Engajados com as práticas ESG (Environmental, Social and Governance), a Letron – marca de eletrônicos do Grupo Leonora – dá um passo à frente na jornada da sustentabilidade e lança a primeira coleção de produtos eletrônicos feita com plástico 100% retirado dos oceanos, que integra a Coleção Ocean. Com o lote inicial, a marca já recolheu e tratou mais de 4 mil garrafas. Além disso, a produção desse material reduz em 80% a emissão de carbono se comparada à fabricação de produtos com plástico virgem. Quando acumulada na atmosfera, a substância acelera o efeito estufa, ocasionando mudanças climáticas.
Para colocar em prática a iniciativa pioneira no mercado, a Letron contou com o apoio da marca britânica Boompods, que tem parceria com o coletivo #tide. A organização recolhe as garrafas plásticas dos oceanos, limpa e depois comprime os resíduos para enviar à Swiss University, que transforma o plástico em matéria-prima para a confecção dos produtos.
Além do cuidado com o meio ambiente na fabricação desses itens, a embalagem também conta com redução do uso de tinta e é livre de plásticos, o que reforça todo o conceito da coleção. “Inclusive, já estamos mapeando novas oportunidades tanto em produtos quanto em logística e descarte dos equipamentos, incentivando à conscientização de toda a cadeia quando o assunto gira em torno de eletrônicos”, ressalta Andreia Both, coordenadora de Produtos Letron.
Consequências do lixo eletrônico no planeta
De acordo com os Dados do Monitor Global de Lixo Eletrônico 2020 da ONU, o mundo gera mais de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano – o equivalente ao peso de 265 baleias-azuis em celulares, notebooks, eletrodomésticos e outras peças eletrônicas descartadas, na maioria das vezes, de forma incorreta. Em 2030, segundo o mesmo relatório, o lixo eletrônico gerado no mundo pode chegar a 74 milhões de toneladas anuais.
Negócio em ascensão
Além da Letron, o Grupo Leonora também é detentor das marcas Leo&Leo, LeoArte e Jocar Office. Em 2022, atingiu o crescimento de 60% no faturamento em relação ao ano anterior e a marca de 12 mil clientes em todo o país. Ao levar para os consumidores produtos com qualidade e preço justo, é reconhecido ainda como um dos principais fornecedores do mercado de papelaria.
Sobre o Grupo Leonora
O Grupo Leonora é uma holding empresarial em constante movimento rumo à expansão. Com 38 anos no mercado, é uma das maiores distribuidoras de produtos de papelaria do Brasil. Hoje, o grupo integra três frentes de negócios: varejo com Leo&Leo, Jocar Office, LeoArte e Letron que oferecem produtos escolares, artísticos e de escritório, além de eletrônicos; LeoLog, que traz excelência em gestão de armazenagem e cadeia logística com distribuição em nível nacional; e Leonora Ventures, que fomenta ideias inovadoras de educação e startups.
Serviço
www.grupoleonora.com.br
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo