book_icon

Interesse em IA impulsiona gastos com desenvolvimento de software, diz ISG

Os gastos corporativos planejados no desenvolvimento de aplicativos aumentarão quase 5% este ano pelo interesse em perceber os benefícios comerciais das tecnologias de IA

Interesse em IA impulsiona gastos com desenvolvimento de software, diz ISG

Um novo estudo da Information Services Group (ISG), empresa global de pesquisa e consultoria em tecnologia, descobriu que os gastos corporativos planejados no desenvolvimento de aplicativos aumentarão quase 5% este ano, impulsionados pelo interesse em perceber os benefícios comerciais das tecnologias de IA.

O ISG Application Development and Maintenance (ADM) Study, realizado globalmente, perguntou a 200 executivos com responsabilidade de tomada de decisão pelo desenvolvimento, manutenção, gerenciamento e operações de aplicativos sobre suas prioridades, orçamentos, desempenho e desafios, seu uso de serviços gerenciados e sua abordagem de próxima geração.

Apesar dos esforços contínuos de otimização de custos, o estudo do ISG descobriu que os gastos com ADM continuam a aumentar, impulsionados em parte pelo interesse em IA. Os gastos com desenvolvimento planejado estão acelerando mais rápido do que os gastos com manutenção, aumentando 4,6%, em comparação com 1,6% para manutenção.

As empresas normalmente incorporam recursos de IA em seu portfólio de aplicativos atual, em vez de reconstruir do zero, o que fará com que os gastos com desenvolvimento de aplicativos aumentem

“As prioridades empresariais para o ADM se concentram no desenvolvimento e implementação de IA, na melhoria do uso de dados e no suporte à experiência do cliente”, disse Alex Bakker, analista distinto do ISG e coautor do estudo. “No entanto, o interesse da IA não é universal dentro das organizações. Nossa pesquisa descobriu que os tomadores de decisão da linha de negócios priorizam a experiência do cliente e o uso de dados, enquanto os executivos corporativos estão mais focados no desenvolvimento de recursos de IA. Isso sugere que diferentes públicos podem estar priorizando diferentes horizontes de tempo em seus contratos de ADM”, observou.

Além disso, 55% dos entrevistados disseram que desenvolver e implementar recursos de IA é uma de suas cinco principais áreas de foco para seus portfólios de aplicativos corporativos até o final do ano de 2024. Outras prioridades para 2024 são melhorar o uso e o acesso aos dados (uma prioridade para 50% dos entrevistados); apoiar uma melhor experiência do cliente (49%); redução de custos do portfólio de aplicativos (46%) e migração de aplicativos para a nuvem (45%).

As organizações classificaram os aplicativos de ERP, CRM (Customer Relationship Management, gerenciamento de relacionamento com o cliente) e ITSM (IT Service Management, gerenciamento de serviços de TI) como atendendo às suas necessidades com mais frequência, com cerca de 60% indicando que estavam atendendo à maioria ou a todas as necessidades de negócios. No entanto, dessas três categorias de aplicativos, ERP e ITSM também foram identificados como principais alvos para otimização de custos, com 39% e 31% dos entrevistados mirando neles, respectivamente.

Em contraste, apenas 25% dos entrevistados dizem que suas expectativas de negócios estão sendo atendidas por seus aplicativos de desenvolvimento de IA e produtos de dados, e esperava-se que esses aplicativos obtivessem o maior nível de investimento, com mais de 60% das empresas esperando priorizar o investimento neles nos próximos dois anos.

“Com relativamente menos empresas relatando que suas expectativas de negócios estão sendo atendidas, pelo menos em parte, por seus aplicativos de IA e produtos de dados, não é surpresa que eles, juntamente com aplicativos mais amplos de BI, ML e análise, sejam as principais prioridades de aplicativos corporativos para os próximos dois anos”, disse Michael Dornan, analista principal e coautor do estudo. “As empresas normalmente incorporam recursos de IA em seu portfólio de aplicativos atual, em vez de reconstruir do zero, o que fará com que os gastos com desenvolvimento de aplicativos aumentem”, comentou.

Sessenta e cinco por cento dos entrevistados disseram que BI, análise, ML e IA serão uma prioridade de desenvolvimento de aplicativos nos próximos dois anos, e 60% citaram o desenvolvimento de produtos de IA e dados.

Os aplicativos legados ainda são um fardo de custo significativo, com um terço dos entrevistados (33%) relatando que sua organização continua a oferecer suporte a 100 ou mais aplicativos de “fim de vida” devido aos dados legados nesses aplicativos (relatados por 54% dos entrevistados), ao custo da transição de usuários para um novo aplicativo (44%) ou à resistência dos funcionários à transição (38%).

Serviço
www.isg-one.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.