book_icon

Profissões que devem ser tendências em 2024

Vendas e serviços gerais lideram demanda em 2023, mas tecnologia deve ganhar destaque entre as profissões mais quentes em 2024, aponta levantamento da Vagas

Profissões que devem ser tendências em 2024

Uma pesquisa realizada pela Vagas, empresa de tecnologia para Recrutamento e Seleção, mostrou que em 2023 as áreas de cargos mais buscados na plataforma Vagas.com foram vendas, serviços gerais e saúde, que responderam por 28,5% das oportunidades publicadas no portal. No total, foram analisadas 103.658 mil anúncios de oportunidades de trabalho entre os dias 01/01 a 17/12 de 2023.

As dez áreas com mais oportunidades representaram 62% das ofertas anunciadas, e incluem, ainda, atendimento, administrativo, tecnologia e logística Supply Chain, indicando uma variedade enorme de profissões em alta, em meio a um ano desafiador para diversos setores do mercado brasileiro.

Gráfico percentual com as áreas mais buscadas em 2023. (Crédito: Vagas)

“Apesar dos desafios enfrentados no decorrer do ano, o setor de serviços registrou um forte crescimento ao longo dos últimos meses, o que impactou positivamente essas áreas”, afirma Luciana Calegari, Especialista em R&S da Vagas. “Com o mercado aquecido, áreas como Saúde e vendas tendem a aumentar fortemente, refletindo uma busca maior das empresas por esses talentos”, prossegue.

Para a especialista, outro destaque é o setor de tecnologia, que enfrentou alguns desafios ao longo de 2023, com várias companhias realizando reestruturações. “Inegavelmente, foi um ano de grandes mudanças para o setor. Apesar disso, a área ainda conseguiu se manter entre as principais que mais registraram demanda, o que mostra a força deste mercado, mesmo em situações de maior instabilidades”, afirma.

Tecnologia seguirá em destaque em 2024
Se 2023 foi um ano desafiador para o setor de tecnologia, com a baixa captação de investimentos, há uma expectativa que 2024 será melhor, com tecnologias como a IA ganhando ainda mais destaque. Neste sentido, a área deverá seguir com algumas das profissões mais buscadas do mercado.

“A IA está impactando fortemente o universo das profissões, com algumas delas ligadas exclusivamente a essa nova tendência, como o engenheiro de prompt, cujas atribuições envolvem, sobretudo, a execução de processos e soluções de Inteligência Artificial Generativa”, afirma a executiva.

Para 2024, as profissões que mais devem estar em alta são:

 Área de Vendas
Vendedor
Consultor Comercial
Gerente Loja

Área de serviços gerais
Operador
Eletricista
Almoxarife

 Área de saúde
Enfermeira
Técnico De Enfermagem
Médico

Área de atendimento
Atendente
Recepcionista
Relacionamento Cliente

 Área administrativa
Assistente Administrativo
Auxiliar Administrativo
Analista Administrativo

Área de tecnologia
Desenvolvedor/Programador
Suporte Ti
Analista de Dados

 Área de logística e Supply Chain
Auxiliar Logística
Analista Logística
Assistente Logística

Área de manutenção
Mecânico
Técnico Manutenção
Auxiliar Manutenção

Marketing, comunicação e eventos
Promotor
Analista Marketing
Analista Comunicacao

 Recursos humanos
Analista Recursos Humanos
Assistente Recursos Humanos
Analista De Recrutamento Seleção

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.