book_icon

Nova geração de AI PC esquenta o mercado e acirra disputa entre AMD e Intel

A AMD afirma que já tem processadores prontos para IA desde maio, a Intel lançou o seu em dezembro, ambos para notebooks; em janeiro na CES 2024, a AMD apresentará seu AI PC para desktops

Nova geração de AI PC esquenta o mercado e acirra disputa entre AMD e Intel

De acordo com as últimas previsões da empresa de pesquisas Canalys, as remessas mundiais de PCs estão se recuperando, após sete trimestres consecutivos de queda. Espera-se que o mercado retorne ao crescimento de 5% no quarto trimestre de 2023, impulsionado por uma forte temporada de festas/férias e uma melhoria do ambiente macroeconômico. Olhando para o futuro, prevê-se que as remessas para o ano inteiro de 2024 atinjam 267 milhões de unidades, chegando a um crescimento de 8% em comparação a 2023, ajudadas por ventos favoráveis, incluindo o ciclo de atualização do Windows e o surgimento de dispositivos com capacidade de IA, os AI PCs.

Na CES 2024 (9 a 12/1 em Las Vegas, EUA), os PCs com processadores prontos para rodar aplicações de IA serão as grandes estrelas. No último dia 14 de dezembro, a Intel apresentou com grande pompa o Intel Core Ultra, seu processador AI PC para notebooks, que representa a maior mudança arquitetônica da empresa em 40 anos, com inovações em todas as frentes: computação de CPU, gráficos, energia, duração da bateria e novos e profundos recursos de IA. O Intel Core Ultra apresenta o primeiro acelerador de IA no chip cliente da Intel – a Unidade de Processamento Neural, ou NPU – para permitir um novo nível de aceleração de IA com eficiência energética 2,5x melhor do que a geração anterior.

Além de aquecer as vendas corporativas, os AI PCs também vão esquentar a disputa entre Intel e AMD. “O nosso processador Ryzen 7040 com recursos de IA foi lançado no início de maio de 2023 e globalmente já temos mais de 50 modelos de notebooks de fabricantes diferentes utilizando esse processador. A AMD está quase um ano à frente da Intel”, afirmou Alfio Fioravanti (foto ao lado), gerente de Vendas Corporativas da AMD Brasil. “O Ryzen oferece vários benefícios palpáveis para o usuário final. A sua NPU entende quais são as suas atividades cotidianas e é preditivo em otimizar as funções de que o usuário precisa para economizar bateria e ter melhor performance da máquina”, comentou.

Alfredo Heiss (foto abaixo), especialista em hardware da AMD Brasil, anunciou que a AMD vai apresentar o primeiro processador AI PC para desktop na CES 2024. “O Ryzen 7040 foi o primeiro processador x86 com NPU do mercado. Esses aceleradores de IA já estavam em dispositivos dedicados, como um acelerador de IA ou uma placa de vídeo mais poderosa que tinha esse tipo de processador. A partir do momento em que a AMD lançou um processador x86 com NPU em maio de 2023, houve uma corrida no mercado. A AMD pode não ser líder em market share, mas em tecnologia temos orgulho em dizer que somos. O que a Intel está fazendo hoje, a AMD já tem em seus processadores”, comentou Heiss. “A AMD está lançando agora a primeira plataforma de IA para desktop. A plataforma da série 7000 é para notebooks. Agora estamos lançando a família 8000, que terá também processadores para deskops com recursos para IA, incluindo processamento neural (NPU). Atualmente, os processadores Intel Core Ultra são apenas para notebooks”, explicou.

“A mensagem da nossa CEO, Lisa Su, é que o portfólio todo da AMD terá recursos de IA, desde a Nuvem com os processadores Epyc, passando pela Borda com aceleradores Instinct MI300 e outras placas que a AMD tem de aceleração, chegando até o endpoint, com o Ryzen AI. É um momento em que o usuário terá um pouco mais de percepção do que é ter a IA em seu dia a dia. Mas não adianta a empresa comprar um notebook com IA se ela não está com a Nuvem e a Borda preparadas. Os CIOs e a equipe de TI têm muito a se especializar e se capacitar sobre IA, em que muitas coisas são abertas (open source). A AMD tem um programa de desenvolvimento de IA open source, que estimula o desenvolvimento dessas tecnologias. Porém, no âmbito nacional, vejo que as empresas ainda estão no processo de entender a IA, os seus prós e contras”, disse Fioravanti.

Desenvolvidos para IA

Recentemente, a AMD anunciou os novos processadores móveis AMD Ryzen Série 8040, ampliando sua oferta de AI PC. No material divulgado não se falava em processadores para desktops, notícia que a empresa estava guardando para a CES 2024. Com a NPU Ryzen AI integrada em modelos selecionados, a AMD está trazendo ainda mais PCs de Inteligência Artificial para o mercado, com até 1,6x mais desempenho de processamento de IA do que os modelos anteriores da AMD, para oferecer novas experiências premium e recursos prontos para essa tecnologia.

Os processadores AMD Ryzen série 8040 são os mais recentes a se juntarem à linha de processadores Ryzen e estarão amplamente disponíveis nos principais OEMs, incluindo Acer, Asus, Dell, HP, Lenovo e Razer, a partir do primeiro trimestre de 2024.

Projetada na arquitetura de processador AMD Zen 4e com até oito núcleos capazes de fornecer até 16 threads de potência de processamento, a série Ryzen 8040 oferece desempenho líder em núcleo único e multicore. Com gráficos AMD Radeon RDNA 3 e sistemas selecionados alimentados pela arquitetura AMD XDNA construída para AMD Ryzen AI, os novos processadores são projetados para profissionais criativos, jogadores e usuários comuns que procuram um notebook poderoso com desempenho confiável e a capacidade de executar experiências avançadas de IA. Para permitir essas experiências de IA, a AMD também está disponibilizando amplamente o Ryzen AI Software para que os usuários possam facilmente construir e implementar modelos de aprendizado de máquina em seus PCs de IA.

A AMD também anunciou a disponibilidade dos aceleradores AMD Instinct MI300 – com maior largura de banda de memória para IA generativa e desempenho superior para treinamento e inferência de modelo de linguagem grande (LLM) – bem como a unidade de processamento acelerado (APU)

Dentre os clientes que utilizam o mais recente portfólio de aceleradores AMD Instinct está a Microsoft, que anunciou recentemente a nova série de máquinas virtuais (VM) Azure ND MI300x v5, otimizada para cargas de trabalho de IA e alimentada por aceleradores AMD Instinct MI300X. A Oracle Cloud Infrastructure (OCI) planeja adicionar instâncias bare-metal baseadas no AMD Instinct MI300X às instâncias de computação acelerada de alto desempenho da empresa para IA. As instâncias baseadas no MI300X estão planejadas para suportar o OCI Supercluster com rede RDMA ultrarrápida.

A Dell Technologies apresentou o servidor Dell PowerEdge XE9680 com oito aceleradores AMD Instinct e o novo Dell Validated Design for Generative AI com estruturas de IA com AMD ROCm. A HPE anunciou recentemente o HPE Cray Supercomputing EX255a , o primeiro acelerador de supercomputação alimentado por APUs AMD Instinct MI300A, que estará disponível no início de 2024. A Lenovo anunciou seu suporte de design para os novos aceleradores AMD Instinct MI300 Series com disponibilidade planejada para o primeiro semestre de 2024. A Supermicro anunciou novas adições à sua geração H13 de servidores acelerados alimentados pela quarta geração de CPUs AMD Epyc e aceleradores AMD Instinct série MI300.

Serviço
www.amd.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.