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Estudo do Gartner Digital Markets mostra mudanças em compra de softwares

Em 2024, os compradores estão cada vez mais focados na eficiência de custos, na funcionalidade de Inteligência Artificial e na segurança aprimorada

Estudo do Gartner Digital Markets mostra mudanças em compra de softwares

Uma nova pesquisa publicada pelo Gartner Digital Markets, plataforma para encontrar softwares e serviços, revelou uma mudança significativa nos comportamentos de compra das empresas. Em 2024, os compradores estão cada vez mais focados na eficiência de custos, na funcionalidade de Inteligência Artificial (IA) e na segurança aprimorada. O relatório revela que 61% dos compradores estão buscando atualizações para mais funcionalidades em seu software comprado recentemente.

A necessidade de atualização reflete a busca constante de otimizar as ferramentas tecnológicas para melhor desempenho e ROI. Fundamental para navegar nessas decisões, 98% dos compradores confiam nas avaliações dos usuários em seu processo de tomada de decisão e depositam maior confiança nas avaliações mais recentes.

As empresas de SaaS podem alinhar suas ofertas com as demandas atuais do mercado, como recursos avançados de IA e segurança, ao mesmo tempo em que entendem a importância das avaliações dos clientes na construção de confiança

Para ajudar as empresas de SaaS a atrair e reter clientes, o Gartner Digital Markets identificou quatro prioridades principais para os compradores de software em 2024:

– Os compradores de software estão avaliando ativamente seus orçamentos e esperam preços justificáveis em relação aos recursos incluídos. Os compradores de software são sensíveis ao preço, e 31% substituíram seu software porque custa muito. O custo é o fator número um para os compradores que procuram novos softwares. De fato, mais da metade (53%) desqualificou um fornecedor porque os preços não estavam em linha com suas expectativas.

– Os compradores de software exigem mais funcionalidade, especialmente recursos de IA para aumentar a eficiência/produtividade. Quase todas (92%) as empresas estão considerando investir em software alimentado por IA em 2024. De acordo com o Gartner, até 2027, os gastos com software de IA crescerão para US$ 297,9 bilhões, com uma taxa de crescimento anual composta de 19,1%.

– Os compradores de software estão preocupados com a segurança em meio a ameaças cibernéticas consistentes. Quase metade (47%) dos compradores de software dizem que suas preocupações com segurança e ataques cibernéticos desencadearam uma compra nos últimos 12 meses. Certificação de segurança, reputação ou práticas de privacidade de dados são as principais razões pelas quais 46% dos compradores selecionaram um fornecedor para sua compra mais recente. Além disso, o software de segurança de TI é a principal categoria de compra.

– Os compradores de software dependem muito de avaliações para tomar decisões de compra. É mais provável que as revisões recentes reflitam os recursos e os recursos de suporte mais recentes de um produto de software, permitindo uma visão mais precisa para informar a tomada de decisões. Como tal, 92% dos compradores indicam que são mais propensos a confiar em revisões de software escritas no ano passado, com preferência por avaliações que são verificadas por terceiros.

“Em tempos de rápido avanço tecnológico e incerteza econômica, a capacidade dos provedores de software de se adaptarem e se manterem competitivos é essencial – e as oportunidades certamente estão lá para o crescimento”, aconselha Caroline Hogan, diretora sênior de Marketing de Fornecedores do Gartner Digital Markets. “As empresas de SaaS podem alinhar suas ofertas com as demandas atuais do mercado, como recursos avançados de IA e segurança, ao mesmo tempo em que entendem a importância das avaliações dos clientes na construção de confiança e credibilidade com potenciais compradores”, completou.

Serviço
digitalmarkets.gartner.com

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