Na era da informação, em que a combinação de Dados aos melhores algoritmos é o novo petróleo, tomar decisões estratégicas compreendendo o impacto de cada indicador é essencial para impulsionar o crescimento e maximizar os resultados. Para isso, cada variável deve ser cuidadosamente analisada e explicada.
Com esse conhecimento em mãos, líderes e gestores podem guiar os próximos passos embasados em insights valiosos. Para esse processo acontecer da melhor forma, a Inteligência Artificial é peça-chave. Ao investir em uma plataforma que integra o que há de mais avançado no universo tecnológico é possível reunir informações acuradas envolvendo históricos e tendências atuais, por exemplo, para prever demandas futuras por produtos e serviços, alinhando táticas de vendas e operações.
Hoje, uma análise de respeito é, na verdade, um dos principais pilares para o planejamento estratégico de companhias. Antes mesmo da crise econômica causada pela pandemia, mais de 70% das empresas fundadas no país fechavam as portas em menos de dez anos de atividade, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os motivos são os mais variados, dentre eles a falta de preparo.
Entenda mais a fundo porque é imprescindível contar com variáveis que ajudam a mapear as principais alavancas de crescimento e redução de risco de um negócio.
Auxilia na leitura de cenários
Uma análise minuciosa dos indicadores possibilita não apenas um conhecimento profundo do contexto interno da empresa e dos clientes, como também promove entendimento do mercado, das tendências e das relações de consumo que se desdobram a todo instante. Portanto, mais do que simplesmente monitorar a concorrência, é ser capaz de vislumbrar cenários e possibilidades.
Ajuda a criar metas e objetivos mais claros e factíveis
A visão profunda do contexto em que a empresa está inserida e os acessos a informações estratégicas sobre a percepção e o comportamento do consumidor ajudam na elaboração de metas e objetivos que sejam coerentes com as atuais (e futuras) condições e necessidades do mercado e negócio. Assim, é possível aliar a análise a um plano de ação factível a performance.
Favorece tomadas de decisões assertivas
Toda decisão envolve os dois lados da mesma moeda: ganhar ou perder, acertar ou errar. Portanto, uma escolha embasada vai interferir diretamente no sucesso almejado. É possível ainda contar com projeções mais sólidas, que levam a um entendimento maior do que acontecerá no futuro.
Promove inteligência de mercado
Com uma análise produtiva e contínua, qualquer companhia ganha inteligência de mercado, tornando-se mais competitiva e preparada para absorver uma fatia maior do seu nicho.
Com o uso da IA, o impacto dos indicadores nas projeções de mercado de um negócio é profundo e transformador. A capacidade de análise e interpretação de Dados nunca foi tão útil e necessária.
Por Bruno Rezende, CEO da 4intelligence.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo