A Charla, uma plataforma SaaS criada para democratizar o uso da IA Generativa, foi uma resposta às crescentes demandas do mercado por soluções que transcendam as barreiras de interação tradicionais. Desenvolvida pela MadeInWeb, empresa provedora de TI e Transformação Digital, a Charla oferece uma abordagem revolucionária para a interação entre humanos e máquinas.
A ideia por trás da Charla nasceu da constatação das dificuldades em utilizar a IA Generativa para automatizar processos, revolucionar e impulsionar o relacionamento com clientes, fornecedores, e colaboradores, uma vez que os novos modelos de linguagem são extremamente complexos e difíceis de controlar. A inspiração veio da demanda direta dos clientes da MadeInWeb, que buscavam uma solução capaz de aprender, contextualizar e interagir de forma humanizada e assertiva.
“O mercado clama por uma comunicação mais avançada, e foi isso que nos motivou a criar a Charla. Ao desenharmos a solução, enfatizamos como ela deveria funcionar, mantendo a simplicidade e eficiência”, destaca Vinícius Gallafrio, CEO da MadeInWeb.
Muito mais do que um Chat Generativo
A capacidade da Charla de criar uma ferramenta de IA Generativa que aprende, compreende, contextualiza e responde de forma humanizada e assertiva a diferencia de outros sistemas e modelos existentes como chats Generaitvos. A ferramenta se destaca por oferecer uma conversa aberta sobre tópicos específicos da empresa, proporcionando uma experiência mais personalizada.
Quanto à precisão na compreensão de conteúdos, a Charla utiliza diversos modelos fundacionais (LLMs – Large Language Models) disponíveis no mercado. Além disso, a equipe da MadeInWeb desenvolveu mecanismos proprietários para aprimorar a assertividade e eficiência desses modelos.
“A Charla não se limita a um setor específico; ela se adapta a diversas aplicações. Desde ser um assessor de Recursos Humanos até atuar como um sommelier virtual, a Charla tem encontrado aplicações em diferentes setores de mercado. Empresas a utilizam como assistente virtual externo e interno, call center, vendedora, consultora de recursos humanos, entre outras aplicações inovadoras”, comenta Vinicius.
Aplicações no dia a dia
A proposta da ferramenta é democratizar o uso da IA Generativa, otimizando os fluxos de trabalho, e processos internos. Empresas podem utilizar a Charla como um assistente virtual externo e interno e também como um parceiro do time de RH, dando feedback de processo seletivo, ajudando a identificar os melhores candidatos para determinadas vagas. “Ela foi treinada com alguns documentos de avaliação interna, ela é utilizada para dar feedback ao candidato que pergunta como foi o processo, e ela responde indicando os pontos fortes, os pontos de melhoria”, pontua Vinicius.
Além disso, uma das aplicações da assistente é como um sommelier virtual, que de forma natural, em uma conversa, ela consegue te recomendar vinhos que mais combinam com o seu perfil, ou com seu evento. Ela ainda passa o valor do vinho, indica se está com desconto, e até passa o link para a compra.
Os planos futuros da Charla envolvem aprimorar a plataforma tecnologicamente, incorporando novos modelos que surgem e melhorando a usabilidade para torná-la mais intuitiva e self-service. A empresa também está atenta às demandas do mercado, recentemente incluindo tecnologia de voz a pedido de um cliente.
Quanto a questões éticas, e de privacidade, a Charla não o integra os documentos para aprendizado interno, evitando a exposição pública destes, garantindo a segurança e a privacidade.
Sobre a MadeinWeb
A MadeinWeb possui mais de 20 anos atuando no setor de tecnologia, sendo uma provedora de serviços de TI com escritórios no Brasil, Estados Unidos e Portugal. Como parceira de grandes empresas, a Made possui a capacidade de entregar projetos sob medida para os seus clientes ajudando na inovação tecnológica de seus parceiros.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo