book_icon

Intel colabora com parceiros para impulsionar redes privadas 5G

As empresas estão trabalhando para alavancar a interseção de 5G, IA e Computação de Borda em redes privadas para aumentar a conectividade, a segurança de dados e a eficiência

Intel colabora com parceiros para impulsionar redes privadas 5G

As redes 5G privadas estão em alta demanda em 2024, à medida que as empresas procuram soluções de computação escaláveis para alimentar a próxima onda de aplicativos de Inteligência Artificial (IA) rodando na Borda e impulsionar seus esforços de Transformação Digital. O Gartner prevê que “até 2025, mais de 50% dos dados gerenciados pela empresa serão criados e processados fora do Data Center ou da Nuvem”. Para atender a essa demanda excepcional, a Intel colaborou com várias empresas de escala para dar aos clientes acesso a soluções 5G privadas e implementações verticais de mercado em todo o mundo.

“Ao aproveitar a amplitude do portfólio de produtos Intel com os recursos de integração e a escala de nosso ecossistema profundo, empresas em todo o mundo podem colher os benefícios de uma rede privada personalizada para suas necessidades de negócios. Estamos vendo o rápido crescimento da IA e da Computação de Borda combinado com a conectividade do 5G impulsionando a inteligência, a economia de custos e a inovação em indústrias em desenvolvimento e maduras”, disse Caroline Chan, vice-presidente da Intel e gerente-geral da Divisão de Incubadoras de Empresas de Rede.

s redes 5G privadas oferecem aos clientes um caminho rápido e fácil para fornecer computação de alta largura de banda e baixa latência em ambientes seguros

Essas implementações são resultados de anos de investimento, desenvolvimento, colaboração e testes de laboratório que agora estão se tornando mainstream e estabelecendo um exemplo de excelência do setor.

A Intel, por meio de um portfólio de produtos de hardware, software (processadores, Ethernet, FlexRAN, OpenVINO e ofertas de software 5G) e colaborações da indústria está quebrando as barreiras para permitir que as operadoras monetizem suas redes e empresas para projetar e implementar rapidamente redes privadas inteligentes em verticais do setor, incluindo manufatura, centros de transporte, mineração, serviços públicos, saúde, educação e outros.

Nos últimos anos, o 5G provou ser um facilitador para a transformação do setor. À medida que a IA generativa apresentou um novo potencial para cargas de trabalho corporativas, as empresas estão trabalhando para alavancar a interseção de 5G, IA e Computação de Borda em redes privadas para aumentar a conectividade, a segurança de dados e a eficiência em relação a seus objetivos e iniciativas específicas do setor. As redes 5G privadas oferecem aos clientes um caminho rápido e fácil para fornecer computação de alta largura de banda e baixa latência em ambientes seguros necessários para as cargas de trabalho de Borda mais exigentes.

A tecnologia Intel permitirá que a IA na Borda impulsione a inteligência em setores em desenvolvimento e maduros, ajudando a melhorar as operações de negócios em todo o mundo.

Amazon Web Services: a colaboração contínua da AWS com a Intel, que começou com centros de experiência conjuntos na Europa e nas Américas, está ajudando os clientes a acelerar as implementações de rede privada em muitos mercados verticais. O exemplo mais recente inclui a adição do Amdocs como integrador de sistemas para o programa Integrated Private Wireless (IPW) na AWS. Por meio do programa, os clientes da AWS podem acessar serviços completos da Amdocs Mobile Private Network (MPN), e a infraestrutura, criada em servidores AWS Outposts, é alimentada por processadores Intel Xeon. Essa solução fornece responsabilidade de ponta a ponta em todos os blocos de construção de uma rede privada móvel, incluindo RAN, núcleo, segurança e aplicativos e serviços para implementação e operações. Combinados, esses elementos capacitam os clientes a aproveitar dados essenciais e insights de negócios para acelerar a transformação digital. Na MWC, a AWS continuará o impulso e apresentará mais soluções em uma variedade de casos de uso sem fio privados.

Cisco/NTT: a Cisco e a NTT Data colaboraram para transformar a RAI Amsterdam no primeiro local inteligente da Europa. Usando a tecnologia Intel, a Cisco fornece o núcleo 5G privado e o hardware de rede, enquanto a NTT Data fornece a rede privada como um serviço para o local. A solução executada na arquitetura Intel fornece conectividade de alta velocidade e baixa latência para o grande número de smartphones e dispositivos IoT, bem como para o processamento de grandes quantidades de dados para insights em tempo real.

Ericsson: em colaboração com a Expeto, a Intel e outros membros do 5G Open Innovation Lab, a equipe da Ericsson implementou uma nova rede 5G privada na Tacoma Tideflats, ao redor do Porto de Tacoma, em Puget Sound, no estado de Washington (EUA). A colaboração fortemente coordenada inicialmente apoia cinco empresas locais e se concentra na modernização de suas operações, incluindo assistência para infraestrutura portuária, movimentação de carga, cadeias de suprimentos e operações de fabricação, permitindo que cada empresa utilize os benefícios do 5G e ajude a impulsionar melhores resultados de negócios para seus usuários finais.

Nokia: o Nokia Digital Automation Cloud (DAC) sem fio privado usando Mission Critical Industrial Edge (MXIE), baseado em tecnologias Intel, permite redes privadas 4.9G/LTE e 5G para conectividade de sistemas industriais e trabalhadores, bem como o processamento de dados OT em tempo real em vários locais industriais. Esta solução tem várias centenas de implantações em todo o mundo. Um exemplo recente é na stürmsfs ag, um dos principais centros de serviços de aço e metal da Suíça. Esta implementação é em parceria com o integrador de sistemas Datwyler IT Infra e usa software e suporte da Fundação Federal Suíça de Fusão da Indústria (IFF), apresentando componentes Intel com projetos robustos adequados às difíceis condições do chão de fábrica.

Red Hat/Minsait: a Red Hat se juntou à Intel e à Minsait, uma empresa da Indra, para integrar e validar uma solução 5G privada completa, conteinerizada e nativa da Nuvem, composta pelo software Intel FlexRAN e pelo Red Hat OpenShift. Esta solução fornecerá uma base 5G privada que pode ser confiável para desempenho e pode ser expandida ou personalizada usando inovações de terceiros.

Serviço
www.intel.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.