A Inteligência Artificial será inquestionavelmente a tecnologia mais valiosa nos próximos anos, de acordo com estudo da consultoria IDC, oferecendo novas oportunidades de negócios e impulsionando diversas tendências.
Em especial, a Inteligência Artificial Generativa está sendo impulsionada pela convergência de modelos amplamente pré- treinados, Computação em Nuvem e código aberto. Até 2026, segundo as previsões da Gartner, é esperado que mais de 80% das empresas utilizem API’s e modelos de IA Generativa, ou implementem aplicativos habilitados para IA Generativa em ambientes de produção, marcando um aumento de 5% em relação ao registrado no início de 2023.
A democratização do acesso à Inteligência Artificial demanda uma abordagem disciplinada para uma adoção abrangente, acompanhada de uma cuidadosa consideração dos riscos associados, resultando, desse modo, na geração sustentável de valor comercial por meio da utilização contínua da Inteligência Artificial.
Com o objetivo de ajudar o seu negócio a estar mais conectado com a Transformação Digital, vamos destacar o que é pode ser um bom investimento em TI 2024, segundo o guia do Gartner com as principais tendências tecnológicas estratégicas para 2024.
Gestão da confiança, risco e segurança da IA (AI TRiSM)
De acordo com o Gartner, as empresas que adotarem, até 2026, controles TRiSM aos aplicativos de Inteligência Artificial terão uma maior assertividade na tomada de decisão. Assim, poderão eliminar 80% de informações equivocadas e ilegítimas, o que é fundamental para melhorar os serviços.
Esse aspecto mostra que é necessário empregar diretrizes para os modelos de Inteligência Artificial serem devidamente administrados, evitando que falhas no uso dessa tecnologia impactem na imagem corporativa e no relacionamento com os clientes.
Na ausência de diretrizes claras no investimento em TI em 2024, os modelos de Inteligência Artificial podem prontamente desencadear impactos negativos que se propagam sem controle, obscurecendo os benefícios positivos e os avanços potenciais para a sociedade que essa tecnologia poderia oferecer.
Por isso, é válido contar com o Gerenciamento de Confiança, Risco e Segurança da Inteligência Artificial. O motivo é que esse recurso disponibiliza uma segurança específica para a IA, fazendo com que as organizações estejam mais protegidas contra eventuais vulnerabilidades relacionadas com essa tecnologia.
Mas, antes de implementá-lo, é recomendado ter uma unidade dedicada para administrar os trabalhos de AI TRiSM, além de definir políticas de uso aceitável e estabeleça um sistema para registrar e aprovar metodicamente o acesso aos modelos de Inteligência Artificial e declarações de usos reais
Engenharia de plataforma
Uma excelente opção para investimento em TI em 2024 é a engenharia de plataforma. Afinal, ela possibilita a construção e a operação de plataformas próprias de desenvolvimento de autosserviço.
Essa abordagem aprimora a experiência do desenvolvedor e acelera a entrega de valor comercial. Isso porque reduz a carga cognitiva por meio do aumento da produtividade e da experiência do desenvolvedor, fortalecendo a capacidade dos profissionais para executar, gerenciar e desenvolver seus aplicativos de maneira independente. Consequentemente, garante confiabilidade e segurança e capacita os desenvolvedores a alcançarem seus objetivos de forma mais eficiente e eficaz.
Vale ressaltar que cada plataforma constitui uma camada, elaborada e mantida por um time de produto dedicado. Dessa forma, torna-se viável criar uma solução que supra as necessidades dos usuários e interaja com outros processos e ferramentas.
Fazem parte das metas da engenharia de plataforma a expansão da produtividade, a melhoria da experiência do usuário e a aceleração de entregas de valor comercial. Inegavelmente, isso colabora para que 80% das organizações de engenharia de software adotem equipes de plataforma como provedores internos de serviços reutilizáveis e ferramentas para a distribuição de aplicativos até 2026, segundo o Gartner.
