book_icon

Infraestrutura digital corporativa como serviço é tendência, diz Equinix

O relatório GXI 2024 afirma que, para atender demandas de IA, 5G e Computação de Borda, os tomadores de decisão de TI estão se afastando das compras de longo prazo de equipamentos físicos

Infraestrutura digital corporativa como serviço é tendência, diz Equinix

A Equinix, empresa global de infraestrutura digital, divulgou nesta terça-feira (23/1) os resultados do estudo Global Interconnection Index (GXI) 2024, que mostra que até 2026, 80% do investimento em infraestrutura digital corporativa está previsto para ser operado por meio de um modelo baseado em assinatura.

O GXI 2024 prevê que, para atender às demandas cada vez maiores de tecnologias densas em dados, como IA, 5G e Computação de Borda, os tomadores de decisão de TI estão cada vez mais se afastando das compras de longo prazo de equipamentos físicos, como servidores, roteadores e storage arrays, em favor de modelos flexíveis baseados em assinatura. Essa mudança de Capex para Opex começou com a adoção de várias Nuvens, mas agora está se tornando a norma em toda a infraestrutura até a Borda, fornecendo às empresas maior agilidade na arquitetura de sua infraestrutura em todos os lugares, garantindo que elas tenham acesso às tecnologias mais eficientes.

Os padrões do setor mostraram que o processo tradicional de aquisição de comprar seu próprio hardware de TI, se esse não for o seu negócio, está se tornando uma desvantagem competitiva

“Os padrões do setor mostraram que o processo tradicional de aquisição de comprar seu próprio hardware de TI, se esse não for o seu negócio, está se tornando uma desvantagem competitiva”, disse Steve Madden, vice-presidente de Transformação Digital e Segmentação da Equinix. “O ritmo da inovação de hardware está aumentando (especialmente com as tecnologias de GPU), pressionando a relação preço-desempenho e a eficiência da infraestrutura. Globalmente, a Transformação Digital exige que as empresas se tornem mais ágeis enquanto se adaptam às mudanças dinâmicas. Os modelos de assinatura podem oferecer melhoria contínua e adoção mais fácil de novas tecnologias já existentes”, comentou.

Entre outras tendências adicionais do GXI 2024 estão:

A economia digital continua a expandir-se: prevê-se que a largura de banda de interconexão global cresça a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de cinco anos de 34%, atingindo 33.578 terabits por segundo (Tbps) até 2026.

Acelerando o crescimento dos ecossistemas: as organizações estão se conectando com 30% mais parceiros de negócios em duas vezes mais locais.

A proximidade digital impulsiona os negócios na Borda: a infraestrutura de borda mostrou a maior taxa de crescimento e deve se expandir em mais de duas vezes a taxa do núcleo até 2026.

Serviço
www.equinix.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.