book_icon

Como parcerias de sucesso podem incrementar o desenvolvimento das companhias consultoras de TI

Em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, as empresas buscam constantemente maneiras inovadoras de otimizar processos, reduzir custos e, acima de tudo, satisfazer as necessidades dos clientes.

Como parcerias de sucesso podem incrementar o desenvolvimento das companhias consultoras de TI

Nesse contexto, a atuação de uma empresa de Managed Services Provider, ou, em tradução livre, provedora de serviços gerenciados, vai além do simples fornecimento de soluções. Torna-se crucial que ela assuma o papel de parceira do cliente, entendendo profundamente suas demandas e contribuindo ativamente para a identificação e resolução de problemas.

O verdadeiro valor de uma parceria vai além da execução eficiente de tarefas operacionais. A transformação ocorre quando nos inserimos no ambiente do cliente, enxergamos seus desafios como nossos e atuamos como especialistas em serviços de TI dedicados ao seu sucesso. Foi por meio desse compromisso que identificamos uma oportunidade de agilizar os negócios e reduzir custos em uma das principais mineradoras brasileiras.

Ao estarem imersos na operação do cliente, nossos especialistas identificaram um gasto acima da média quando a mineradora precisava abrir um novo pátio, por exemplo. A ausência de diretrizes claras para a implementação do sistema de redes resultava na compra excessiva de cabeamento, posicionamento inadequado dos pontos de acesso e impacto em toda a cadeia do negócio. Com a implementação de diretrizes de Engenharia de Rede, desenvolvemos processos, definimos parâmetros, como medição de tempo e quantidade correta de matéria-prima, e proporcionamos uma gestão otimizada, gerando resultados imediatos. Ao identificar proativamente uma solução para as necessidades do cliente, não apenas atendemos às suas expectativas, mas as superamos significativamente.

Ao nos aprofundarmos na realidade das empresas, identificamos oportunidades que vão além das expectativas iniciais

Após um ano da implementação desse modelo, os números falam por si. A Algar Tech conseguiu proporcionar uma economia expressiva de R$ 4 milhões para o cliente. Mais do que uma redução de custos, estabelecemos uma parceria estratégica que transformou a engenharia da mineradora em uma referência no setor.

Ao nos aprofundarmos na realidade das empresas, identificamos oportunidades que vão além das expectativas iniciais. A Algar Tech tornou-se uma parceira estratégica na tomada de decisões, analisando equipamentos, avaliando custos e promovendo uma gestão eficiente. Isso inclusive levou à expansão do Setor de Engenharia de redes dentro da Tech.

A história de sucesso destaca como a abordagem especializada pode ser fundamental, não somente na definição de diretrizes e processos, mas também para a expansão dos negócios internos. Ao partir de uma realidade onde o controle era feito por e-mails dispersos, para a implementação de um Project Management Office (PMO) focado em networking e engenharia, organizando filas de atendimento, criando processos e introduzindo uma gestão eficaz, o setor de Setor de Engenharia reforçou o seu valor, fomentando negócios externos e internos.

Hoje, o time de Engenharia não só atende às demandas internas de forma estruturada, mas tornou-se referência para outros setores da empresa. Essa trajetória, iniciada há três anos, mostra o impacto positivo que uma atuação baseada em parceria pode ter na transformação de uma organização.

Além disso, o sucesso alcançado com a mineradora serviu de inspiração para replicarmos modelos similares em outros clientes, consolidando o setor e a Algar Tech como uma parceira estratégica e consultiva no universo do MSP. A lição aprendida é clara: quando uma empresa de provedora de serviços atua verdadeiramente como parceira do cliente, os resultados transcendem expectativas, promovendo um ciclo virtuoso de inovação e eficiência.

Em um mundo empresarial em constante evolução, empresas de TI precisam sempre reforçar seu compromisso de fazer acontecer. É imprescindível ser a ponte para a transformação, entendendo as necessidades dos clientes e contribuindo ativamente para o êxito de suas operações. Afinal, o sucesso do cliente é o nosso sucesso.

Por William Roberto de Moraes Lopes, diretor de Managed Services Provider da Algar Tech

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.