book_icon

O que esperar do setor de Logística em 2024

Especialista no setor dita perspectivas importantes para quem utiliza a logística em suas empresas

O que esperar do setor de Logística em 2024

O ano de 2023 foi próspero para o setor de logística, e a expectativa é que para 2024 o mercado siga em expansão. Para acompanhar as inovações que surgem com os avanços tecnológicos, os players do setor buscam constantemente aperfeiçoar suas estratégias com tecnologia de ponta e novas soluções que sejam mais eficientes e, sobretudo, sustentáveis. No entanto, pensar a logística envolve muito mais do que a organização do deslocamento de produtos. Outras demandas periféricas podem aprimorar o serviço e fazer a diferença na entrega.

“A Logística é uma parte significativa de muitos dos principais negócios em evidência no momento. Mas não podemos pensar nela apenas como transporte; incorporar outras ideias que otimizem os resultados é fundamental para as empresas no cenário atual. Só assim elas podem oferecer serviços e produtos de melhor qualidade ao seu público”, comenta Kleber Fernandes, diretor de qualidade e gestão técnica da Solistica, operadora da América Latina com soluções 3PL.

Um dos principais benefícios da geolocalização na logística é a capacidade de controlar e rastrear a mercadoria em tempo real, proporcionando visibilidade completa da localização dos produtos, plataformas de distribuição e veículos de carga

A empresa, que conta com unidades de distribuição em todo o País, tem boas perspectivas para os últimos meses do ano e lista, a seguir, cinco tendências que devem estar em alta em 2024. Confira:

Geolocalização
Um dos principais benefícios da geolocalização na Logística é a capacidade de controlar e rastrear a mercadoria em tempo real, proporcionando visibilidade completa da localização dos produtos, plataformas de distribuição e veículos de carga. Com ela, também é possível obter informações como o tempo de entrega e a velocidade do veículo em rota, que permitem tomar decisões mais informadas sobre pausas desnecessárias e tempos mortos. Esses Dados não só melhoram a eficiência das operações, mas ainda contribuem para a elaboração de estratégias e proporcionam uma camada extra de segurança.

Warehouse e serviços de valor agregado
Para otimizar as operações de modo que haja redução de custos, maior produtividade e uma melhor experiência do cliente, é fundamental ter um bom sistema de gestão de armazéns. A solução permite projetar e executar uma série de processos para potencializar o armazenamento, possibilitando agilizar o fluxo de mercadorias, minimizar a manipulação delas, manter inventários precisos e garantir a correta identificação dos produtos.

Iniciativas ecológicas
A preocupação com o meio ambiente tem levado operadores logísticos a adotarem práticas ecologicamente corretas, desde a utilização de veículos elétricos e movidos a combustíveis menos poluentes até rotas otimizadas para eficiência dos combustíveis. A indústria está avançando na direção de reduzir sua pegada de carbono e contribuir com um futuro mais verde.

Inovações de entregas de última milha
Este continua a ser um ponto focal. A última milha é a etapa final de entrega, imediatamente antes de o produto chegar às mãos do consumidor. As empresas que apostarem em soluções como microcentros de atendimento, entregas coletivas e ainda pontos físicos de coleta saem na frente. Essas inovações prometem mais rapidez e uma experiência do cliente aprimorada.

Integração de Inteligência Artificial
Os algoritmos de IA estão revolucionando as operações de depósito, gerenciamento de estoque e previsão de demanda. Ao analisar grandes quantidades de dados, a empresa de logística pode otimizar estoque e reduzir desperdícios, resultando em uma cadeia de suprimentos mais eficiente.

Freepik

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.