book_icon

Habilidades que estarão em alta nas carreiras de tecnologia em 2024

Liderança humanizada, adaptabilidade e colaboração digital estão entre as citadas por especialista em RH da SoftExpert

Habilidades que estarão em alta nas carreiras de tecnologia em 2024

Com a evolução constante das tecnologias, os profissionais da área se mostram cada vez mais qualificados. Nessa linha, as carreiras de tecnologia são apontadas como promissoras para o futuro e fazem com que as empresas assumam a demanda de preparar e valorizar tais profissionais.

Entendendo que o processo de Transformação Digital é composto por processos, tecnologia, mas sobretudo sobre pessoas, a SoftExpert, empresa de software de conformidade e gestão corporativa que fornece soluções a nível mundial, elencou 5 habilidades necessárias para carreiras em tech para 2024:

Adaptabilidade
“Por ser um mercado em constante evolução, a adaptabilidade é uma competência fundamental no mundo tecnológico. E ela é essencial também porque traz consigo outras habilidades, como maturidade, resiliência e flexibilidade”, pontua Cristiane Moraes Floriano, líder de Recursos Humanos na SoftExpert. Colaboradores capazes de se adaptar a novidades dentro do ambiente de trabalho e tecnologias do dia a dia são mais prováveis de obter sucesso em carreiras da área.

Porque temos atuação global e trabalho virtual em times de tecnologia, precisamos investir em comunicação ágil e assertiva juntamente à colaboração remota e isso é possível por meio da utilização de plataformas tecnológicas avançadas

Resiliência
A resiliência é a capacidade de se adaptar, superar desafios e se recuperar rapidamente de situações adversas. Aprender a ser resiliente, adaptar-se e crescer diante das dificuldades e frente a uma área desafiadora e dinâmica é importante. “Nesse sentido, as empresas devem considerar que desenvolver resiliência é um processo individual, ou seja, cada pessoa encontra suas estratégias ao longo do tempo para as próprias necessidades.

Colaboração digital
Conectar equipes de forma eficiente e colaborativa é uma peça fundamental para o ambiente de trabalho virtual e globalizado. “Porque temos atuação global e trabalho virtual em times de tecnologia, precisamos investir em comunicação ágil e assertiva juntamente à colaboração remota e isso é possível por meio da utilização de plataformas tecnológicas avançadas. Assim, um ambiente de colaboração promove inovação e compartilhamento de conhecimento”.

Inteligência Emocional
No pós-pandemia, a necessidade pela Inteligência Emocional cresceu de forma significativa. Cultivar relações profundas e produtivas está diretamente atrelado ao bem-estar dos colaboradores no âmbito pessoal e profissional. Equipes mais emocionalmente inteligentes são mais resilientes, colaborativas e capazes de lidar com os desafios de maneira mais construtiva, competência que é essencial em um ambiente de trabalho dinâmico. Para 2024, a especialista da SoftExpert ressalta a necessidade das empresas de se comprometerem com o desenvolvimento desta competência em seus colaboradores por meio de programas de treinamento e práticas diárias para gestão eficaz das emoções, por exemplo.

Liderança humanizada
Todas as tendências apontadas somente são possíveis por meio de uma liderança humanizada que preze pela empatia e pelo respeito. “E liderança humanizada não deve ser somente uma expressão nas empresas, mas sim um pilar essencial da cultura organizacional. As companhias devem se preocupar com escuta ativa, respeito da individualidade, práticas que colocam as pessoas no centro das decisões e feedback. Para 2024, a SoftExpert, por exemplo, investirá em um programa de desenvolvimento de liderança com inteligência emocional e ambiente inclusivo”, finaliza a especialista.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.