book_icon

CFOs planejam gastar mais com tecnologia este ano, aponta Gartner

Pesquisa mostra que 90% dos executivos de finanças estão projetando orçamentos de IA mais altos em 2024, e nenhum está planejando uma redução

CFOs planejam gastar mais com tecnologia este ano, aponta Gartner

De acordo com uma nova pesquisa do Gartner, 90% dos CFOs estão projetando orçamentos de IA mais altos em 2024, e nenhum está planejando uma redução. Em dezembro de 2023, o Gartner entrevistou 302 CFOs e líderes financeiros sêniores para entender como os orçamentos e os gastos estão mudando em 2024. Segundo o relatório, 70% dos executivos entrevistados disseram que planejam aumentar os gastos com IA em 10% ou mais em comparação com o ano passado. A IA generativa desempenha um grande papel nesse aumento, já que 81% dos CFOs estão projetando gastar mais nessa área.

Para garantir que os fundos de IA sejam gastos com sabedoria, os CFOs devem trabalhar com o C-suite para estabelecer a visão de uma organização para a tecnologia

“À medida que as organizações se aventuram mais no caminho da IA, os executivos devem concordar com seus objetivos finais para o uso dessa tecnologia”, disse Alexander Bant, chefe de Pesquisa da Prática de Finanças do Gartner. “Os CFOs devem complementar o aumento dos gastos em IA com discussões críticas sobre a ambição de IA da organização”, com´letou.

O relatório Prioridades Orçamentárias para CFOs de 2024 revelou que a tecnologia é o topo da lista para o aumento dos orçamentos em 2024, com 82% dos CFOs planejando gastar mais do que no ano passado. Um olhar mais atento a esses orçamentos de tecnologia de rápido crescimento revelou uma ênfase na IA.

“À medida que os gastos com IA aumentam, os CFOs têm um papel único a desempenhar tanto na determinação de como isso afetará a estrutura do departamento financeiro – dada sua compreensão holística dos principais fatores de valor de negócios que essa tecnologia pode colocar em risco – no estabelecimento de uma governança adequada em toda a empresa que equilibre oportunidade e supervisão”, acrescentou Bant.

Para garantir que os fundos de IA sejam gastos com sabedoria, os CFOs devem trabalhar com o C-suite para estabelecer a visão de uma organização para a tecnologia. “Estabelecer uma visão de IA significa descobrir se a organização usará a IA para melhorar os modelos de negócios ou operacionais existentes, ou para ir além e criar fundamentalmente novos”, disse Bant. “Além disso, significa decidir se a IA será uma ferramenta de operações internas ou algo voltado para clientes externos”, finalizou.

Serviço
www.gartner.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.