Desenvolvimento aumentado com IA
Essa tendência de investimento em TI em 2024 apresenta como aspecto marcante a integração ao ambiente de desenvolvimento, o que facilita a elaboração de códigos de aplicativos. Além disso, propicia a tradução de código existente para linguagens modernas, aumentando as chances de um sistema ser mais seguro e focado na experiência do usuário.
Outro ponto favorável para a incorporação de tecnologias de Inteligência Artificial, como inteligência artificial generativa e aprendizado de máquina, é aperfeiçoar a assistência no processo de concepção, teste e entrega de aplicativos. Assim, os desenvolvedores terão mais facilidade de identificar o que pode ser feito para tornar a solução mais simples e capaz de agregar valor ao público-alvo.
Esse conjunto de fatores fará com que o desenvolvimento aumentado com IA faça parte da rotina de trabalho de 75% dos engenheiros de software empresarial até 2028, de acordo com Gartner.
Caso a sua empresa pretenda seguir essa tendência, o indicado é analisar as ferramentas de geração de código de Inteligência Artificial que estão mais conectadas com as necessidades da organização.
Plataformas do setor na Nuvem
Elas englobam as recomendações para investimento em TI em 2024, porque propiciam combinar serviços subjacentes de software como serviço (SaaS), plataforma como serviço (PaaS) e infraestrutura como serviço (IaaS) de forma completa.
Tudo isso faz com que uma companhia possa explorar o potencial da computação em nuvem de maneira perfeita. Esse ponto faz com que os líderes de TI invistam nessas plataformas para ter mais agilidade e eficiência no atendimento às demandas ligadas à gestão estratégica dos Dados.
Segundo o Gartner, mais de 50% das empresas utilizarão as plataformas do setor na Nuvem para estarem mais conectadas com as tendências impostas pela Transformação Digital e pelas mudanças no mundo corporativo. Esse número representa um aumento de cerca de 15% em relação ao estimado para 2023.
Aplicativos inteligentes
A IA Generativa tem como uma das principais vantagens tornar os aplicativos mais inteligentes. Assim, no investimento em TI em 2024, os apps têm mais condições de não apenas melhorar a experiência dos consumidores, mas também de gerar um trabalho mais simples e criativo para arquitetos e desenvolvedores.
Outro detalhe marcante com relação aos aplicativos inteligentes engloba a possibilidade de fornecer insights para os gestores terem uma visão mais ampla sobre o momento vivido pela empresa. Dessa forma, contribuem para uma tomada de decisão mais sólida e focada na melhoria contínua dos resultados.
Tudo isso justifica a projeção do Gartner de que, até 2026, 30% dos novos apps contarão com Inteligência Artificial para proporcionar aos usuários uma experiência altamente personalizada, uma das fortes tendências de investimento em TI em 2024.
Força de trabalho conectada aumentada
Fazer com que os colaboradores tenham um desempenho cada vez mais expressivo é, com certeza, um excelente motivo para investimento em TI em 2024. Por causa disso, a força de trabalho conectada aumentada tem um papel importante na conjuntura atual. A razão é que permite a inserção de novas habilidades digitais para trabalhar em diversos tipos de cargo.
E para um trabalho mais inteligente ser viável, é necessário investir em Inteligência Artificial, automação de tarefas e capacitação da equipe. Com o avanço tecnológico, é preciso contar com profissionais mais qualificados para administrar situações complexas de forma assertiva.
Uma boa maneira de implementar a força de trabalho conectada aumentada é criar um programa multifuncional para habilitar gestores e funcionários das áreas de RH, TI, atendimento ao clientes, vendas, cadeia de suprimento, entre outras. Uma equipe alinhada às novas tendências tem muito mais chances de atingir ou superar as expectativas.
Assim, de acordo com projeções do Gartner, espera-se que até 2027, 25% dos CIOs adotem estratégias de força de trabalho conectada aumentada, visando diminuir em 50% o tempo necessário para adquirir competências essenciais em funções- chave.
