book_icon

PCs com recursos de IA devem dominar o mercado até 2027, diz IDC

Os fornecedores de silício para PC introduziram silício específico de IA em seus SoCs, chamados unidades de processamento neural (NPUs), que executam as tarefas com mais eficiência

PCs com recursos de IA devem dominar o mercado até 2027, diz IDC

Uma nova previsão da International Data Corporation (IDC) mostra que as remessas de PCs de Inteligência Artificial (IA) – computadores pessoais com recursos específicos de system-on-a-chip (SoC) projetados para executar tarefas de IA generativas localmente – deverão crescer de quase 50 milhões de unidades em 2024 para mais de 167 milhões em 2027. Até o final da previsão, a IDC espera que os PCs de IA representem quase 60% de todas as remessas de PCs em todo o mundo.

“À medida que entramos em um novo ano, o hype em torno da IA generativa atingiu um tom febril, e a indústria de PCs está correndo rápido para capitalizar os benefícios esperados de trazer recursos de IA da Nuvem para o cliente”, disse Tom Mainelli, vice-presidente do grupo de Dispositivos e Pesquisa do Consumidor. “As promessas em torno da produtividade aprimorada do usuário por meio de um desempenho mais rápido, além de custos de inferência mais baixos e o benefício da privacidade e segurança no dispositivo, impulsionaram o forte interesse dos tomadores de decisão de TI em PCs de IA. Em 2024, veremos as remessas de PCs de IA começarem a aumentar e, nos próximos anos, esperamos que a tecnologia passe de nicho para maioria”, observou.

Embora as remessas de PCs de IA habilitados para hardware aumentem rapidamente nos próximos dois anos, os PCs de IA de próxima geração devem dominar o mercado até o final da previsão

Até recentemente, a execução de uma tarefa de IA localmente em um PC era feita na unidade de processamento central (CPU), na unidade de processamento gráfico (GPU) ou em uma combinação dos dois. No entanto, isso pode ter um impacto negativo no desempenho e na vida útil da bateria do PC, porque esses chips não são otimizados para executar a IA de forma eficiente. Os fornecedores de silício para PC agora introduziram silício específico de IA em seus SoCs chamados unidades de processamento neural (NPUs) que executam essas tarefas com mais eficiência.

Os PCs de IA habilitados para hardware incluem uma NPU que oferece desempenho superior a 40 teraoperações por segundo (TOPS) e normalmente permite que recursos específicos de IA dentro de aplicativos sejam executados localmente. Qualcomm, Apple, AMD e Intel estão enviando chips nesta categoria hoje.

Os PCs de IA de próxima geração incluem uma NPU com desempenho de 40 a 60 TOPS e um sistema operacional (SO) de IA que permite recursos de IA persistentes e difundidos no sistema operacional e aplicativos. Qualcomm, AMD e Intel anunciaram futuros chips para esta categoria, com entrega prevista para começar em 2024. Espera-se que a Microsoft lance atualizações importantes (e especificações atualizadas do sistema) para o Windows 11 para aproveitar essas NPUs de alto TOPS.

Os PCs avançados de IA são PCs que oferecem 60 TOPS de desempenho NPU. Embora nenhum fornecedor de silício tenha anunciado esses produtos, a IDC espera que eles apareçam nos próximos anos. Esta previsão da IDC não inclui PCs de IA avançados, mas eles serão incorporados em atualizações futuras.

Embora as remessas de PCs de IA habilitados para hardware aumentem rapidamente nos próximos dois anos, os PCs de IA de próxima geração devem dominar o mercado até o final da previsão. A IDC acredita que as remessas de PCs de IA de próxima geração serão o dobro das de PCs de IA habilitados para hardware até 2027. Muitos desses PCs de IA serão vendidos para compradores comerciais, mas os consumidores terão muito o que esperar na próxima era de PC de IA, incluindo possíveis melhorias em jogos de PC e criação de conteúdo digital.

Há três razões técnicas principais para trazer cargas de trabalho de IA da Nuvem para o cliente: melhorar o desempenho eliminando a viagem de ida e volta que as cargas de trabalho de IA atuais devem fazer para a nuvem e de volta pela rede; melhorar a privacidade e a segurança, mantendo os dados no dispositivo versus em movimento; e reduzir o custo, limitando a necessidade de acessar recursos de Nuvem caros.

Serviço
www.idc.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.