcionam como uma ponte de salvação para os seus dados, diante de desastres climáticos. Ao fazer backups regulares, você garante que mesmo que o seu computador ou telefone seja danificado ou perdido em um evento climático, suas informações permanecerão seguras e poderão ser facilmente recuperadas.

Consciência tranquila: com um backup confiável, você não precisa se preocupar com o risco de perder as suas lembranças mais queridas ou documentos de trabalho vitais, devido a uma queda repentina de energia ou interrupção da rede, às vezes, sem previsão de restauração.

Segurança na continuidade dos negócios: para as empresas, os dados costumam ser a força vital das operações. No caso de um evento climático, é fundamental contar com backups regulares para garantir a continuidade dos negócios, evitando a perda de dados e minimizando o tempo de inatividade, o que pode impactar diretamente na satisfação do cliente e, nos piores casos, gerar prejuízos enormes.

Acessibilidade: muitas ferramentas de backup, como por exemplo o Norton 360, oferecem flexibilidade para acessar os seus dados de qualquer lugar, mesmo quando o seu computador principal não estiver disponível. Esse acesso remoto pode ajudar os usuários nos momentos mais críticos, em que o acesso físico ao computador é limitado.

Preservação a longo prazo: as ferramentas de backup podem ajudar a preservar os dados a longo prazo. Não se trata apenas de recuperação de dados em caso de desastres, mas também de salvaguardar o seu legado digital para as gerações futuras.

Confira abaixo alguns pontos a serem levados em consideração na hora de escolher a melhor solução de backup:

Agendamento regular de backup: certifique-se de que a ferramenta de backup escolhida permita agendar backups regulares, para que os seus dados sejam continuamente protegidos.

Redundância: uma boa solução de backup deve incluir redundância, com múltiplas cópias dos seus dados armazenados em locais diferentes para proteção contra perda de dados.

Criptografia: certifique-se de que a ferramenta de backup criptografa os seus dados, para evitar acesso não autorizado.

Acessibilidade: verifique se a sua solução de backup oferece acesso fácil aos seus dados quando você precisar, mesmo em situações de crise.

Escalabilidade: considere uma solução que possa crescer de acordo com as suas necessidades, especialmente para empresas.

Seguindo essas dicas e contando sempre com uma boa ferramenta de backup, os seus dados estarão protegidos faça chuva, sol ou tempestade.

Por Luciana Rúbia, Head no Brasil da Gen.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.