book_icon

Ducati Lenovo Team estreia novas tecnologias no campeonato de MotoGP

Com o objetivo de melhorar ainda mais a análise de dados na pista, a temporada de 2024 verá a introdução do Lenovo ThinkAgile HCI na garagem da equipe

Ducati Lenovo Team estreia novas tecnologias no campeonato de MotoGP

Mais uma temporada da MotoGP está prestes a começar, e a Ducati Lenovo Team se prepara para enfrentar a concorrência. No evento “Champions on the track” da Ducati Corse em Madonna di Campiglio, na Itália, a Lenovo destacou a formação tecnológica que ajudará a equipe a lutar pelo título de 2024.

“Estamos entusiasmados por iniciar um novo Campeonato de MotoGP com a Ducati Corse, com base numa temporada de sucesso em 2023 que mostrou avanços em tecnologia e desempenho em pista, culminando com Francesco Bagnaia a garantir o Campeonato do Mundo de Pilotos de MotoGP pelo segundo ano consecutivo. Sem dúvida, a batalha será árdua, e estamos entusiasmados em continuar trabalhando com a equipe, usando nossa tecnologia e serviços inovadores para elevar o nível de alto desempenho. O objetivo não é apenas brigar pelo título, mas também fazer com que os avanços técnicos desenvolvidos para a pista, acessíveis para todos, por exemplo, dentro do portfólio de motos de rua da Ducati”, comentou Luca Rossi, presidente do Grupo de Dispositivos Inteligentes da Lenovo.

Como parceiro de tecnologia da Ducati Corse desde 2018, a Lenovo fornece à equipe tecnologia de ponta para transformar dados em insights acionáveis, executar simulações complexas e tomar decisões estratégicas em segundos.

Para o futuro, a Ducati Corse está considerando as oportunidades oferecidas pelas tecnologias de RA e RV, bem como Serviços da Lenovo para ajudar a alcançar suas metas de sustentabilidade e obter a flexibilidade necessária para enfrentar os desafios do mundo em constante mudança do automobilismo

No domínio tecnológico do MotoGP, a capacidade de compreender os dados e utilizá-los para a tomada de decisões estratégicas é mais crucial do que nunca. Durante cada fim de semana de corrida, a Ducati Corse coleta um total de 100 GB de dados das oito motos Ducati Desmosedici GP que correm na pista, cada uma equipada com cerca de 50 sensores. Com o objetivo de melhorar ainda mais a análise de dados na pista, a temporada de 2024 verá a introdução do Lenovo ThinkAgile infraestrutura hiperconvergente (HCI) na garagem da Ducati Lenovo Team. A plataforma poderosa e flexível da Lenovo ajudará a equipe a analisar rapidamente grandes quantidades de dados, ao mesmo tempo em que promove a mobilidade e a confiabilidade, mesmo em ambientes agressivos, graças ao Lenovo Servidores de borda ThinkSystem SE350.

Essa infraestrutura otimizada para IA alimentará a Ducati por meio de ferramentas de Aprendizado Profundo e Aprendizado de Máquina, usadas para melhorar o desempenho, confiabilidade e segurança das motos de corrida da Ducati, bem como para analisar os dados coletados dos sensores e pistas da moto, comparando-os com as sensações dos pilotos.

Os dados não são analisados apenas na pista: a Ducati Corse também aproveita o Ducati Lenovo Remote Garage, que permite que os engenheiros baseados em Borgo Panigale (Bolonha) recebam dados em tempo real da garagem, executem análises complexas e colaborem perfeitamente com a equipe no terreno para otimizar as configurações das motos antes que elas voltem à pista. Para melhorar ainda mais a produtividade e a colaboração remota, o Ducati Lenovo Remote Garage na sede da Ducati foi totalmente renovada com uma ampla gama de hardware Lenovo, incluindo monitores, estações de trabalho e acessórios.

As equipes baseadas na sede da Ducati também são responsáveis por simulações de aerodinâmica e dinâmica de fluidos, que são alimentadas pela tecnologia de Computação de Alto Desempenho (HPC) da Lenovo, baseada em servidores Lenovo ThinkSystem SD530, SR630 e SR650. A infraestrutura de HPC da Lenovo continuará a desempenhar um papel fundamental na inovação de motos de corrida e na melhoria do desempenho na pista, graças à sua aceleração de IA integrada para cargas de trabalho de Borda e otimização para análises de dados mais rápidas. Além disso, para enfrentar as necessidades em constante evolução de um esporte de ritmo acelerado, a Ducati Corse assinou um contrato de provedor de soluções em Nuvem (CSP) com a Lenovo, que disponibiliza energia e serviços adicionais sob demanda por meio de um serviço de Nuvem pública para se ajustar rapidamente a horários de pico imprevisíveis, ao mesmo tempo em que simplifica a operação mantendo a Lenovo como único ponto de contato.

Em um ambiente de missão crítica, uma ampla gama de estações de trabalho, PCs, tablets e monitores Lenovo capacitam as pessoas em todos os níveis da organização, da sede à trilha, melhorando as operações, a colaboração e a análise de dados. As estações de trabalho móveis Lenovo ThinkPad P1 seguem os engenheiros da equipe até o grid de largada, apenas alguns minutos antes da corrida, quando a configuração das motos é finalizada.

Planos futuros

Mas a tecnologia da Lenovo em breve também chegará às pistas: a partir da temporada de 2024, a Ducati Lenovo Team apresentará uma solução inovadora para executar pesquisas de terreno na pista, alimentadas pela estação de trabalho Lenovo ThinkStation P360 Ultra. Os engenheiros da Ducati Corse desenvolveram um robô de direção autônoma apresentando um amplo conjunto de sensores inerciais e ópticos, que viajarão ao longo da pista no início do fim de semana do GP, permitindo que a equipe obtenha uma cópia digital do circuito o mais próximo possível da realidade. A estação de trabalho compacta e de alto desempenho da Lenovo permitirá que a Ducati Corse colete e analise um total de 200 GB de dados por circuito – permitindo que a equipe receba até 2,6 milhões de pontos de dados a cada segundo (255 MB/s) apenas de sensores LiDAR (Light Detection And Ranging).

“Há uma grande emoção para o pontapé inicial da temporada 2024 da MotoGP. Estamos ansiosos para nos testar novamente depois de um ano excepcional. Ao nosso lado, mais uma vez, está a Lenovo, um player-chave que, além de ser o Title Partner da equipe oficial, é um parceiro tecnológico essencial com o qual fizemos progressos significativos, alcançando resultados importantes na pista. Ducati e Lenovo compartilham filosofias semelhantes que nos levam a sempre mirar mais alto e constantemente estabelecer novas e ambiciosas metas. Há anos que trabalhamos juntos para vencer dentro e fora das pistas, e continuaremos a fazê-lo com a mesma determinação, graças também às novas oportunidades oferecidas pelas tecnologias de RA e RV. Está tudo pronto para acelerar os motores no dia 10 de março no Catar e torcer junto novamente com todos os Ducatisti #ForzaDucati!”, comentou Claudio Domenicali, CEO da Ducati Motor Holding.

A inovação é uma jornada contínua, e as duas organizações estão constantemente explorando, testando e implementando novas ideias e tecnologias com o objetivo geral de vencer dentro e fora das pistas. Para o futuro, a Ducati Corse está considerando as oportunidades oferecidas pelas tecnologias de RA e RV, bem como Serviços da Lenovo para ajudar a alcançar suas metas de sustentabilidade e obter a flexibilidade necessária para enfrentar os desafios do mundo em constante mudança do automobilismo.

Serviço
www.lenovo.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.