book_icon

Computação em Nuvem: aposta para o mercado de TI em 2024

Acompanhar as tendências de mercado permite às empresas se manterem competitivas e anteciparem possíveis mudanças que podem representar desafios ao setor. Portanto, uma vez bem-preparada, é mais difícil que certas transformações se tornem ameaças. As tendências tecnológicas ainda podem variar desde ferramentas inovadoras para facilitar o trabalho até produtos e serviços a serem oferecidos aos clientes.

A Computação em Nuvem, por exemplo, possibilita que empresas e indivíduos acessem Dados e aplicativos de qualquer lugar, a qualquer momento, sem a necessidade de infraestrutura local. De acordo com uma pesquisa realizada pela GlobalData e divulgada pelo Decision Report, até 2025, a Computação em Nuvem deve movimentar US$ 11 bilhões só na América Latina. Esse modelo de tecnologia agrega muitas vantagens. Veja algumas delas:

Flexibilidade e redução de custos
Ao oferecer a possibilidade de acessar recursos e aplicativos de qualquer lugar e dispositivo, a Computação em Nuvem favorece o trabalho remoto, aumentando a flexibilidade e a mobilidade da equipe. Além disso, as empresas podem reduzir custos de hardware e software, pois não precisam mais investir em servidores físicos e outras infraestruturas de TI.

Segurança cibernética
O crescimento do formato aumentou a preocupação com a segurança das informações armazenadas. Por isso, essa tecnologia traz a melhoria de backups automáticos, criptografia de ponta a ponta, autenticação de usuários e outras medidas que garantem a integridade e a confidencialidade dos Dados.

Inteligência Artificial
A IA está desempenhando papel crucial em uma variedade de aplicativos, como chatbots, análise de Dados, reconhecimento de voz e imagem, entre outros, transformando significativamente as operações empresariais. Essa sinergia entre Inteligência Artificial e Computação em Nuvem é notável, visto que a flexibilidade e escalabilidade oferecidas pela Nuvem são fundamentais para potencializar o poder da IA. De acordo com uma pesquisa da IDC (International Data Corporation), até 2024, empresas que adotarem Inteligência Artificial e automação para aprimorarem seus processos de TI poderão economizar, em média, 25% do tempo gasto em tarefas de gerenciamento e manutenção. Além disso, espera-se uma redução de 30% no tempo de resolução de problemas de suporte e melhoria expressiva de até 30% na eficiência operacional, destacando a interdependência positiva entre IA e infraestrutura em Nuvem para impulsionar avanços significativos no ambiente empresarial.

Oportunidades de carreira
À medida que empresas migram para ambientes de Computação em Nuvem, impulsionam a demanda por especialistas. Profissionais qualificados têm papéis- chaves no design, na implementação e na gestão de infraestruturas em Nuvem, contribuindo para inovação e Transformação Digital. As habilidades são valorizadas em diversos setores, abrangem arquitetos até especialistas em operações. Portanto, a busca por talentos nesse campo cria trilhas empolgantes e desafiadoras para a construção de carreiras sólidas.

Por Otto Pohlmann, CEO da CentricSolution.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.