Clientes-máquina
Os clientes- máquina, também conhecidos como custobots, representam agentes econômicos não- humanos com a capacidade de negociar e adquirir de forma autônoma bens e serviços mediante pagamento. Para essa tendência de investimento em TI em 2024 ser plenamente efetivada, o primeiro passo é arquitetar as fontes de dados e a plataforma de API ideais para empregar esse recurso corretamente.
A estimativa do Gartner é que, até 2028, os clientes- máquina tornarão obsoletas 20% das lojas digitais gerenciadas por humanos , com um aumento significativo nos anos subsequentes.
O impacto dessa transformação vai além, prevendo-se trilhões de dólares em receitas até 2030, tornando-se uma mudança tão ou mais marcante do que a revolução do comércio digital.
Cibersegurança: uma necessidade vital que exigirá esforços contínuos
O aumento da complexidade das ameaças cibernéticas impulsionará a necessidade de adoção de soluções de segurança mais avançadas. Abordagens inovadoras, como o uso de IA para detecção de ameaças e técnicas de autenticação biométrica, serão priorizadas para proteger Dados e infraestruturas críticas e englobam o pacote de investimento em TI em 2024.
De acordo com a pesquisa “O Impacto da Tecnologia a partir de 2024: um Estudo Global IEEE“, as preocupações com a cibersegurança devem aumentar em 2024. Os destaques incluem ataques ransomware (37% em 2024, em comparação com 30% em 2023), ataques de phishing (35% em 2024 e 25% em 2023) e ameaças internas (26% em 2024 e 19% em 2023).
A Gartner prevê que organizações que focalizarem seus investimentos em segurança com base em um programa de Gerenciamento Contínuo de Exposição a Ameaças (CTEM) experimentarão uma redução substancial de dois terços das violações.
O CTEM, uma abordagem pragmática e sistêmica, capacita as organizações a avaliar a acessibilidade, exposição e explorabilidade de ativos digitais e físicos de maneira contínua e consistente.
Tecnologia e sustentabilidade andando cada vez mais juntas
TI Verde
O emprego de tecnologias como Inteligência Artificial, criptomoedas, Internet das Coisas (IoT) e Computação em Nuvem tem levantado preocupações sobre o consumo de energia e seus efeitos ambientais. Isso amplifica a importância de tornar o uso de TI mais eficiente, circular e sustentável.
Nesse contexto, a busca por soluções tecnológicas sustentáveis e ecologicamente responsáveis assume um papel central no investimento em TI em 2024. Esse esforço envolverá um conjunto de soluções digitais destinadas a impulsionar resultados ambientais, sociais e de governança (ESG), que promovem o equilíbrio ecológico a longo prazo e os direitos humanos.
Dessa forma, o desenvolvimento de tecnologias verdes, o fomento de energias renováveis e iniciativas de redução de emissões emergem como prioridades em diversos setores. Inclusive, o Gartner antecipa que até 2027, 25% dos Chief Information Officers (CIOs) terão sua remuneração atrelada ao impacto sustentável de suas decisões tecnológicas.
Decisões tecnológicas estratégicas para impulsionar suas metas de negócios
Não há dúvidas de que não faltam opções para fazer um bom investimento em TI em 2024. Contudo, é vital um bom planejamento de TI para acertar nas escolhas e alcançar resultados notáveis.
Agora que você descobriu as tendências previstas pelo Gartner para 2024, o próximo passo é identificar quais inovações têm maior probabilidade de impactar positivamente sua capacidade de alcançar as metas de negócios. Além disso, será crucial determinar o momento mais adequado para iniciar ou planejar a implementação dessas inovações.
Se você procura soluções para impulsionar a Transformação Digital, a Lyncas é uma escolha inteligente para uma parceria estratégica em tecnologia. Oferecemos soluções personalizadas que não apenas reduzem custos, mas também ampliam a produtividade, proporcionando acesso às tecnologias mais avançadas. Nosso compromisso com a agilidade, flexibilidade, compreensão do negócio do cliente e valores éticos e de excelência garantem uma parceria sólida.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo