book_icon

Como as PMEs podem maximizar os recursos de TI para obter vantagens competitivas?

O avanço tecnológico tem gerado transformações no cenário empresarial global, permitindo que as pequenas e médias empresas que investem em tecnologia obtenham cada vez mais vantagens competitivas nos segmentos em que atuam. Gradativamente, os líderes das PMEs têm percebido que a tecnologia é uma importante aliada na conquista de objetivos estratégicos.

De acordo com um estudo da Microsoft, em parceria com a empresa de consultoria Analysys Manson, 33% das PMEs acreditam que a tecnologia pode promover um aumento na eficiência operacional em seus negócios. Esse processo de digitalização nas empresas vem ocorrendo de forma muito rápida, o que significa que as companhias que se antecipam à adoção de novas tecnologias obtêm vantagens sobre seus concorrentes que ainda estão em processo de adaptação.

Uma pesquisa realizada pela AMD com líderes globais da área de TI (Tecnologia da Informação) reforça esse cenário. O estudo apontou que, apesar da hesitação de algumas empresas em relação à segurança e às despesas, as companhias que já adotaram novas tecnologias, como soluções de IA, perceberam um impacto positivo em seus negócios. Além disso, as organizações que atrasam esse processo correm o risco de ficar para trás no mercado. Para evitar essa situação, torna-se essencial investir em ecossistemas de software aberto com um hardware de alto desempenho.

Eficientes e competitivas
As melhores empresas do mercado global de tecnologia já disponibilizam soluções de hardware de alto desempenho, com ecossistemas de software aberto e inteligência artificial, para que as pequenas e médias empresas possam se tornar mais seguras em termos de proteção de dados, além de mais eficientes e competitivas. Algumas dessas soluções incluem processadores equipados com IA, que podem redesenhar o cenário de concorrência do mundo dos negócios, dando às pequenas organizações grandes estruturas tecnológicas.

É notório que, por trás das PMEs, há um investimento cada vez maior em tecnologias e hardware, o que permite que essas organizações sejam mais eficientes no mercado no presente e no futuro. As empresas que ainda não perceberam os benefícios oferecidos pelo investimento em computação de alto desempenho, servidores em nuvem e infraestrutura tecnológica correm o risco não apenas de ficarem para trás no cenário competitivo dos negócios, mas também de deixarem de existir.

É fundamental que as PMEs invistam constantemente em recursos e soluções de TI, como ferramentas de última geração capazes de promover uma otimização do trabalho realizado e que proporcionem uma maior segurança na proteção dos dados. Dessa forma, as PMEs podem se tornar agentes competitivos em suas áreas de atuação, contribuindo de forma mais efetiva para o avanço da sociedade atual por meio dos serviços que oferecem.

Por Fabiano Schunck, gerente de Vendas para Canais da AMD Brasil.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.