book_icon

Mercado jurídico para 2024: IA e Legal Operations são as principais tendências

Adoção da Inteligência Artificial deve ser um dos principais movimentos no mercado jurídico para o ano que vem

Mercado jurídico para 2024: IA e Legal Operations são as principais tendências

As principais tendências para o mercado jurídico no próximo ano são a utilização da Inteligência Artificial, o Legal Operations e a Análise de Risco preditiva e baseada em Dados, segundo a Projuris, unidade legal do Grupo Softplan. Toda essa automação deve se intensificar, principalmente com a inclusão de novas ferramentas, como o Chat GPT e transcrição do áudio de negociações extrajudiciais feitas por telefone.

Para Tiago Fachini, especialista em marketing jurídico da Projuris, a adoção de novas tecnologias para o próximo ano surge mesmo em um cenário de redução ou estabilização dos orçamentos. “Investir em tecnologia é um caminho para fazer mais com menos, porque você consegue gerir contratos e realizar uma análise preditiva baseada em Dados”, revelou Fachini.

As Análises de Risco não serão apenas baseadas nos Dados que permitem enxergar o cenário presente e precisarão, também, adquirir um caráter preditivo 

Com a adoção de novas tecnologias, os profissionais da área jurídica devem aproveitar essa onda, principalmente diante do aumento de demandas, porque o lado corporativo judicial precisa otimizar o trabalho das equipes, permitindo aumento na produtividade e volume nas entregas.

Conheças as três principais tendências listadas pela Projuris para o mercado jurídico no próximo ano:

Análise de risco preditiva e baseada em Dados
O cenário indica que no próximo ano o jurídico corporativo precisará dar um passo além. Mais do que identificar os desafios existentes e criar políticas para se adequar ao ordenamento jurídico vigente, será necessário se adiantar. Com o aperfeiçoamento das tecnologias de coleta e análise de Dados, os departamentos jurídicos serão mais proativos, do que reativos.

As análises de risco não serão apenas baseadas nos Dados que permitem enxergar o cenário presente. Precisarão, também, adquirir um caráter preditivo.

Legal Operations
A área de Legal Operations é a responsável por compreender e organizar os processos internos e fluxos de trabalho de um departamento jurídico. Ela cuida, precisamente, de como operacionalizar as demandas do setor.

A tendência para 2024 é que os esforços nessa área se consolidem, não apenas com o crescimento de oportunidades – apenas em outubro de 2023, 153 vagas com “legal operations” no título do cargo foram criadas na plataforma Glassdor – mas também com o amadurecimento dessas áreas.

Inteligência Artificial Generativa integrada ao dia a dia do jurídico
 O poder generativo dessas IAs deve estar, cada vez mais, integrado ao dia a dia do jurídico, fazendo parte dos sistemas e ferramentas utilizados na rotina. Essa tendência decorre, também, do movimento realizado pelas empresas de tecnologia para integrar as IAs nos softwares atuais.

No software para negociação Projuris Acordos, a Inteligência Artificial Generativa é integrada ao sistema e usada transcrever as negociações realizadas por telefone, facilitando não só o trabalho dos negociadores, mas também de líderes e auditores, que precisam revisitar essas conversas.

Já no Projuris ADV o Chat GPT também é utilizado para simplificar as atividades dos advogados, analisando cláusulas, redigindo documentos, apoiando no atendimento dos clientes e respondendo perguntas comuns de um escritório de advocacia.

Sobre o Grupo Softplan
Com 33 anos de experiência no mercado, o Grupo Softplan é um dos ecossistemas de negócios SaaS do país e pioneiro na Transformação Digital no setor público. Suas soluções de gestão levam eficiência para segmentos complexos e de extrema importância para a sociedade e economia do País.

Sobre a Projuris
A Projuris é uma plataforma de Inteligência Legal, segmento Legal do Grupo Softplan, que oferece soluções para a gestão do contencioso, consultivo, contratos, acordos e peticionamento. A empresa se destaca no mercado por oferecer tecnologia avançada para escritórios de advocacia, departamentos jurídicos de empresas e órgãos públicos. A Projuris está comprometida em oferecer soluções que sejam compatíveis com as legislações em vigor, mantendo-se atualizada sobre as mudanças nas leis e normas que possam impactar seus clientes.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.