book_icon

Gigantes de semicondutores criam a Quintauris para impulsionar o Risc-V

Com sede na Alemanha, a empresa pretende promover a adoção do chip Risc-V globalmente, permitindo o desenvolvimento de hardware de próxima geração

Gigantes de semicondutores criam a Quintauris para impulsionar o Risc-V

Grandes empresas da indústria de semicondutores, entre elas a Robert Bosch GmbH, Infineon Technologies AG, Nordic Semiconductor ASA, NXP Semiconductors e Qualcomm Technologies,  estabeleceram formalmente a Quintauris GmbH. Com sede em Munique, Alemanha, a empresa pretende promover a adoção do Risc-V globalmente, permitindo o desenvolvimento de hardware de próxima geração.

O Risc-V é uma arquitetura de chip de código aberto baseada nos princípios do Reduced Instruction Set Computer

A formação da Quintauris foi anunciada formalmente em agosto, com o objetivo de ser uma fonte única para habilitar produtos compatíveis baseados em Risc-V, fornecer arquiteturas de referência e ajudar a estabelecer soluções para serem amplamente utilizadas em vários setores. O foco inicial da aplicação será o automotivo, mas com uma eventual expansão para incluir dispositivos móveis e IoT.

Alexander Kocher foi nomeado CEO da Quintauris. Kocher ingressa na empresa tendo atuado anteriormente como presidente e CEO da Elektrobit, fornecedora global de produtos de software integrados e conectados para a indústria automotiva. Antes de ingressar na Elektrobit em 2011, Kocher foi vice-presidente e gerente geral da unidade de negócios automotivos da Wind River.

“Esta é uma oportunidade muito interessante para a Quintauris e para as indústrias que atenderemos”, disse Alexander Kocher, CEO da Quintauris. “Traremos inovação e escalabilidade revolucionárias para a próxima geração de desenvolvimento de hardware, com ênfase na combinação dos melhores elementos do Risc-V em uma proposta unificada e comercializada. Temos a sorte de contar com o apoio de alguns dos players mais estabelecidos na indústria de semicondutores, o que mostra a nossa ambição de que Quintauris seja uma oferta sustentável a longo prazo. Acreditamos absolutamente no poder da colaboração com a comunidade Risc-V e, à medida que continuamos a expandir a nossa empresa, esperamos envolver-nos com o ecossistema para acelerar o desenvolvimento e aumentar a resiliência do ecossistema mais amplo de semicondutores”, completou.

Todas as aprovações regulatórias necessárias foram obtidas e a Quintauris foi formalmente estabelecida na sexta-feira, 22 de dezembro de 2023.

O Risc-V é uma arquitetura de chip de código aberto baseada nos princípios do “Reduced Instruction Set Computer” (Risc), originalmente desenvolvida por pesquisadores da Universidade da Califórnia, Berkeley em 2010.

Serviço
www.riscv.org

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.