Que a Inteligência Artificial (IA) é o grande assunto do momento não restam dúvidas. A tecnologia dominou as discussões este ano até mesmo no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, e foi apontado como um importante fator influenciador de mudanças sociais e econômicas. Além da IA generativa e do ChatGPT, outro recorte do assunto que vem ganhando destaque e promete revolucionar o mundo dos negócios é a Inteligência Conversacional, também conhecida como Conversational I.A.
“De forma resumida, a Inteligência Conversacional é a capacidade das máquinas entenderem e responderem às nossas palavras, seja por meio de texto ou fala. O conceito refere-se às tecnologias inteligentes com as quais os usuários podem ter conversas. Em outras palavras, a interação entre humanos e máquinas. Essa tecnologia tem sido a cereja no bolo de muitas empresas que buscam melhorar a experiência do cliente e otimizar processos internos”, diz Luiz Marcelo dos Santos, diretor de Negócios na Blip, empresa especializada em conversas inteligentes entre marcas e consumidores nos principais aplicativos de mensagem.
A inteligência de conversação faz uso de dados, machine learning e processamento de linguagem natural para imitar a interação humana e, ao fazer isso, reconhecer falas, texto e traduzir os significados para várias línguas. Além disso, ela usa o aprendizado de máquina para melhorar processos e tornar as interações cada vez mais personalizadas.
“Imagine que você é o dono de uma loja de roupas online e deseja melhorar a interação com seus clientes. Para isso, você implementa um contato inteligente (chat) de Inteligência Conversacional no seu site. Quando um cliente entra na página, o contato inteligente se apresenta de forma simpática e oferece ajuda para encontrar o que ele procura. O cliente digita “Estou procurando por uma camiseta preta tamanho M” e, em questão de segundos, o contato inteligente analisa a solicitação, busca no catálogo da loja e retorna com opções específicas que correspondem ao pedido do cliente. Além disso, o contato inteligente é capaz de responder a perguntas frequentes sobre entregas, trocas e formas de pagamento de forma instantânea e precisa”, explica Luiz.
Mais do que uma tendência tech para 2024, a Inteligência Conversacional promete ser um verdadeiro aliado no mundo dos negócios, aumentando a satisfação dos clientes e impulsionando as vendas de forma inteligente e divertida.
Benefícios da Inteligência Conversacional para os negócios
Segundo um estudo da Ilumeo Data Science Company, mais de 90% dos brasileiros já utilizaram assistentes virtuais por voz nos seus smartphones. Já o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, produzido pela Mobile Time em 2022, apontou 58 mil chatbots em atividade no país, trocando 4,5 bilhões de mensagens por mês.
“A tecnologia conversacional tem cada vez mais valor para as empresas ao tornar as equipes mais produtivas e estratégicas. Além de automatizar processos, a Conversational I.A. contribui para a eficiência de custos, aumento da conversão de vendas e engajamento, e ainda, na escalabilidade”, reforça o especialista.
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